22 de junho de 2018

Confira o incrível Backstage da produção de tintas de impressora

atualizado em 22 de junho de 2018 às 16:39

Sem categoria 1 comentário

Você já parou pra pensar como são fabricadas as tintas de impressora? Todo o processo de confecção envolve técnicas minuciosas, tudo o que garante qualidade e durabilidade para impressões.

Sistema de Cores (CMYK)

Antes de explicarmos o backstage da produção de tintas, precisamos falar sobre o famoso CMYK. Você certamente já viu esse termo por aí, mas, apesar de ser muito comum, muita gente não sabe o que significa.

O CMYK é um sistema de cores bastante usado na indústria gráfica. A sigla significa Cyan (Ciano), Magenta (Magenta), Yellow (Amarelo) e Black (Preto). Todas essas cores são consideradas primárias. O padrão de cores é essencial para vários tipos de impressões, uma vez que garante mais nitidez e menos luminosidade (para textos e imagens impressos). Existem ainda outros sistemas de cores, como, por exemplo, o RBG e Pantone.

confira-incrível-backstage-produção-tintas-impressora

Fabricação de Tintas

No caso da confecção de tintas de impressora, a partir do sistema CMYK, cada tipo de cor é composta de dois elementos: pigmento (cor) e veículo. Na mistura para obtenção das tintas, o pigmento (pó) é adicionado ao veículo (substância homogênea e viscosa).

Primeiro passo

O primeiro a se fazer é mexer o veículo em altas temperaturas, até que ele fique muito mais fino. Depois de alcançar a textura ideal, o pigmento é misturado ao veículo.

Segundo passo

Todo o pigmento precisa ser separado, para isso, é utilizado o processo de moagem. Mas para que separar minuciosamente o pó? Quanto mais separado o pimento, mais nitidez e brilho as impressões poderão ser feitas.

Terceiro passo

Todo o terceiro passo é basicamente controle de qualidade. É imprescindível avaliar muito bem as tintas para que não ocorram problemas em nenhum lote. Nessa verificação de qualidade, é observado se a tinta tem corante o suficiente para todos os tipos de impressões, além disso, se há brilho em quantidade e equilíbrio excelentes.

Alguns processos de fabricação de tinta para impressora chegam a ter 05 etapas (controle de qualidade).

Tintas para impressora

Encontre cartuchos e refil para tinta de impressora na nossa loja online. Todos os produtos originais e compatíveis são de alta qualidade. Fora a escolha de tintas de qualidade, outros cuidados básicos garantem impressões perfeitas. Tenha o melhor para seus materiais impressões em casa ou no trabalho!

Autor: Marcelo Silva

Conteúdo Relacionados

Comentários (1)

postar comentário
  1. Você já parou pra pensar como são fabricadas as tintas de impressora? | Blog R2 Suprimentos e Outsourcing disse:
    25/06/2018 às 12:56

    […] Fonte da Notícia: Blog Creative Cópias […]

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Produtos em destaque

Assine nossa newsletter

Receba novidades e promoções do nosso blog em seu e-mail.

Categorias