4 de abril de 2013

Bulk Ink – Vantagens e Desvantagens

atualizado em 20 de fevereiro de 2017 às 10:06

Cartuchos 19 comentários

Bulk Ink é um recurso cada vez mais utilizado, no qual, substitui o uso de cartuchos de impressoras a jato

Trata-se de um sistema contínuo de tintas conhecido também por bulk inkjet, bulk ou kit bulk, onde bulk significa ‘’grande quantidade’’ e ink significa ‘’ tinta’’, ou seja, ‘’cheio de tinta’’. Por ser um sistema contínuo de tinta, o bulk ink possui reservatórios maiores, contendo cerca de 100 ml cada cor, com a possibilidade de encher os reservatórios por meio de pequenas garrafas, sem precisar utilizar seringas.

Impressora com Bulk Ink

Vantagens de se usar Bulk Ink

O custo de impressão chega a ser 95% menor que os cartuchos originais, pois diferente do bulk ink que possui componentes permanentes, os cartuchos de tinta originais são descartáveis; o bulk ink não agride o ambiente, por não ter nenhuma peça descartável, a diminuição de resíduos é menor; possui uma impressão uniforme, com a possibilidade de imprimir milhares de cópias com a mesma qualidade. Para quem imprime em grande quantidade, as tintas dos reservatórios do bulk ink podem ser compradas até mesmo em litros, que sendo comprada de forma convencional, corresponderia a dezenas de cartuchos.

Desvantagens de se usar Bulk Ink

Ao utilizar o bulk, não podemos utilizar a opção ‘módulo de impressão como rascunho’, pois nesta opção a economia de tinta é muito maior e a impressão muito mais rápida; outra desvantagem é que ao utilizar o bulk ink a impressão fica bem mais lenta, pois a utilização do bulk exige que na impressão sejam utilizadas apenas as seguintes definições de impressão: TEXTO E IMAGEM ou FOTO, deixando o processo mais lento, porém com a qualidade é bem maior; alguns sistemas bulk são difíceis de instalar, exigindo que as vezes sejam desmontadas algumas partes da impressora; é possível que ocorram vazamentos por conta de mangueiras quebradas, ou até mesmo danos nos reservatórios.

Resultado de imagem para preenchendo bulk ink

A utilização de bulk ink implica em outra desvantagem, que depende somente do usuário: a utilização de tintas de qualidade. Ao utilizar uma tinta de má qualidade, a impressora pode ter peças deterioradas, danificando e entupindo as cabeças de impressão, por isso é necessário e muito importante se atentar na hora da compra das tintas.

Os preços de colocação de um bulk ink em sua impressora variam de região para região, por isso verifique em sua localidade e pesquise sempre o preço e a qualidade do serviço prestado. Ou seja, usar tintas de impressora “normais” em alguns casos, pode até ser um pouco mais vantajoso do que o bulk ink. Deve-se analisar bem o custo/benefício.

Você poderá se interessar também por:

As Vantagens do Bulk Ink

Epson: Os Novos Modelos Com Bulk Ink Original de Fábrica

CIS ou Bulk Ink? Você sabe tudo sobre o sistema de cartucho de tinta embutido?

Impressora com Bulk Ink de Fábrica

Impressora Multifuncional Epson L200

Impressora Multifuncional Epson L200

Com todo esse sucesso e a grande utilização do bulk ink, a Epson, desde 2007, vinha tentando bloquear o uso do bulk ou até mesmo o uso de cartuchos de tinta compatíveis em suas impressoras. Porém, após tentativas fracassadas, a Epson se rendeu ao uso do bulk ink. E acabou lançando a impressora multifuncional l200. Trata-se de uma impressora que já vem com o bulk ink instalado de fábrica e o valor da impressora é bastante acessível.

