14 de abril de 2016

Como resolver caracteres estranhos na impressão

atualizado em 14 de abril de 2016 às 17:25

Artigos, Impressora, Informática 2 comentários

Você precisa imprimir um documento e a sua impressora não para de imprimir páginas com caracteres estranhos?

Como resolver: impressão com caracteres estranhos

Também chamado “lixo de impressão”, o fenômeno é mais comum do que se imagina e algumas vezes é possível resolvê-lo em casa mesmo. Primeiramente, vamos entender por que isso acontece.

Você também pode gostar:

O Spooler de impressão do seu computador ou de um dos micros da rede, caso a impressora seja compartilhada, pode estar com problemas de configuração. Pode ser que haja arquivos corrompidos na pasta “Printer” ou na memória da impressora.

Ou até mesmo o driver da impressora pode estar corrompido. Por fim, pode ser que haja um defeito na impressora. Para descobrir do que se trata e se será possível solucionar sem ajuda profissional, você pode tentar os passos a seguir:

Passo 1

Desligue a impressora (se possível, desligue também da tomada) e, após alguns segundos, ligue novamente. Envie algum documento para impressão e observe se cessou o problema. Caso persista, vá para o passo 2.

Passo 2

Reinicie o Spooler de Impressão. Para que isso seja possível, você precisa estar logado no computador em uma conta de “Administrador”. Localize em qual computador da rede a impressora está instalada (servidor de impressão). Acesse o menu Iniciar – Executar.

"Passo

Na janela de Executar digite CMD. Em seguida, digite net stop spooler e pressione Enter. Pronto! O Spooler de Impressão foi reiniciado. Caso o problema persista, você pode repetir o procedimento em todos os computadores que utilizam a impressora em questão ou simplesmente reiniciar todos os micros da rede. Caso ainda assim a impressora continue a imprimir os tais caracteres, você pode tentar o próximo passo.

Passo 1: digite: net stop spooler

Passo 2: digite: net stop spooler

Passo 3

Vamos considerar que, se você não obteve sucesso com os passos anteriores, provavelmente há arquivos corrompidos na subpasta “Printers”. Para conseguir excluí-los, é necessário parar o Spooler de Impressão.

Para isso, clique em Iniciar – Executar e digite o comando “net stop spooler”. Em seguida, tecle Enter. Depois, clique novamente Iniciar – Executar, e dessa vez digite: “%windir%\system32\spool\printers “ e tecle Enter.

Ao acessar a pasta, apague todos os arquivos dela. Caso não seja possível apagar, reinicie seu computador no Modo Segurança e tente novamente. Após apagá-los, entre em Iniciar – Executar e dessa vez digite “net start spooler”. Repita o procedimento em todos os computadores da rede e veja se o problema ainda persiste.

Passo 2: Apague os arquivos do Spooler de Impressão

Passo 4

Se todos esses passos acima não solucionarem o problema, desinstale o driver da impressora do seu computador e instale-o novamente. Mas se mesmo após toda essa “odisseia”, o problema não tiver cessado, pode ter certeza que se trata de um defeito físico da impressora ou suas instalações.

Passo 4: desinstalar driver de impressão

Passo 5

Última cartada – Verifique o cabo USB e o cabo de rede da impressora. Você pode até mesmo fazer um teste substituindo-os por outros. Se a impressora estiver conectada através de um Print Server, retire-o e experimente conecta-la direto ao computador através de um cabo USB.

Se nada der certo, chama um técnico

Caso nada disso solucione o problema, o jeito é procurar ajuda profissional em uma assistência técnica voltada para impressoras.

1. Amara Batista Cavalcante disse:
    26/10/2018 às 0:15

No meu caso tenho uma EPSON L365, e nenhuma das dicas me ajudou, o que realmente solucionou, um passo que eu mesma tive a idéia de realizar, foi restaurar as definições de rede para padrão de fábrica, desligando a impressora no botão liga/desliga e e com ela desligada segurar o botão de estado de rede e ligar novamente ela segurando o botão de estado de rede, tava quase levando pra autorizada, esse simples passo salvou minha vida.

2. Faça a configuração da impressora HP no Wi-Fi! | Blog da Creative Cópias disse:
    17/05/2019 às 15:45

[…] Confira também: Como resolver caracteres estranhos na impressão […]