24 de março de 2016

Como funcionam as impressoras jato de tinta?

atualizado em 24 de março de 2016 às 17:07

Dicas, Impressora 1 comentário

A impressora jato de tinta surgiu em meados da década de 1980 e rapidamente tornou-se uma alternativa para as impressoras a laser, que dominavam o mercado na época.

Como funcionam as impressoras jato de tinta?

A impressora se encaixou bem ao consumidor que não precisava imprimir em grandes volumes por ter um custo mais acessível.

O segredo do funcionamento das impressoras jato de tinta encontra-se na cabeça de impressão, através dela e de tecnologias empregadas diferentes, micro gotículas são depositadas no papel. O insumo utilizado é o cartucho de tinta.

Preço

Os modelos mais baratos custam em torno de R$150,00. No entanto, impressoras maiores, utilizadas em ambientes profissionais podem custar mais caro: existem opções que chegam até os R$4.000,00. Para quem busca um melhor custo-benefício, a marca HP oferece modelos baratos e de boa qualidade, a exemplo da Impressora HP 3636 Deskjet Ink Advantage que custa cerca de R$375,00.

Diferenças entre tintas

Existem dois tipos de tinta geralmente utilizadas pelas impressoras a jato de tinta, as corantes e as pigmentadas. Inclusive, já falamos sobre este assunto aqui no blog, relembre.

Confira também: como funciona a tinta pigmentada?

A tinta corante é ideal para impressão de imagens por possuir cor viva e brilhante, além de diminuir as chances de entupimento da cabeça de impressão. A pigmentada é destinada para impressões em preto e branco, por possuir menos brilho e maior fixação. O tipo de papel escolhido também interfere na decisão de qual tinta utilizar.

Vantagens e desvantagens

Isso poderá ser definido de acordo com as necessidades de impressão. A impressora jato de tinta pode ser a melhor indicação para impressões de imagens. O rendimento do cartucho de tinta é maior, se comparada com o toner.

Se a necessidade for por impressões em grande volume e com rapidez excessiva, a jato de tinta pode não ser indicada.

Confira também: Quais os tamanhos e nomes dos papéis?

Melhores marcas

Diversos fabricantes empregam tecnologias diferentes para a jato de tinta, a Canon usa a tecnologia Bubble Jet, a HP a Ink Jet e a Brother o InkBenefit. Todas elas são consolidadas por sua linha de impressoras e multifuncionais. A Canon se diz precursora no desenvolvimento da técnica empregada nas impressoras jato de tinta. Pesquise bastante, e baseada nas necessidades de consumo ou preferência por marca, faça sua escolha.

Impressoras jato de tinta: conheça as melhores marcas

Hoje em dia, a tecnologia evoluiu e o sistema com tanque de tinta trouxe melhorias para as consolidadas impressoras jato de tinta. Relembre nosso post do blog sobre elas.

E mais: conheça as impressoras mais utilizadas e as impressoras que aceitam papel A3

A melhor maneira de encontrar uma impressora adequada é procurar ajuda especializada. Na Creative Cópias você encontra as melhores marcas, os mais modernos equipamentos de impressão e também insumos de alta qualidade. Até a próxima.

1. Escolha a melhor impressora de tinta a jato! – Blog da Creative Cópias disse:
    21/03/2019 às 17:32

[…] Quer saber como as impressoras de tinta a jato funcionam? Leiam: “Como funcionam as impressoras jato de tinta?”. […]