6 de novembro de 2017

Conheça os principais tipos de câmeras de segurança

atualizado em 6 de novembro de 2017 às 16:21

Dicas, Segurança Sem comentários

Nos dias atuais, vivemos na era da vigilância nos espaços públicos e privados. Devido aos altos índices de violências nas mais diversas cidades do país, cada vez mais as pessoas estão investindo em sistemas de segurança, seja nas casas, nos prédios residenciais (além das empresas e comércios). Porém, começar a planeja a implementação desse sistema requer conhecimento e tudo começa com os diferentes tipos e modelos de câmeras de segurança.

Modelos de câmeras de segurança

Câmera de segurança – Infravermelho

A câmera infravermelha é fabricada com LEDS (diodo emissor de luz) que acendem quando o sensor identifica ausência de iluminação para ter uma imagem clara e objetiva. Essas características técnicas fazem com que a câmera com infravermelho seja indicada para períodos e locais com baixa luminosidade.

camera-seguranca-3130-intelbras

 

Câmera de segurança – Dome

A câmera “Dome”, como o próprio nome diz, possui o formato de um dome. Na verdade, a mini câmera fica dentro do dome. O modelo é bastante popular, uma vez que garante discrição e alta eficiência para qualquer residência ou estabelecimento, inclusive, para ambientes externos.

camera-seguranca-dome-dcs6510-dlink

 

Câmera de segurança – IP

IP não se refere ao modelo específico das câmeras de segurança, mas à tecnologia utilizada nelas. O IP tem um servidor interno que envia todas as imagens captadas pela câmera direto para a internet. Existem ainda duas variações das câmeras com tecnologia IP: um modelo com fio e outro com funcionalidade wireless.

camera-seguranca-dlink-dcs930

 

Câmera de segurança – Falsa

As câmeras de segurança falsas são simulacros. Os modelos são idênticos aos originais para que possam simular perfeitamente uma câmera. Existe também câmeras falsas com luz de LED que se acende quando ligada à energia, assim, a simulação fica ainda melhor.

camera-seguranca-falsa

 

Câmera de segurança – Camuflada

Os tipos de câmeras de segurança camufladas são feitos para ficarem escondidas em relógios, ursos de pelúcia, quadros, portas, cortinas, etc. São usadas por quem deseja flagrar alguma situação sem ser notado. Mas os usuários devem ter a consciência de que, por ser um modelo muito pequeno e discreto, a câmera camuflada não filma com ótima resolução.

 

Câmera de segurança – Box

As câmeras de segurança box são aquelas profissionais. Isso faz com que elas tenham mais quantidade de recursos e configurações, além disso, podem ter troca de lente. Não são muito comuns nas casas, comércios e empresas.

camera-seguranca-box

 

Câmera de segurança – Pinhole

Câmeras de segurança pinhole são completamente pequenas e possuem lentes do mesmo tamanho de uma cabeça de alfinete. Elas são recomendadas para locais onde é necessário camuflar as condições de segurança.

mini-camara-vigilancia-pinhole

 

Câmera de segurança – Bullet

Dentre os vários modelos de câmeras de segurança, a bullet é a mais adquirida. A grande maioria das pessoas prefere esse tipo de câmera por ela ter uma variedade de formatos e cores. Além disso, as câmeras bullet podem ser instaladas externamente e ainda contam com LEDS infravermelho para funcionamento em ambientes escuros.

camera-seguranca-bullet

 

Mini câmera de segurança

As minis câmeras de segurança são fabricadas em tamanhos e designers extremamente pequenos. Elas são mais recomendadas para espaços internos que necessitem de muita discrição, mas também é possível utilizá-las em áreas externas. A vantagem é que dá para instalar a mini câmera em qualquer lugar, mas esses modelos não filmam com perfeita precisão.

mini-camera-seguranca

 

Câmera de segurança – Sem fio

As câmeras de segurança sem fio possuem tecnologia wireless para conectar à internet. A ausência de muitos fios e cabos faz com que se já possível usar esse tipo de equipamento em todo lugar. Os usuários só precisam lembrar que há apenas um fio que alimenta a câmera de energia elétrica.

camera-seguranca-wireless

 

Como escolher câmeras de segurança?

Tecnologia da câmera de segurança

Atualmente, existem dois tipos de tecnologias para as câmeras de segurança vendidas no Brasil: CMOS e CCD (Charge Coupled Device). O CMOS é um tipo que causa algumas interferências em locais com pouca luz. Já o CCD garante mais nitidez, sensibilidade e definição de cores, assim, não precisa de muita luz para filmar com qualidade.

Formato do sensor da imagem

O formato das câmeras de segurança dize respeito ao ângulo de gravação das imagens. O formato 1/3 capta 68º, proporcionando maior ângulo para as cenas. Já o formato ¼ cata em ângulo menor do que 54º. As câmeras com formato ¼ são as mais práticas.

Resolução da câmera de segurança

O indicado é selecionar sempre câmeras de segurança com qualidade de resolução grande. Quanto mais linhas de resolução, melhor é a qualidade das imagens. Você pode encontrar facilmente modelos de câmera de 380, 420 e 480. Já os valores acima de 500 são de câmeras profissionais.

Ambiente onde será instalada a câmera de segurança

Antes de escolher uma câmera de segurança, você deve avaliar muito bem o local que precisa de vigilância, uma vez que, como mencionamos anteriormente, cada tipo de câmera é feito para um tipo de situação: ambientes pequenos, grandes, claros, escuros, etc.

Cor de filmagem da câmera de segurança

As filmagens a cores só podem ser realizadas em ambientes claros. Nenhuma câmera de segurança tem capacidade para filmar colorido em espaços escuros. As imagens em áreas com pouca ou ausência de luz ficam em preto e branco.

Formas de registro da câmera de segurança

A grande maioria das câmeras de segurança possui um dos dois tipos de forma de registro: gravam todas as imagens em um HD ou enviam as captações diretamente para a internet. Vale frisar que a capacidade dos HDs é correspondente de 30 a 45 dias de gravações.

Autor: Marcelo Silva

Conteúdo Relacionados

Comentários (0)

postar comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Produtos em destaque

Impressora Samsung M2020 com o menor preço!

R$ 483.6 à vista

Assine nossa newsletter

Receba novidades e promoções do nosso blog em seu e-mail.

Categorias