15 de dezembro de 2016

Dúvidas sobre a sublimação? Nós respondemos

atualizado em 21 de dezembro de 2016 às 18:01

Sublimação 2 comentários

Apesar de toda a amplitude do mercado de impressão, ainda é muito comum que usuários e profissionais da área tenham dúvidas a respeito do funcionamento de alguns equipamentos e também de alguns processos de impressão. Um desses casos é o das impressoras sublimáticas, ou impressoras de sublimação.

Impressorasublimaticas

Apesar de estar presente no mercado há bastante tempo, o seu formato diferenciado de impressão faz com que muitas pessoas tenham dúvidas sobre o processo utilizado pelas impressoras sublimáticas. Entre as dúvidas mais comuns estão as seguintes:

Como as impressoras sublimáticas trabalham as cores para alterar a qualidade das estampas?

É possível dizer que o conhecimento das cores no processo de sublimação pode diferenciar o sucesso do fracasso nesta área. Isso acontece porque as cores resultantes do trabalho de uma impressora sublimática é o seu produto final e a prova da qualidade do seu trabalho. Se a impressão for de baixa qualidade, totalmente diferente do que o cliente espera, então, sua referência vai por água abaixo.

A primeira coisa com relação a isso é saber que o resultado final quase sempre será diferente das cores apresentadas em uma tela de monitor. Seja qual for a tecnologia dessa tela, a iluminação e o processo de reprodução das cores impedem que as cores sejam iguais.

Entenda também:

Toda impressão trabalha com o esquema de cores CMYK, certo? Errado. Para trabalhar com impressoras sublimáticas, é preciso adotar o sistema RGB. Você até pode tentar utilizar o tradicional CMYK, mas apenas para título de tirar dúvidas e comparar as diferenças.

A outra variável é com relação ao material e sua cor. O branco, por exemplo, é o preferido dos casos, pois é considerada a cor neutra na sublimação, mas o ideal é montar uma cartela de cores com os materiais específicos, como um tecido, por exemplo, para ter como ponto de referência na realização dos trabalhos.

O cenário ideal é montar uma paleta de cores aplicadas nos materiais específicos e com o código das cores identificando cada uma delas.

Existe diferença na impressão sublimática de acordo com o objeto onde será impresso?

Sim, existe. Esta, na verdade, é a principal relação que diferencia o trabalho da área. Ainda que as tintas e os papéis apropriados possam parecer “unificar” o trabalho da impressão sublimática, o processo envolve fatores que são diferenciados de acordo com o tipo de material por causa de dois itens;

Entenda também:

O processo de sublimação é resultado de um processo químico que envolve temperaturas elevadas para que a impressão seja considerada um sucesso. Essa situação acarreta diretamente em duas coisas: a temperatura correta e o tempo exato para que a impressora sublimática realize seu trabalho corretamente.

Qual é a temperatura e o tempo correto para realizar uma impressão sublimática?

A grande questão relacionada a isso é que a impressão sublimática pode ser feita em diferentes tipos de materiais, o que significa que a temperatura e o tempo de exposição podem variar de acordo com este material. Um exemplo prático: a impressão sublimática em uma porcelana leva mais tempo do que a impressão em um tecido mais fino.

Isso significa que o segredo é conhecer o material onde a impressora sublimática fará o trabalho. Uma lista rápida para comparar as diferenças organizadas em:

Material / Temperatura / Tempo / Pressão:

Azulejos / 200° C / 220 segundos / Leve

Cerâmica / 190° C / 180 segundos / Média

Neoprene / 200° C / 60 segundos / Média

Placa de alumínio / 200° / 90 segundos / Alta

Vidro cilíndrico / 190° C / 200 segundos / Média

E aí, conseguiu tirar suas dúvidas? Quer saber mais a respeito do processo de sublimação ou tem mais dúvidas sobre o assunto? Deixe suas perguntas e comentários abaixo para que possamos responder.

1. natan disse:
    20/10/2017 às 16:36

Boa tarde,
    tenho duvidas em qual material usar para sublimar peças escuras, tipo preto, cinza, etc…

2. Grazielly disse:
    03/01/2018 às 17:41

Olá,

Irei iniciar estampando T-Shirts para venda. Mas estou com muitas dúvidas.

Eu faço a impressão no papel Transfer especifico, mas ainda preciso da máquina especifica de estampar certo ?

Obrigada