29 de outubro de 2014

Qual a diferença entre Nobreak e Estabilizador?

atualizado em 25 de fevereiro de 2016 às 12:58

Acessórios, Dicas, Informática Sem comentários

Qual a diferença entre Nobreak e Estabilizador? Eles são bem parecidos, não é? Nesta matéria, vamos mostrar a você quais são as principais diferenças entre eles.

O nobreak é um dispositivo de proteção que possui uma bateria que em condições de quedas ou variações de eletricidade, protege os eletrônicos agindo como fonte de alimentação, evitando assim que os aparelhos queimem. A maior parte dos nobreaks conta com um tempo para ser utilizado antes que cesse a bateria. Esse período é de aproximadamente 15 minutos, e esse é o tempo necessário para salvar e fechar os arquivos do computador, além de desligá-lo.

As baterias de dispositivos como os nobreaks, possuem um período de vida útil, e precisam ser trocadas a cada 2 a 3 anos, dependendo do modelo. Outra característica importante é a potência dos nobreaks que é medido em volt-ampère (VA). Através da potência, calcula-se por quanto tempo o nobreak suporta a interrupção de energia e quantos aparelhos podem ficar conectados a ele.

Diferença entre Nobreak e Estabilizador

O Nobreak ajuda a proteger a sua impressora

Além do nobreak, temos o estabilizador que também protege os equipamentos em oscilações de energia. Contudo, essa proteção se dá através da normalização das tensões altas e baixas, recebidas da rede elétrica, transformando elas em constantes e estáveis, ou seja, sem alterações, agindo desta forma, como um funil. Em muitos casos, quando existem grandes variáveis na corrente elétrica, o fusível do estabilizador queima, evitando que os equipamentos conectados ao estabilizador sejam afetados. Normalmente, basta trocar o fusível para que o estabilizador volte a funcionar.

Sendo assim, entendemos que a utilidade dos estabilizadores seja manter os níveis elétricos estáveis. Dessa forma, espera-se que ele nivele a tensão elétrica, e as voltagens de rede, evitando com isso, a queima de aparelhos, conforme citado anteriormente. Essa proteção ocorre, visto que os estabilizadores são compostos de chaves seletoras, fusíveis, tomadas de saída para ligar os aparelhos e uma chave de proteção para linhas telefônicas encontradas em alguns modelos.

Confira também: “Qual a diferença entre papel Sulfite e Offset?

Portanto, os nobreaks devem ser utilizados para proteção de equipamentos que não podem ficar sem energia, já os estabilizadores devem ser utilizados para nivelar a energia transpassada para os equipamentos elétricos.

Diferença entre Nobreak e Estabilizador

Estabilizador mantém os níveis de eletricidade estável

Autor: Marcelo Silva

Conteúdo Relacionados

Comentários (0)

postar comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Produtos em destaque

Kit com 2 Toner Compatível HP CE285A 85A 285A CE285AB | P1102 P1102W M1132 M1210 M1212 M1130 | 1.8k

R$ 59.15 à vista

Impressora Brother HL-1212W HL1212 Laser Monocromática com Wireless

R$ 460.35 à vista

Assine nossa newsletter

Receba novidades e promoções do nosso blog em seu e-mail.

Categorias