21 de julho de 2016

Meu computador não reconhece a impressora, como resolver?

atualizado em 21 de julho de 2016 às 16:07

Dicas, Impressora Sem comentários

É muito comum usuários enfrentarem problemas na comunicação impressora/computador e vice-versa. O problema tende a aumentar um pouco mais se você depender somente da conexão via WiFi e isso pode acontecer por diversos motivos: driver desatualizado, erro na configuração ou até a marcação da impressora como padrão.

Meu computador não reconhece a impressora, como resolver?

As impressoras são dispositivos periféricos que dependem da constante comunicação com o computador para que seu funcionamento seja garantido, ela pode ser interrompida por inúmeros problemas de ordem física, como desligar um cabo de conexão, ou de ordem operacional, com um problema de software.

Veja também:

Quando o computador não reconhece a impressora, muitas podem ser as causas, mas alguns erros podem ser facilmente resolvidos de maneira simples, confira alguns e saiba resolvê-los.

1- Reconhecimento da impressora

Geralmente, reiniciar a impressora e o computador resolve o problema de comunicação, ainda assim, é comum o sistema e a impressora se desentenderem na comunicação e ela parar de funcionar.

No caso de impressoras conectadas através de cabos USB, verifique a situação e qualidade do cabo e das entradas. Troque-os para garantir que eles não estejam gastos ou com mau contato.

Se a impressora for sem fio, também é comum que outros aparelhos wireless utilizados na residência possam interferir nesta comunicação. Home Theater, roteadores, telefones sem fio e até forno micro-ondas podem interferir na comunicação. Tudo é uma questão de em qual faixa de comunicação a rede sem fio está operando. Se isso ocorrer, verifique as bandas de conexões do aparelho e troque-os de lugar.

2 – Problemas de instalação da impressora

As instalações podem ser afetadas por novas instalações de novos programas ou dispositivos. Se mesmo após testar reiniciar, verificar conexões e ainda assim a impressora não funcionar, às vezes uma reinstalação resolve.

É preciso remover a instalação atual e fazer uma nova, certifique-se de ter o CD-Rom ou pendrive de backup com o programa da impressora.

Basta acessar o Painel de Controle > Dispositivos e Impressoras, selecionar a impressora desejada, clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Remover dispositivo”.

Depois da remoção confirmada pelo sistema, desligue a impressora e refaça a instalação desde o início, inclusive removendo e plugando o cabo USB para reconhecimento. Se tudo der certo, o próprio sistema encontrará a impressora e informará a instalação dos drivers.

3 – Problemas de configuração da impressora

Apesar de parecer um erro infantil, é comum a impressora configurada no sistema não ser exatamente o mesmo modelo ou o sistema nem possuir uma impressora configurada no computador. Se este for o caso, é necessário adicionar uma impressora ao sistema, para que ele comece a reconhecer um dispositivo.

Para isso, basta acessar o Painel de Controle > Dispositivos e Impressoras e procurar pela opção Adicionar Impressora. Um assistente de instalação do sistema será iniciado, solicitando informações para que seja feito um passo a passo para instalar o dispositivo.

4 – Definir a impressora como padrão no sistema

Mesmo com tudo ok, alguns usuários utilizam mais de uma impressora em seus computadores. Se uma impressora é a mais utilizada recorrentemente, é importante informar ao sistema que há uma impressora que pode ser definida como padrão para impressão.

É necessário visitar o Painel de Controle > Dispositivos e Impressoras e encontrar a impressora que deseja tornar como padrão. Nela, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Definir como Impressora Padrão”.

5 – Drivers e software desatualizados

Mesmo com tudo instalado e funcionado, ainda pode acontecer dos arquivos de driver utilizados pelo computador estarem desatualizados. A melhor maneira de verificar isso é visitar o site da fabricante e fazer a instalação correta dos atuais.

Você também vai gostar:

Se mesmo assim não funcionar, a impressora pode conter outros dos erros acima, se nenhum desses for o caso, a melhor saída é acionar o suporte.