5 de maio de 2016

Como tirar mancha de toner e tinta de impressora das mãos?

atualizado em 16 de março de 2017 às 16:07

Cartuchos, Dicas, Impressora, Recarga de Toner Sem comentários

Quem trabalha com impressoras jato de tinta, laser ou com bulk ink já passou pela situação de ter as mãos ou as roupas sujas por tinta de toner, cartucho ou de refil.

Pode ser muito comum haver dúvidas quanto à remoção de tinta da pele e tecidos. Utilizar agentes químicos na pele pode ser prejudicial e tóxico, por isso, confira métodos práticos e não invasivos para resolver esse problema.

Como tirar mancha de toner e tinta de impressora das mãos?

É importante iniciar o processo de remoção da tinta de toners ou cartuchos de tinta o quanto antes. A fixação da tinta não é tão demorada, mas é forte, exatamente por tratar-se de produtos que devem ser fixados por longo período de tempo em diferentes tipos de papel.

Toalha de papel e água morna

Resultado de imagem para Toalha de papel limpar mão

Coloque água limpa em um recipiente. A quantidade de água suficiente pode ser medida com uma toalha de mão – a tolha deve ser inserida no recipiente e a água deve torná-la submersa.

Ferva a água em uma panela com a toalha submersa. Após a fervura, apague o fogo e retire a toalha com cuidado. Se possível, utilize uma espátula ou qualquer talher de cabo longo, para não ter contato com a água fervida.

Confira também: Como limpar sua impressora?

Quando a toalha estiver em uma temperatura suportável, utilize-a para a remoção da tinta, esfregando-a diretamente na área manchada. A tinta sairá aos poucos, por isso, não pressione a toalha com força ou faça movimentos bruscos para não machucar.

Água, sabão e pedra pomes

Uma alternativa também é lavar as mãos com água corrente, sabão neutro e pedra-pomes. Umedeça as mãos e depois as ensaboe. Com as mãos ensaboadas, esfregue as áreas manchadas com a pedra-pomes com cuidado. A palha de aço pode ser usada e o sabão pode ser substituído por detergentes de composição forte.

Limpar a tinta da impressora das mãos com pedra pomes

Em casos de contato com tecidos, camisetas ou calças, a urgência na remoção também é um fator importante. Assim que a tinta tiver contato com a peça de roupa, limpe a peça com água corrente e sabão. Dois detalhes são muito importantes neste caso: primeiro, não permita que a tinta seque na roupa, pois a remoção completa da mancha torna-se muito mais difícil.

Segundo, não utilize água morna ou quente, pois isso aumentará as chances da tinta fixar no tecido. O local da mancha pode ser esfregado diretamente com bastante sabão. Enxague o local com água corrente e repita o processo.

Alguns cuidados devem ser levados em consideração em ambos os casos:

Mancha de toner e tinta cuidados e considerações

Cuidado ao manipular água quente – cerifique-se que a temperatura da água esteja tolerável antes de colocá-la em contato com a pele.

Não misture produtos químicos. Combinações indevidas podem gerar soluções corrosivas, inflamáveis ou tóxicas.

Não utilize tiner, álcool, gasolina ou querosene. Esses produtos podem causar irritação e mesmo assim não garantem a remoção da tinta.

Independente do acontecimento, a melhor opção para esses casos é sempre prevenir: utilizar luvas plásticas ou descartáveis para manipulação direta da tinta ou do toner e, principalmente, usar aventais ou dar preferência a roupas ‘mais velhas’ como proteção evitarão tais situações.

Veja Também!

Como limpar uma impressora jato de tinta

Dicas práticas para Limpar sua Impressora

Epson lança impressoras com bolsa de tinta