12 de maio de 2016

Incrível! 6 dicas para economizar na impressão

atualizado em 12 de maio de 2016 às 17:46

Dicas, Impressora, Sustentabilidade 1 comentário

Muitos sabem, nem todos praticam: as boas práticas e mudanças de hábito ao imprimir documentos podem reduzir e muito o custo de impressão em empresas de todos os tamanhos.

Mas para dar certo, a ideia deve ser incorporada entre todos os colaboradores da empresa, confira:

6 Dicas para economizar na impressão

1 – Impressão frente e verso

Para começar, adote a impressão frente e verso como padrão a todas as máquinas. Segundo pesquisas, o uso deste método de impressão pode reduzir em até 30% o consumo de papel.

2 – Modo econômico

Uma função que praticamente todas as impressoras possuem e nem todos a colocam para funcionar, é ativar o modo econômico. Esse modo inteligente do aparelho é a mais fácil de ser colocada em prática. Desta forma, é possível economizar tinta.

Veja também:

3 – Utilização contínua

E como se trata de um maquinário, assim como um motor de carro, para manter o funcionamento constante das impressoras é necessário ativá-las periodicamente. Ao manter-se inativa, a impressora deixa de lubrificar seus componentes e a tinta pode ressecar em seus compartimentos.

Cartucho de tinta para economizar na impressão

4 – Cartuchos de impressão

E por falar em tinta, procure sempre utilizar os suprimentos de qualidade, de acordo com o seu tipo de impressora. Muitas empresas acabam por contratar empresas prestadoras de serviços para tomar conta da recarga e manutenção de suas máquinas. Dependendo do tipo de contrato, vale a pena analisar o custo dos insumos para decidir o que será internalizado ou mantido como prestação de serviço. O controle do tipo e da qualidade de insumos pode ser uma maneira de avaliar a própria terceirização (a qualidade ou a necessidade dele).

5 – Escolha de equipamento

Além dessas práticas, é importante saber qual tipo de equipamento está adequado ao seu perfil de necessidade. Dependendo da escala de impressão, vale a pena manter qual tipo de impressora? Esta análise deve ser feita diretamente pela empresa ou por uma prestadora de serviço especializada em impressão (outsourcing). Tal opção faz com que todo o parque de impressão seja monitorado e analisado por uma empresa terceira.

Uma das principais mudanças a ser feitas é a troca de uma impressora por uma multifuncional que possui diferentes tipos de serviços em apenas um maquinário. Ao se utilizar máquinas diversas para cada tipo de serviço, aumenta-se o número de equipamentos, assim como a possibilidade de novas configurações (além de pontos, tomadas, etc.), além de economizar em espaço físico.

E mais:

6 – Softwares para Gestão de Impressão

Soluções na área dos programas também estão disponíveis no mercado. Software com a função de gerenciar e economizar na impressão, direcionado pela economia, podem ser encontrados para, por exemplo, antes da realização da impressão, o programa mostrar o resultado e o “custo” gerado pela utilização dos insumos.

1. 03 dicas para uma impressão perfeita – Blog da Creative Cópias disse:
    11/05/2018 às 13:23

[…] Não custa nada avaliar mais uma vez se a sua impressora é ideal. Às vezes, para impressões mais profissionais, vale a pena ter multifuncionais de última geração. O investimento em impressoras de qualidade é um ponto crucial. Afinal, os bons equipamentos proporcionam não só boas impressões, mas também praticidade e economia. E também temos mais dicas para você economizar na impressão. […]