27 de junho de 2013

Diferença entre Toner e Cartucho

atualizado em 31 de março de 2016 às 12:41

Cartuchos, Dicas 1 comentário

Pra quem está começando a se aventurar ou quer entender um pouco mais sobre as impressoras e seus suprimentos, nada como uma explicação básica sobre a diferença entre Cartuchos de Toner e Tinta.

Diferença entre cartucho de toner e cartucho de tinta

Diferença entre cartucho de toner e cartucho de tinta

O primeiro passo é saber de qual tipo de impressora estamos falando, tendo como opções, as impressoras a laser ou jato de tinta e até mesmo as offset. Sabendo com qual tipo de impressora estamos lidando, fica muito fácil!

Veja também: Economize dinheiro com a manutenção preventiva! e mais: Qual a diferença entre papel sulfite e offset?

São dois os tipos de tintas existentes, que abastecem todos os tipos de máquinas que imprimem no mercado:

O Cartucho de toner nada mais é do que a tinta em pó

Ou seja, o Cartucho de toner é carregado em suas cores primárias, sendo conhecidas como CMYK: Ciano (C), Magenta (M), Amarelo (Y) e Preto (K). O toner é colorido e origina impressões de máquinas laser, pois quando o pó é aquecido, transfere através dos cilindros a imagem a ser gravada para o papel.

Já o Cartucho de tinta é um recipiente para tinta líquida

O Cartucho de tinta também vem nas cores primárias (CMYK) – evitando o contato direto com o mecanismo e liberando apenas a quantidade certa no papel. Estes são utilizados em impressoras jato de tinta, em suma mais caseiras e tem durabilidade inferior ao toner, mesmo levando em conta conteúdo impresso, imagem, chapado, texto, dentre outros dados a serem impressos.

Confira aqui algumas Dicas para maior vida útil do seu toner e conheça os materiais necessários para fazer recarga de cartucho de toner

Durabilidade

O pó de toner tende a ter maior durabilidade devido ao fácil uso da máquina deste conteúdo em pó, que passando pelo cilindro revelador, transfere tudo o mais que deve ser impresso para o papel, utilizando as leis da física de polos negativos e positivos, tendo em vista que opostos se atraem.

Para não esquecer:

O Cartucho de toner é tinta em pó para impressoras laser e o cartucho de tinta armazena tinta líquida para impressoras jato de tinta. A tecnologia laser é mais recente, tendo sido criado primeiro o método de impressão jato de tinta, mais simples, mais caseiro.

As impressoras laser são mais comuns em gráficas ou mesmo em escritórios / empresas. Elas originam impressões mais chapadas e como se utiliza de aquecimento para imprimir, tende a espelhar a superfície impressa, dando certo brilho e acabamento com aparência envernizada, sendo ideal para a impressão de fotos (a diferença para uma revelação fotográfica é apenas a ausência do verniz final).

Aproveite e conheça as impressoras com melhor custo x  beneficio do mercado e saiba um pouco mais sobre as vantagens das impressoras com tanque de tinta embutido

Já a impressão jato de tinta feita a partir de cartuchos de tinta líquida, tende a originar um resultado menos uniforme e opaco, além de mais caseiro. É ideal para impressão de textos de rascunho, pequenas impressões rápidas, como boletos, comprovantes, dentre outros documentos de última hora.

Gostou desse post? Compartilhe!

Artigos Relacionados:

Autor: Marcelo Silva

Conteúdo Relacionados

Comentários (1)

postar comentário
  1. jose silva disse:
    12/08/2015 às 21:11

    No caso das prefeituras que adoram xerox autenticado, reconhecimento de firma, declaração de endereço entregue pelo correio. Um papel impresso a laser e aceito

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Produtos em destaque

Impressora Brother HL-1212W HL1212 Laser Monocromática com Wireless

R$ 460.35 à vista

Kit com 2 Toner Compatível HP CE285A 85A 285A CE285AB | P1102 P1102W M1132 M1210 M1212 M1130 | 1.8k

R$ 59.15 à vista

Assine nossa newsletter

Receba novidades e promoções do nosso blog em seu e-mail.

Categorias