27 de julho de 2015

12 Dicas para maior vida útil do seu toner

atualizado em 31 de março de 2016 às 13:33

Cartuchos, Dicas, Impressora, Recarga de Toner 4 comentários

É importante tomar alguns cuidados e seguir pequenas orientações que fazem grande diferença para a manutenção da vida útil dos cartuchos e dos Toners de impressão.

12 dicas para maior vida útil do seu Cartucho de Toner

Esses componentes influenciam diretamente o desempenho da impressora e, por isso, os consumidores precisam ficar atentos aos modelos indicados para seus equipamentos, assim como a qualidade dos fabricantes e o modo de uso.

Veja também: Os problemas mais comuns dos cartuchos de toner e como resolve-los e mais: Pirataria de cartuchos de toner, fique atento!

A palavra de ordem no aproveitamento adequado de cartuchos de toner é otimização. Saber conservar os materiais é uma forma de prolongar sua vida útil e gerar economia. Confira uma série de orientações que te ajudarão a preservar seu cartucho e toner de impressora.

Problemas mais comuns

Os problemas mais encontrados nos toners e cartuchos estão relacionados à falta de qualidade dos produtos comprados em estabelecimentos sem garantia de procedência. Por isso, antes mesmo de pensar em vida útil, pense em investir numa marca de qualidade, preferindo sempre um fabricante confiável e conhecido no mercado.

Outro problema comum é o uso incorreto do cartucho e do toner de tinta. Por incrível que pareça, o usuário da impressora é, muitas vezes, o maior comprometedor da qualidade do produto por não saber utilizá-lo da maneira adequada.

12 dicas de como cuidar dos cartuchos de toner

Seguem dicas importantes que vão fazer muita diferença na vida útil dos seus cartuchos de toner:

1. Tenha cuidado com o manuseio dos equipamentos. É importante ressaltar que os cartuchos são peças delicadas, que se rompem com facilidade.

2. Não toque no circuito da impressora, estrutura de contato com os cartuchos de tinta, pois ele é responsável pela emissão dos sinais elétricos que “comunicam” a impressora com o computador.

3. Apenas remova o cartucho se estiver no momento da troca. O cartucho não deve ser removido com frequência.

4. Proteja seu cartucho contra atritos, quedas, choques e altas temperaturas.

5. Deixe sua impressora desligada quando ela não estiver em uso para evitar o desgaste do equipamento.

6. Faça o processo de limpeza automática da impressora de acordo com a orientação do fabricante.

Não se esqueça de conferir: Conheça as impressoras que suportam papel A3 e mais, você conhece os formatos e nomes dos papéis?

7. Se uma das cores do cartucho chegou ao fim, é preciso interromper o uso da impressora. A prática de seguir imprimindo com as cores que restaram pode estragar o cartucho, causando sua perda total por sobrecarga.

8. Antes de instalar os cartuchos na impressora, faça a limpeza correta dos contatos. Qualquer tipo de sujeira ou resíduo de tinta pode prejudicar a vida útil do cartucho, podendo causar um curto-circuito.

Como cuidar do toner

Seguem dicas importantes que vão fazer muita diferença na vida útil do seu toner:

9. O toner deve sempre ficar em local seco e arejado, nunca em contato com áreas molhadas, úmidas e temperaturas elevadas.

10. Não remova papéis que ficaram atolados quando a impressora ainda estiver ligada. Antes de puxar os papéis, desligue o equipamento e remova o toner.

11. Não exponha o cilindro fotorreceptor à luz durante sua troca. Se ele estiver do lado de fora de sua impressora, o ideal é usar um saco de proteção contra a luz para preservar o material.

12. Não retire ou toque seu toner com a impressora ligada.

Tem mais alguma dica? Compartilhe com a gente nos comentários! 🙂

1. Danilo da Silva disse:
    02/06/2019 às 14:20

Gostaria de saber se o material do toner pode sofrer alteração com o tempo caso não seja usado. Tenho um amigo que comprou uma impressora HP com capacidade de impressão de mais de 2000 folhas e ele tem usado muito pouco dela, mas mesmo assim o toner já dá sinais de ter acabado, pois a impressora já vinha imprimindo páginas com falhas no meio e só mesmo voltava ao normal depois de se chacoalhar o cartucho para redistribuir o toner, mas agora ela já acusa falta total de toner. Será que o toner sofre algum processo de cristalização dentro do cartucho uma vez em contato com o ar?

1. Admin disse:
      07/06/2019 às 17:12

Boa tarde, Danilo! Tudo depende do ambiente em que a impressora está, se o local é frio ou calor, entende? Entre outros fatores que podem influenciar. Mas o ideal é seguir o volume recomendado do equipamento sempre, para que a vida útil seja prolongada. Obrigada pelo contato. Att. Equipe Creative Cópias

2. Ana Lúcia disse:
    03/09/2019 às 16:52

Boa tarde,
    Gostaria de saber se a tinta do toner pode secar se ficar muito tempo sem usar.
    Obrigada!

1. Admin disse:
      12/09/2019 às 16:12

Olá! Sim, e as peças internas do toner podem ressecar. Mas estamos falando de anos, não dias ou meses. O calor também degrada o toner.