19 de outubro de 2017

Como escolher o papel para cartão de visita?

atualizado em 16 de novembro de 2017 às 13:33

Arte Gráfica, Dicas 2 comentários

O cartão de visita foi e continua sendo um material fundamental para as empresas. O advento das grandes tecnologias e da internet fez com que muitos empresários ficassem na dúvida ou até deixassem de investir em papel para cartão de visita. Isso pode comprometer bastante os negócios. Quer saber o porquê? Confira todas as nossas informações sobre cartão visita e quais os melhores modelos de papel para cartão de visita.

cartão-de-visita

Por que apostar em cartão visita?

A tecnologia pode até ter trazido grandes transformações para o mundo empresarial, mas o papel para cartão visita continua cumprindo sua função de modo exclusivo. O material serve para chamar a atenção dos futuros clientes; estabelece uma relação direta entre o nome e a imagem da empresa, assim, facilitando a identificação. E, claro, é um meio simples e rápido para que os clientes tenham em mãos informações cruciais sobre a empresa, ou seja, no cartão de visita dá para conferir: nome, telefone, endereço e e-mail da empresa. Os empreendedores até podem também investir em tecnologias, mas nenhuma outra forma é tão fácil e dinâmica para oferecer dados de contato.

Como escolher papel para cartão visita?

cartão-de-visita-creative

O fato do cartão de visita ser muito importante para os negócios não significa que a matéria-prima dele pode ser de qualquer tipo. Alguns empresários ao querer economizar acabam encomendando papel para cartão de visita de qualidade muito baixa. Esse tipo de escolha compromete totalmente a intenção de difundir a sua empresa.

É importante sempre lembrar que o cartão de visita é uma extensão dos seus negócios, por isso, ele deve ter matéria-prima de excelente qualidade, design criativo, cores e letras nítidas e bonitas. Existe uma enorme variedade de tipos de papel para cartão de visita.

Antes de selecionar um modelo específico, você deve analisar as necessidades e o estilo da sua empresa. Mas podemos sugerir algumas formas de papéis bastante usados em diferentes negócios. Os mais comuns são: couché fosco (gramaturas 250g e 300g), offset (gramatura 240g), couché brilho (gramatura 250g e 300g) e reciclado (gramatura 240g). O papel couche é bastante semelhante com o papel fotográfico, como dito anteriormente, possui duas variações de acabamento: brilhoso e fosco. O papel offset é o mesmo tipo utilizado para fabricação de folha sulfite. E o papel reciclado costuma ter uma aparência mais escura em tons de bege.

Mas, afinal de contas, o que é gramatura?

A gramatura nada mais é do que o peso para o papel. O valor é calculado com base na altura do papel. O recomendável para o papel para cartão de visita é que ele tenha sempre gramatura superior a 200g. Essa medida garante que o cartão possa ter tamanho, peso e espessura ideias a fim de que o material não desgaste e nem sofra grandes modificações em pouco tempo. Um bom papel cartão pode durar anos.

Qual o tamanho ideal do cartão de visita?

Hoje em dia, a grande maioria dos papéis cartão são feitos em dois tamanhos universais. Um é do padrão americano e corresponde a 8×5 centímetros. Já o padrão brasileiro mede 9×5 centímetros. A escolha de um desses tamanhos varia muito de acordo com as intenções da empresa. Alguns empresários preferem o padrão americano, uma vez que o papel é mais compacto para poder ser guardado em bolsos ou pequenas carteiras. Mas existe também quem prefira o padrão americano que possibilita melhor distribuição de imagens e letras no papel para cartão de visita.

Acabamentos para o cartão visita

Nem só de tamanho, largura e tipo de material se faz um cartão de visita. Os empresários também precisam se preocupar com outros fatores importantes para a imagem e qualidade do cartão.

O primeiro cuidado em relação ao acabamento é que o papel para cartão de visita passe pelo processo de laminação brilho. Isso garante que o material saia com um tipo de brilho que pode ser comparado ao verniz para materiais de madeira, por exemplo. A laminação brilho deixa o cartão muito mais bonito e com um visual profissional. As cores usadas também precisam passar por um critério bem exigente.

O ideal é que o cartão não tenha colorações muito fechadas e pesadas, como, por exemplo, o preto. Até dá para usar essa cor, mas de uma forma mais discreta em detalhes. O tamanho da fonte das letras também é um fator essencial e que merece toda cautela, preste bem atenção para não exagerar para menos e nem para mais.

O correto é sempre imprimir, primeiramente, uma cópia e conferir se o visual está bom e se as letras estão legíveis. O ideal também é utilizar apenas a frente do cartão, assim, deixando o verso livre. Isso garante um material mais clean para a sua empresa.

Pesquise preços

Antes de solicitar a confecção do cartão de visita, pesquise preços de papel para cartão de visita e, também, de gráficas. Esse simples cuidado pode te ajudar a economizar bastante sem comprometer a qualidade do material.

 

VEJA TAMBÉM!

Autor: Marcelo Silva

Conteúdo Relacionados

Comentários (2)

postar comentário
  1. Luminária LED: diferença entre branco frio e branco quente | Blog Creative disse:
    16/11/2017 às 13:23

    […] Como escolher o papel para cartão de visita? […]

    Responder

  2. O que é e para que serve o nobreak | Blog Creative disse:
    16/11/2017 às 13:28

    […] Como escolher o papel para cartão de visita? […]

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Produtos em destaque

Assine nossa newsletter

Receba novidades e promoções do nosso blog em seu e-mail.

Categorias