Autor: Marcelo Silva

Conteúdo Relacionados

Comentários (19)

postar comentário
  1. Cristiano Baiense disse:
    31/05/2013 às 11:52

    Sou manufaturador de cartuchos e confesso estou apreensivo com essa nova tatica da Epson, impressoras que já vem com Bulk, a epson já declarou que quer a fatia dos supostos 900 milhões de reais que o segmento remanufatura gera por ano, e segundo o diretor da epson de São Paulo, a partir de julho os países latino americanos só receberam impressoras com tanque, eliminando o uso de cartuchos . Em contra partida a HP vem dificultando a recarga de cartucho, não estariamos perto do fim do ramo de recargas?

    Responder

  2. Kennedy disse:
    10/08/2015 às 14:42

    Galera estou precisando de uma ajuda de quem entende mesmo do assunto. Tenho uma impressora HP deskjet f4400 series, e quero instalar o sistema de ‘Bulk’. Qual o melhor equipamento para minha impressora? me refiro às peças mesmo, os recipientes, etc. Como escolho o ideal? Existem esses equipamentos separados da mesma marca da impressora ou pode ser qualquer um e o que muda na qualidade é só a tinta? É essa minha dúvida, saber como escolher o ideal para minha impressora especificamente. Sem correr o risco de dono ou mal funcionamento.

    Responder

    1. Admin disse:
      12/08/2015 às 9:57

      Bom dia, Kennedy, tudo bom?

      Caso você utilize um sistema bulk ink no seu equipamento, você perderá a garantia. A tinta é que irá determinar a qualidade da sua impressão, porém, caso você utilize um sistema de bulk ink com procedência duvidosa, o mesmo poderá danificar o seu equipamento de forma definitiva. A unica fabricante de impressoras que fabrica esse sistema é a Epson, onde o sistema bulk ink já acompanha o equipamento, os modelos Epson que recebem esse sistema são: Epson L365, Epson M205, Epson L800 entre outros modelos.

      Permanecemos à sua disposição.

      Att. Equipe Creative Cópias

      Responder

      1. Kennedy disse:
        12/08/2015 às 14:32

        Ok, muito obrigado! Em relação à garantia, acho que nem existe mais, já tem um tempo que a tenho, apesar de praticamente nova. Mas neste meu caso, que não pretendo comprar uma nova, mesmo sendo HP e não sendo fabricada especificamente pro bulk ink, é assegurado que eu terei um bom funcionamento da impressora com o bulk ink sem danificar? e claro imprimindo bem como o sistema promete. att, Kleider Kennedy

        Responder

  3. Edina disse:
    08/09/2015 às 22:07

    A minha impressora é hp deskjet d1660 ,tem como instalar bulk ink ,qual seria?os cartuchos esta danificado

    Responder

    1. Admin disse:
      16/09/2015 às 12:47

      Bom dia, Edina, tudo bom?

      Não trabalhamos com bulk ink para o modelo especificado.

      Permanecemos à sua disposição.

      Att. Equipe Creative Cópias

      Responder

  4. Tatiane disse:
    21/09/2015 às 11:14

    Eu uso tinta sublimatica e queria parar com sublimação, minha impressora é nova, e quero saber se tem como retirar o sistema bulk ink da impressora epson, ou se poso utilizar outra tinta no mesmo sistema?

    Responder

    1. Admin disse:
      24/09/2015 às 10:03

      Bom dia, Tatiane!

      A sua Epson possui tanque de tinta original de fabrica?

      Att. Equipe Creative Cópias

      Responder

  5. pedro torres disse:
    25/09/2015 às 13:31

    Olá eu tenho epson xp 214, não imprimo com muita
    Frequência, mas os cartuchos se esgotam logo e preciso
    Comprar outros logo.
    Pelo fato de eu não imprimir todo dia pode entupir o sistema bulk ink ?
    Essa impressora funciona bem com esse sistema, ou seria melhor comprar outra?

    Responder

    1. Admin disse:
      07/10/2015 às 16:36

      Boa tarde, Pedro, tudo bom?

      Caso você utilize somente tinta corante e NÃO pigmentada, as chances de entupir são mínimas. Bom, para ter mais segurança, recomendamos que você compre uma Epson que já tenha o sistema de bulk ink original de fábrica, como por exemplo, a L365, L220 entre outras, pois, caso a sua XP214 esteja na garantia, ao instalar o bulk ink você perderá o direito a garantia com a própria fabricante.

      Permanecemos à sua disposição.

      Att. Equipe Creative Cópias

      Responder

  6. Juliana Oliveira disse:
    28/09/2015 às 23:58

    Olá pessoal, acabei de instalar um bulkink na minha HP F4480 e estou com um problema na cor amarela, infelizmente agora que estou vendo que existem bulkinks que não valem para a mesma, se puderem me ajudar agradeço muito.

    Responder

    1. Admin disse:
      07/10/2015 às 16:43

      Boa tarde, Juliana, tudo bom?

      Indicamos que procure uma assistência técnica especializada em impressoras e multifuncionais para te auxiliar.

      Permanecemos á sua disposição.

      Att. Equipe Creative Cópias

      Responder

  7. Wesley disse:
    02/10/2015 às 20:42

    Tenho uma Epson T-25 e queria instalar o sistema bulk ink mas para usar tintas do tipo eco-solventes. Vi em algum site que é possível, mas não consegui encontrar qual bulk ou se qualquer bulk funcionaria com esse tipo de tinta. E preciso imprimir somente etiquetas em vinil na cor dourado. É possível fazer esse sistema e vocês possuem o bulk correto? Como fazer?

    Responder

    1. Admin disse:
      07/10/2015 às 18:05

      Boa tarde, Wesley!

      Você precisa encontrar um sistema de bulk ink que seja compativel com o seu equipamento. A Creative Cópias não trabalha com esse sistema. Indicamos que pergunte ao vendedor que te atender, se o bulk ink suporta a tinta eco solvente.

      Permanecemos à sua disposição.

      Att. Equipe Creative Cópias

      Responder

  8. Mariele disse:
    15/10/2015 às 13:57

    Olá, boa tarde.
    Estou interessada em comprar uma Epson L220, porém imprimo pouco. Gostaria de saber se corro o risco da tinta secar ou de entupir alguma mangueira?.
    Obrigada.

    Responder

    1. Admin disse:
      28/12/2015 às 9:57

      Bom dia, Mariele!

      Caso você utilize somente a tinta corante, não corre o risco de entupir!

      Att. Equipe Creative Cópias

      Responder

  9. Tatiane disse:
    21/10/2015 às 4:16

    Tenho uma multifunctional hj, consigo instalar este sistema bulk ink para que possa imprimir com tinta sublimação? Ou somente Epson? OBS a minha não tem mais a garantia

    Responder

    1. Admin disse:
      28/12/2015 às 9:56

      Bom dia, Tatiane!

      Caso você encontre o kit bulk ink para vender compativel com o seu equipamento, pode utilizar sim. Mas, nós, indicamos a Epson, pois o bulk ink já vem instalado de fabrica.

      Att. Equipe Creative Cópias

      Responder

  10. Qual melhor tipo de impressora | Papelaria Personalizada para Festa – Cursos Online disse:
    19/01/2016 às 16:11

    […] Fontes: http://blog.creativecopias.com.br/bulk-ink-vantagens-e-desvantagens/ […]

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Produtos em destaque

Kit com 2 Toner Compatível HP CE285A 85A 285A CE285AB | P1102 P1102W M1132 M1210 M1212 M1130 | 1.8k

R$ 59.15 à vista

Impressora Brother HL-1212W HL1212 Laser Monocromática com Wireless

R$ 460.35 à vista

Assine nossa newsletter

Receba novidades e promoções do nosso blog em seu e-mail.

Categorias