28 de outubro de 2013

Veja como encadernar com espirais e capas de maneira simples!

atualizado em 13 de março de 2017 às 08:51

Arte Gráfica, Outros Artigos 3 comentários

Criadas para proteger o conteúdo, as capas plásticas personalizam ainda mais as encadernações, dando um ar mais profissional e melhor acabamento a estas.

Já se perguntou como são feitas as encadernações em espiral? Elas surgiram com os cadernos universitários tão utilizados em escolas e outras atividades, e ganharam o mercado de papelarias e gráficas após perceberem então que são ótimas para juntar várias folhas de um documento e transformá-lo em um montante semelhante aos cadernos antes em branco. Logo de cara surgiram então os espirais plásticos, em vários tipos de tamanhos e cores

Resultado de imagem

Para sua encadernação espiral ficar ideal, você precisa tomar nota da quantidade de folhas que serão agrupadas nesta encadernação para então selecionar o espiral para tal quantidade. Assim, as folhas ficarão espaçadas de maneira ideal para que se possa manusear o documento, virando páginas, no momento da leitura.

As opções já são infinitas, porém geralmente, a capa é transparente, podendo também ser colorida, mostrando uma capa interna impressa, e a contra capa é mais reforçada, e com cor chapada.

Capa para Encadernação

É o espiral que sustenta e prende folhas e capas, originando o caderno em conjunto final, por isso este precisa ser forte e reforçado. Para que o espiral receba as folhas, estas devem passar por uma encadernadora, que simetricamente fura os papéis para que estes recebam o espiral plástico. Para o acabamento do espiral, duas dobras são suficientes para prenderem-se as folhas de modo que não escapem.

Outro tipo de espiral que é muito utilizado é o espiral metálico, também chamado de Wire-o. Importado, o Wire-o chegou no Brasil com a proposta de ainda deixar tudo mais profissional e permitir às encadernações ficarem ainda melhor acabas e parecidas com o que conhecemos como cadernos.

Espiral para 50 Folhas               Espiral para 70 Folhas                Espiral para 100 Folhas

Além de serem mais reforçadas, estas podem receber capas mais grossas e que protegem mais, como as capas duras, revestidas com tecido sintético, conhecidas por encaparem trabalhos de escola e faculdade. O espiral Wire-o também possui diversidade de cores, o que permite ainda mais personalizar seu conteúdo impresso, dando sua cara, ou a de sua marca a todo tipo de material produzido.