25 de abril de 2013

Álcool Isopropílico para Limpeza de Toners e Impressoras

atualizado em 25 de abril de 2013 às 15:19

Acessórios, Dicas Sem comentários

Álcool isopropílico ou isopropanol (são as denominações mais usuais), são substâncias químicas de característica incolor e de cheiro forte. É representado pela fórmula química C3H8O, com desindade de 786 kg / m², ponto de ebulição de 82,5 ºC e fusão de – 89ºC.

É imprescindível para o funcionamento de toda máquina uma boa manutenção e limpeza para que esta continue desenvolvendo sua função corretamente, logo nem sempre é culpa total do fabricante o desempenho decaído de impressoras com tempo de uso, quando estas não recebem o cuidado adequado.

Para manter uma impressora limpa não basta simplesmente limpar pó, fuligem e restos de toner e cartuchos. A limpeza do interior de impressoras é fundamental para manter uma impressão correta e sem manchas, além de acabar por comprometer o funcionamento de uma vez.

Atualmente, sistemas inteligentes de impressoras já possuem funções básicas de limpeza interna, porem em alguns casos, a impressora só estará ok para uso quando você o fizer manualmente. Esse tipo de manutenção é essencial para o bom funcionamento da impressora, garantindo assim um aumento de vida útil do equipamento e do toner.

No caso de impressoras jato de tinta, a limpeza dos bicos microscópicos é essencial para manter o funcionamento de rolos e cilindros desta. Nas impressoras laser a limpeza mantém o funcionamento correto de espelhos e rolos. O álcool isopropílico é uma substância não tóxica e corrosiva para limpeza de peças e máquinas de impressão.

Alguns modelos de jato de tinta são facilmente higienizados com produtos multiuso, porem não é a soluções mais indicada para limpeza. Consulte de acordo com o modelo de sua máquina e fabricante qual é a solução ideal para limpeza de sua impressora seja qual for o modelo: laser ou jato de tinta. Cada modelo possui mecanismos e cada fabricante possui sua maneira de criar sistemas impressores internos que podem ou não receber produtos específicos.

Com o auxílio de um pequeno pedaço de pano ou de algodão macio, limpe cabeçote e peças de rolamento de sua impressora jato de tinta, eliminando resquícios de resíduos de tinta, papel, fuligem e pó do ambiente.

Quando esta não estiver em uso, uma capa plástica servirá como proteção para impedir que o pó do ambiente onde fica a impressora, penetre nesta e a suje, mesmo sem que esteja em uso, o que é um prejuízo ainda maior.

Com cuidados básicos é possível manter em ordem o uso de impressora jato de tinta mais caseira, uma multifuncional mais equipada e ainda uma máquina laser de porte médio.

Limpando Toner com Álcool Isopropílico

Além de ser ótimo para limpar impressoras, o Álcool Isopropílico também é muito bom para limpar cartuchos de toner. Confira abaixo o vídeo do processo de recarga do toner 85a abaixo e confira como limpar usando o Álcool Isopropílico: