13 de janeiro de 2015

Economia ao imprimir: proteção do meio ambiente!

atualizado em 13 de janeiro de 2015 às 17:23

Artigos 1 comentário

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre sustentabilidade. Mas o que significa isso? Práticas sustentáveis são aquelas que reduzem ao máximo a agressão ao meio ambiente. Atitudes assim  propiciam uma perspectiva otimista com relação ao nosso planeta, a nós e aos nossos descendentes num futuro de curto e longo prazo. Com o aquecimento global tornando-se uma realidade palpável dia após dia, o assunto a respeito da preservação ambiental tem estado em alta e é sobre isso que nós vamos falar hoje!

Se você está se perguntando como pode proteger o meio ambiente, vamos dar uma dica: economizando papel! Nesse texto, explicaremos as consequências do uso desmedido desse material. Veja bem: considerando uma árvore da espécie eucalipto – que é a mais utilizada no Brasil para esse fim – e que o papel utilizado seja do tamanho A4 com gramatura de 75g/m²; são necessários 7% de uma árvore para fazer uma resma com 500 folhas de papel, ou seja, para criar 15 resmas de papel é necessário uma árvore inteira!

Além disso, a despesa gerada pelo uso de papel também pode ser enorme: uma caixa com 5.000 folhas de papel – considerando 10 resmas de 500 unidades cada –  custa aproximadamente R$ 140,00. Em uma empresa de porte médio podem ser utilizadas aproximadamente 10 resmas de 500 unidades por semana, somando R$ 560,00 em 01 mês e totalizando o valor de R$ 6.720,00 em 01 ano. Muito, não é mesmo?!

Felizmente nos dias de hoje existem papéis reciclados e impressoras que proporcionam uma economia maior de papel, como por exemplo, as multifuncionais com duplex que imprimem frente e verso. Alguns  equipamentos, além de imprimir nas duas faces do papel, enviam fax e digitalizam de ambos os lados, ajudando a economizar e a favorecer a prática sustentável.

Agora, que tal economizar com os gastos com papel e ajudar o meio ambiente?

Imprima somente o necessário

Seja econômico: alguns documentos precisam de cópia física, tais como comprovantes de pagamentos ou contratos, mas se o restante dos dados você puder armazenar em um computador, pen drive ou hd externo, melhor!

Margens – Quanto menor a margem, mais você economiza!

Se você utiliza o Microsoft Word, segue abaixo o passo a passo para a redução de margens para economia de papel:

1. Abra o programa e vá à aba “Layout da Página”;

2. Selecione a opção “Margens” e diminua o tamanho;

• A margem de 2,5 x 3cm sendo alterada para 1,27 x 1,27cm permite que mais caracteres sejam utilizados por folha, diminuindo a necessidade de mais papéis;

Impressão frente e verso, diminui em até 50% o gasto com papel

A maioria das impressoras/multifuncionais possui o duplexador, que é o responsável por imprimir um conteúdo na frente e no verso do papel, reduzindo pela metade as despesas!

Para imprimir frente e verso, siga os seguintes passos:

1. No word, clique no botão Office e selecione a opção “Imprimir”;

2. Em “Propriedades” da impressora, você encontra a aba “Acabamentos”, selecione a opção “imprimir em ambos os lados”;

• Lembrem-se, ao comprar a impressora, você deve observar se ela possui ou não a opção de impressão duplex, pois nem todos os equipamentos acompanham esse recurso.

botão office-imprimir-matéria

Se o Word do seu PC não possuir o “Botão Office” e sim um campo com o nome “Arquivo”, você deve clicar nele e em seguida em “Imprimir”. A partir daí você terá acesso à opção de selecionar se quer imprimir somente de um lado ou dos dois lados;

arquivo-imprimir-matéria

Preste atenção nas fontes utilizadas

A diferenciação das fontes (e tamanho das mesmas) ao longo do texto faz toda a diferença!

Espaçamento

De acordo com as normas ABNT, o espaçamento padrão a ser utilizado é de 1,5 cm em trabalhos universitários. Porém, sempre que puder, utilize um espaçamento menor para economizar papel com caracteres menores. Para selecionar o espaçamento desejado no word siga os seguintes passos:

1. Na aba “Página Inicial” ou “Início” no local “Paragrafo” você encontra o “espaçamento”

espaçamento-matéria

Utilize folhas recicladas sempre que possível

O papel reciclado diminui o desmatamento de árvores novas e ajuda a contribuir para a conquista de um meio-ambiente mais saudável!

Nossa empresa apoia a sustentabilidade! Temos variados suprimentos para recargas de toner, além de vídeos que poderão auxiliá-lo nessa prática sustentável, poupando assim o seu dinheiro e preservando a natureza!  Confira também as impressoras multifuncionais com recurso de impressão duplex em nosso site: www.creativecopias.com.br.

Gostou?! Então compartilhe essas dicas com os seus amigos  e ajude o planeta nessa causa!

1. IMPRESSÃO DE BOLETOS | Porto Panorama disse:
    26/03/2015 às 7:08

[…] texto acima está em http://blog.creativecopias.com.br/economia-ao-imprimir-protecao-meio-ambiente/   Faça você também a sua parte! […]