9 de maio de 2017

10 usos que você não conhecia para o seu pen drive

atualizado em 21 de junho de 2017 às 02:26

Acessórios, Dicas, Informática, Outros Artigos Sem comentários

O pen drive é uma das mais adoradas soluções dos profissionais de informáticas e geeks de plantão. Não por menos, esse pequeno aparelho é na verdade um gadget poderoso que comporta não apenas muitos arquivos, mas muitas possibilidades. Sabe aquele filme de espionagem em que tudo acontece por causa de um pen drive? Pois é, isso é possível. Tanto pelo nível e tipo de informação, quanto pelo que ele é capaz de fazer.

Para você ampliar as possibilidades deste pequeno, listamos aqui 10 usos para o seu pen drive que você não conhecia.

  1. Segurança para seus arquivos pessoais

Parece óbvio, sim, pois você já usa um pen drive como maneira de proteger seus arquivos, como um backup. Sim, isso é bom, mas não estamos falando apenas de cópias de segurança, mas também de restrição de acesso. Não é difícil encontrar programas que criptografem o conteúdo de um pen drive, fazendo com que eles sejam acessados apenas mediante uma senha pessoal.

Sigura

  1. Seu pen drive como chave para ligar o PC

Em francês, um pen drive é chamado de “clé”, o mesmo que chave em português. Isso faz todo o sentido para quem utiliza o pen drive como forma de ligar o computador. Sim, é possível fazer com que o computador seja liberado para uso apenas quando um pen drive autenticado é conectado. Uma verdadeira chave de computador.

PÇenrder

  1. ReadyBoost: melhore sua memória RAM

Talvez o uso alternativo mais conhecido de todos, o ReadyBoost é uma função simples que utiliza o espaço de armazenamento disponível no pen drive como mais memória RAM temporária para o desempenho do computador. Este recurso é tão comum que o próprio Microsoft Windows questiona o usuário, quando um pen drive é conectado ao computador, se ele deseja utilizar aquele armazenamento como recurso de expansão de memória.

RERIWA

  1. Crie um disco de inicialização

Talvez a segunda função mais recomendada. Hoje em dia, utilizar mídias como CDs e DVDs é algo considerado “antigo”. Muitos equipamentos como os ultrabooks, abriram mão do drive de discos como esses e recorre ao USB para trabalhar com a transferência de mídias. Na hora de inicializar esses equipamentos, a melhor maneira (em alguns casos, a única) é através de um pen drive que contenha todos os arquivos executáveis de inicialização. Mesmo que você tenha um CD do seu sistema operacional, é altamente recomendável contar com um desses para as emergências.

Hiedhg

  1. Um pen drive pode ser uma chapa de identificação (no estilo dogtag)

Além das funções de informática, um pen drive pode salvar sua vida em casa de necessidade. É claro que você não deseja que nada de mal aconteça, mas estar prevenido pode fazer a diferença. Isso significa montar um pen drive com suas informações pessoais mais relevantes, como nome completo num arquivo de texto, fotos para identificação, arquivos de voz e quem sabe até cópias de alguns documentos.

MIDFEKF

  1. Um pendrive pode ser uma biblioteca multimídia

Se alguns usos são os mais recomendados, este, com certeza, é o mais difundido. Montar uma biblioteca de mídias significa juntar qualquer tipo de arquivo para entretenimento ou estudo em apenas um pen drive. É possível criar uma biblioteca de livros digitais, de músicas, de filmes, séries, animações, jogos e quais quer outras mídias compatíveis. Mais do que isso, é possível montar um pen drive com todas essas bibliotecas juntas, é só ter espaço interno disponível para tal.

OSARU

  1. Transforme seu pendrive em uma Wikipedia offline

Se você estuda ou trabalha com informação e, por algum motivo, possa precisar consultar a Wikipedia mas está sem internet, o pen drive pode te salvar. Programas como o Kiwix podem baixar as informações do site e organizá-las de modo que seja possível consultá-la offline.

ASnerfu

  1. Pendrive de emergência com os principais arquivos móveis

Muitos programas de escritório são essenciais para o dia a dia do trabalho, como os editores de texto, planilhas de cálculo, software de apresentações e entre outros. Hoje, é muito fácil encontrar tais serviços online, porém, se você precisar utilizá-los e estiver sem conexão, um pen drive pode usar não apenas esses, mas outros programas essenciais para o dia a dia como antivírus, compactadores, leitores de arquivo PDF, reprodutores de mídias, editores de imagens, entre outros. Há versões portáteis para todos eles.

Psoti

  1. Pen drive como cartão de memória de celular

amfwefloUma ideia simples e altamente funcional. Que o cartão de memória é útil, sim, isso é verdade, porém, ele é praticamente uma extensão do celular, estando sempre conectado. Agora, um pen drive para celular é algo que você pode simplesmente conectar na entrada USB, utilizar o que precisa e, depois, desconectá-lo com segurança. Essa prática é bem comum e há modelos de marcas famosas como o modelo SDD3-016G-G46 Ultra Dual Drive USB 3.0 da SanDisk, apesar do nome comprido, ele é um diminuto e simpático pen drive com conexão USB 3.0 convencional e miniUSB.

 

 

  1. Na dúvida, tenha um sistema operacional reserva em mãos (leia-se, Linux)

Dispensando apresentações, o Linux tem versão rápidas, leves, gratuitas e confiáveis que podem ser tanto a solução, como uma alternativa para o uso do computador. Claro que o processo de criação desse pen drive exige um pouco mais de conhecimento técnico, porém, se você está cogitando tal possibilidade, provavelmente já sabe por onde começar.

Esiisiisaisiaisa

 

VEJA TAMBÉM!

Como escolher o scanner de acordo com sua necessidade

Como escolher uma impressora para home office

Conheça os tipos de nobreak

Autor: Marcelo Silva

Conteúdo Relacionados

Comentários (0)

postar comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Produtos em destaque

Kit com 2 Toner Compatível HP CE285A 85A 285A CE285AB | P1102 P1102W M1132 M1210 M1212 M1130 | 1.8k

R$ 59.15 à vista

Impressora Brother HL-1212W HL1212 Laser Monocromática com Wireless

R$ 460.35 à vista

Assine nossa newsletter

Receba novidades e promoções do nosso blog em seu e-mail.

Categorias