3 de dezembro de 2015

Dúvida: quanta tinta sobra em meu “cartucho vazio”?

atualizado em 3 de dezembro de 2015 às 09:50

Cartuchos, Impressora Sem comentários

A impressão está presente em nossas vidas de uma forma significativa. Atualmente, existem diversos tipos de impressoras, que são capazes de proezas que, antes, seriam impensáveis. Mas você sabe dizer se seu cartucho está realmente vazio?

Impressora Brother com Cartucho de Toner

Impressora Brother com Cartucho de Toner

Sendo parte fundamental e integrante das casas e escritórios nos dias de hoje, é consideravelmente desagradável imaginar uma situação em que, realizando um difícil trabalho ou atividade, a máquina acuse a falta de tinta na hora de imprimir o documento. Não há nada mais irritante, já que um simples cartucho tem o poder de nos deixar impotentes perante uma situação.

Cartucho cheio ou vazio?

Uma situação que já deve ter acontecido com você é a seguinte: no meio de uma impressão, a máquina envia mensagens dizendo que chegou a hora de trocar o cartucho. Mas você, como bom teimoso e persistente que é, ignora a mensagem e mesmo assim continua imprimindo os documentos por um bom tempo. Talvez até semanas.

Fique calmo. Isso tem se tornado costumeiro e sua possível suspeita de que ainda haja um pouco de tinta no cartucho é verdadeira!

Desperdício?

Há alguns meses, uma loja de impressão norte-americana, a Bellevue Fine Art, publicou um vídeo que demonstrava o desperdício de grandes quantidades de tinta pelas impressoras Epson 9900. O vídeo publicado no Youtube mostrava que, em determinados casos, os cartuchos que estariam vazios ainda continham cerca de 20% de carga.

Outros testes também foram realizados pela revista de informática PC World, uma renomada publicação mensal que traz várias notícias acerca de produtos tecnológicos e itens relacionados a computadores.

Nestes testes, a publicação encontrou diversos cartuchos que também deixam essa quantidade significativa de tinta, mesmo mandando mensagens aos usuários de que o cartucho está no fim. Algumas impressoras obrigam os usuários a trocar o cartucho quando eles ainda estão um pouco abaixo da metade. Desperdício seria a palavra de lei.

Razões da tinta desperdiçada

Alguns especialistas tentam responder à questão que pode preocupar os consumidores: por que sobra tanta tinta em meu cartucho “vazio”? Segundo eles, o fato ocorre, pois a secagem das tintas pode causar muitos danos à impressora, portanto é necessário que se deixe um pouco de tinta no cartucho para que a máquina nunca seque. Ou seja, ela trabalha com uma margem de “segurança”.

Alternativas para o consumidor

Uma alternativa para evitar as mensagens constantes para troca de cartucho é a compra de conjuntos recarregáveis ou kits bulk (tanques de tinta) com chips autoresetáveis que poderão, com um simples botão, recarregar o cartucho novamente após a mensagem de falta de tinta. É possível ainda utilizar uma máquina que permita ignorar a mensagem de nível de tinta, como, por exemplo, as impressoras Officejet da HP.

Outro meio é usar impressoras com tecnologias diferentes, como as que possuem cabeças de impressão embutidas nos cartuchos. Elas possuem uma maior eficiência, já que não precisam trabalhar com a margem de desperdício, pois o fato de ficar sem a tinta não danificaria a impressora.

A Epson, marca da impressora do vídeo da loja norte-americana, oferece também os chamados tanques de tinta, que têm a capacidade de durar até dois anos e possuem refis recarregados à parte.

Autor: Marcelo Silva

Conteúdo Relacionados

Comentários (0)

postar comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Produtos em destaque

Impressora Brother HL-1212W HL1212 Laser Monocromática com Wireless

R$ 460.35 à vista

Kit com 2 Toner Compatível HP CE285A 85A 285A CE285AB | P1102 P1102W M1132 M1210 M1212 M1130 | 1.8k

R$ 59.15 à vista

Assine nossa newsletter

Receba novidades e promoções do nosso blog em seu e-mail.

Categorias