21 de junho de 2017

Como funciona um projetor multimídia

atualizado em 10 de agosto de 2017 às 16:28

Acessórios, Dicas, Informática Sem comentários

Com certeza você já viu um projetor multimídia, desde um aparelho pequeno, em apresentações como palestras, reuniões de trabalho ou um evento festivo como casamentos e aniversário, até um grande e profissional projetor de cinema. A “essência” desses tipos de produto é a mesma, porém, há muitos detalhes que o cercam, começando pela própria categorização e indo até seu funcionamento.

E é para isso que essa postagem está aqui: para que você aprenda de uma vez por todas como funciona um projetor multimídia. Vamos lá.

O que é um projetor multimídia?

Um projetor multimídia é um aparelho óptico mecânico capaz de produzir imagens, como fotos, vídeos, filmes, planilhas, slides, etc. É um equipamento provido de lente convergente (objetiva), que fornece imagens reais, invertidas e maiores que o objeto, podendo ser um slide ou filme. Ele funciona com diferentes tipos de mídia: CD, DVD player, caixas de som, etc. Por isso o nome, projetor multimídia.

Um projetor pode ser uma excelente ferramenta tanto para entretenimento em casa, quanto para apresentações corporativas, como igreja, escritório, sala de aula ou cursos. É necessário, apenas, ter uma superfície plana e de cor branca, como uma parede ou a própria tela para exibição da imagem do projetor.

Funcionamento do projetor multimídia e seus detalhes técnicos

Seu funcionamento desperta o interesse de muitos curiosos. O projetor de imagens é basicamente constituído de lentes esféricas do tipo convergente objetiva, uma fonte de luz muito intensa e um espelho côncavo cujo centro de curvatura coincide com a posição ocupada pela fonte de luz, a fim de se ter melhor aproveitamento da luz emitida pela fonte.

A luminosidade diminui à medida que o projetor fica mais longe da área de exibição. Se o contrário for feito, a imagem fica com mais brilho. Por essa razão, os projetores geralmente indicam em seus manuais as distâncias máximas e mínimas em que devem ser utilizados.

Uma das grandes preocupações era verificar qual o tipo de entrada para conectar o projetor ao computador, pois os equipamentos possuíam entradas de sinal bastante específicas. Contudo, hoje, a maioria dos projetores possuem as principais entradas de sinal utilizadas no dia-a-dia, além da possibilidade de rodar diferentes tipos de arquivos diretamente no equipamento, via USB ou cartão de memória.

Classificando um projetor multimídia

Os projetores são classificados por sua qualidade de acordo com a quantidade de lumens e o tipo de lâmpada que ele utiliza. Lúmen diz respeito à quantidade de medida relacionada à óptica. Quando está relacionada aos projetores, tem a função de definir a qualidade de uma imagem projetada e quantidade exata de luminosidade necessária para garantir uma visibilidade satisfatória.

No mercado, há projetores que possuem de 200 (mini projetores) até 20 mil lumens. Acima de 10 mil lumens caracteriza-se como um projetor usado geralmente em grandes eventos. De 500 a 1000 lumens precisa de um ambiente bastante escuro e uma distância pequena entre o projetor e a parede. Já os projetores com 1000 ou 2000 lumens exibem boas imagens mesmo em ambientes um pouco mais claros. Acima dos 3000 lumens não é preciso que o ambiente seja escurecido.

Além da luminosidade, é preciso averiguar se o aparelho possui uma taxa de contraste satisfatória. Quanto maior essa taxa, melhor. Assim, o melhor é optar por um projetor que tenha minimamente um contraste de 500:1. Em termos práticos: a taxa de 1000:1, por exemplo, significa que o branco é mil vezes mais claro que o preto. Ou seja, um projetor com alta taxa de contraste produz uma variação maior de cores e mais detalhes, ao contrário de um com baixa taxa.

Saiba como funciona um projetor multimídia!

Outro item igualmente importante, diz respeito à resolução de um projetor. Ela é medida em pixels e quanto maior, é possível obter uma imagem mais clara e definida. Por exemplo, se exibir slides em sala de aula, uma resolução de 1024 x 768 é suficiente, ainda que seja uma das mais baixas. Pois, no geral, esse tipo de imagem não precisa de tantas linhas de definição. Todavia, para quem quer muitos detalhes, existem atualmente projetores HD no mercado, que oferecem uma experiência de muita qualidade.

A lâmpada também faz parte de fatores influentes no projetor, pois afeta a quantidade de lumens projetada. A duração média das lâmpadas de projetor é de 1500 a 2000 horas, aproximadamente 2 anos de uso. Alguns modelos, quando estão ainda na metade de sua vida útil, estão projetando apenas 50% da capacidade máxima.

Saiba como funciona um projetor multimídia!

Portanto, o que deve ser considerado na hora de escolher seu projetor é: quanto maior o brilho, maior a flexibilidade com a iluminação do ambiente; quanto maiores o contraste e a resolução, melhor a qualidade da imagem. Não esqueça também que as conexões de som e vídeo também podem garantir um melhor desempenho. E leve em consideração, o peso do projetor, caso você precise carregá-lo para vários lugares.

Tipos de projetores multimídia

  • Projetor LCD- Possui imagens nítidas, seu uso é recomendado para fazer apresentações em que a luminosidade do ambiente pode ser reduzida para que as imagens não acabem ofuscadas.
  • Projetor DLP- Funciona com um chip digital, são mais leves que os LCD e tem uma melhor luminosidade, o que facilita para que ele seja usado em muitos ambientes.
  • Miniprojetor multimídia– Contém as mesmas funções que um projetor convencional, porém com um tamanho reduzido.
  • Projetor Multimídia de LED- Realiza as mesmas funções dos projetores convencionais, mas possui uma matriz de Leds como fonte de iluminação.

 

              

Usos do projetor multimídia

Os projetores podem ser usados para lazer, promovendo seções de cinema na sua própria sala, apresentação de fotos da viagem para os amigos e família.  Ou ainda, para o trabalho, facilitando a comunicação em salas de aula, salas de reunião, auditórios, salões de festa, etc. Basta que você verifique antes o espaço disponível, analise a iluminação do local e considere quantas pessoas verão as imagens projetadas.

Saiba como funciona um projetor multimídia!

VEJA TAMBÉM!

Como funciona o nobreak?

Como escolher o projetor ideal para você

Como funciona o estabilizador de energia

Autor: Marcelo Silva

Conteúdo Relacionados

Comentários (0)

postar comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Produtos em destaque

Impressora Brother HL-1212W HL1212 Laser Monocromática com Wireless

R$ 469.14 à vista

Kit com 2 Toner Compatível HP CE285A 85A 285A CE285AB | P1102 P1102W M1132 M1210 M1212 M1130 | 1.8k

R$ 49.09 à vista

Assine nossa newsletter

Receba novidades e promoções do nosso blog em seu e-mail.

Categorias