14 de dezembro de 2013

Como Funcionam as Tintas Pigmentadas?!

atualizado em 25 de julho de 2014 às 11:25

Artigos Sem comentários

Neste artigo vamos explicar como funcionam as tintas Pigmentadas!

As tintas para impressão a jato de tinta são constituídas por água, co-solventes, materiais corantes e aditivos. As impressoras de jato de tinta funcionam segundo a solicitação de gotejamento, ou seja, quando o jato de tinta é ejetado por esforço piezoelétrico ou termodinâmico. Piezoelétrico é um sistema utilizado pela Epson, é um cristal que entorta gerando pressão suficiente para expelir a gotícula de tinta. Termodinâmico é o movimento da energia e como a energia cria o movimento, são as causas e os efeitos de mudanças na temperatura, pressão e volume.

Sistema Piezoelétrico. (clique na imagem)

Sistema Piezoelétrico completo

Um pigmento não é solúvel no meio devendo sua sustentação a forças brownianas, ou seja, uma grande quantidade de movimentos com partículas e moléculas presentes em estados desde micros até macroscópicos em situações de organização, e à interação com um dispersante que é a substancia que permite a dispersão de outra substancia em seu meio, formando assim uma dispersão homogênea e apresentando maior tendência à aglomeração.

As partículas de pigmento possuem um tamanho de 50 a 100 nanômetros (nm).

Nanômetros

A introdução de pigmentos em tintas pretas obtém maior resistência à luz e à água além de uma secagem mais rápida e uma maior nitidez de contorno. As tintas pigmentadas apresentam menor estabilidade, ocasionando entupimento com maior facilidade e cores menos vibrantes.

As imagens impressas com tinta pigmentada possuem uma ótima nitidez, são resistentes à água e a luz solar, possui também estabilidade térmica, ou seja, uma propriedade dos sistemas em resistir a mudanças de temperatura sem alterar sua composição inicial.

contorno corante e pigmentada - Cópia

A secagem de uma tinta para jato ocorre pela soma da evaporação de solventes e pela penetração no papel. Quanto mais poroso o meio, mais rápida será a secagem, porém o espalhamento lateral será maior causando a diminuição da nitidez. Nas tintas pigmentadas a penetração do líquido ocasiona o processo de sedimentar onde ocorre a acumulação de matéria mineral ou orgânica transportada pela água, impedindo o espalhamento do material tingente, aumentando a nitidez.

processo tinta pigmentada

A Creative Cópias oferece uma linha completa de tintas pigmentadas, além dos melhores preços do mercado! Confira!

Confira também os Papéis Fotográficos que oferecemos para você!