24 de maio de 2017

Como escolher o projetor ideal para você

atualizado em 4 de agosto de 2017 às 16:23

Acessórios, Dicas, Informática Sem comentários

Quando o assunto é encontrar projetor ideal para a sua necessidade, é difícil encontrar delimitar porque um modelo específico é melhor que outro. O conjunto de informações que explicam o funcionamento de um projetor não chega a ser tão complicado, no entanto, é preciso saber exatamente quais funções se espera do aparelho, as chances de fazer uma boa compra serem maiores.

Para te ajudar com isso, listamos aqui alguns pontos importantes que todos devem levar em consideração antes de escolher o projetor ideal.

Onde o projetor será usado, em área interna ou externa?

Mesmo que você goste de uma marca específica ou tenha visto que é importante saber qual a resolução do projetor, a necessidade é sempre o primeiro item que o aparelho deve cumprir. E isso significa saber se o seu projetor será utilizado em ambientes internos ou externos.

PAICE

E por que isso? Simples, os projetores funcionam com imagens que se tornam visíveis de acordo com a iluminação do local. Para medir isso, os projetores usam o lúmen, a unidade que define qual visível uma imagem é de acordo com a iluminação.

Para se ter uma ideia prática, um projetor para ambientes pequenos e fechados, precisa de menos de 1 mil lúmens para tornar a projeção visível, enquanto locais maiores precisarão de aparelhos que alcancem de 2 a 4 mil lúmens. Agora, se o uso do projetor será externo, nada com menos de 4 mil lúmens pode ser considerado para ter uma imagem visível e funcional.

O brilho do projetor é tudo (brilho em cores ou brilho em branco)

Como você viu, o brilho do projetor é medido em lúmens, logo, quanto mais lúmens, maior o brilho e, consequentemente, melhor o projetor. Ainda assim, você não precisa se preocupar em ter um número muito alto de lúmen se a sua necessidade não requer isso (mas vamos falar disso logo adiante).

VerG19339

O que você precisa saber na hora de comprar o projetor é saber comparar os modelos que estão disponíveis. Quando falamos de brilho no projetor, dois detalhes precisam ser analisados: o brilho em branco (white brightness) e o brilho em cores (color brightness). Como o próprio nome diz, esses dois itens identificam a quantidade de brilho para cada uma dessas opções, para o branco e para todas as outras cores. O segredo para escolher o melhor é ter os números dessas duas opções bem próximos, resultado em imagens mais vivas.

Você precisa de um projetor para sua casa ou para o trabalho?

Essa é uma pergunta que, na verdade, esconde uma intenção por trás. Há um consenso que, muitas empresas utilizam projetores para apresentações em salas de reuniões, enquanto que os projetores voltados para uso doméstico são mais usados para filmes e entretenimento. Isso serve para ilustrar a necessidade de resolução do projetor com base na intenção do uso.

Clbeb

Se o projetor é utilizado para apresentações, significa que resoluções de 800 x 600 pixels ou 1024 x 768 pixels são suficientes, pois grande parte das imagens que serão projetadas será estática, não exigindo um grande detalhe em movimentações rápidas.

Já na outra ponta, quando o projetor é voltado para o uso doméstico e, na grande maioria dos casos, para o entretenimento, a resolução e a boa definição é importante para melhorar a experiência com filmes, jogos e programas televisivos. Neste caso, a resolução precisa ser maior, precisando de números como 1920 x 1080 (o chamado Full HD) ou o 1280 x 720 (HD).

Bohnjhgmjhaasda

Verifique a tecnologia do projetor

Atualmente, o mercado possui, basicamente, dois tipos de tecnologias para os projetores, que deixam as pessoas geralmente na dúvida de qual escolher. Isso porque a maior parcela dos produtos comercializados para o grande público é dos projetores com tecnologia DLP, acrônimo de Digital Light Processing, que pode ser traduzido como Processamento Digital de Luz.

O concorrente dessa tecnologia é o já famoso LCD, usando os painéis de cristal líquido para projetar as imagens do aparelho. A principal diferença entre eles é a nitidez das imagens, enquanto o primeiro tem maior limitação, o segundo oferece imagens mais reais e sem muita perda de iluminação. Claro que essa diferença se reflete no preço, sendo que o projetor de DLP tem custo mais acessível.

Star3r3r

Outros tipos de tecnologias também estão presente na história ou no mercado, como é o caso do CRT ou do LCoS, que usa cristal líquido no silicone, mas, enquanto um é considerado defasado, o outro é muito mais caro que o convencional.

Lembre-se do alcance do projetor

Gbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb

 

Muita gente se preocupa com alguns números e esquece que a distância é bastante importante para que um projetor funcione adequadamente. A parte boa é que esses números são fáceis de se conseguir e também de avaliar.

 

 

 

Não se esqueça das conexões do projetor

BIwah

 

Para finalizar, antes de se decidir, sempre verifique quais são as conexões disponíveis para fazer com que o projetor converse com a fonte de informação. Não importa qual seja o aparelho, é imprescindível que a comunicação seja possível.

 

 

 

Atualmente, é quase um padrão que os projetores possam conversar com os aparelhos através das entradas VGA e HDMI para a conexão com fio. A terceira opção é a conexão wireless, essencial para gadgets como tablets e smartphones.

VEJA TAMBÉM!

Como descobrir se seu cartucho HP está queimado

Como escolher o scanner de acordo com sua necessidade

Modelos de impressora Epson para ter em casa

Autor: Marcelo Silva

Conteúdo Relacionados

Comentários (0)

postar comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Produtos em destaque

Kit com 2 Toner Compatível HP CE285A 85A 285A CE285AB | P1102 P1102W M1132 M1210 M1212 M1130 | 1.8k

R$ 49.09 à vista

Impressora Brother HL-1212W HL1212 Laser Monocromática com Wireless

R$ 469.14 à vista

Assine nossa newsletter

Receba novidades e promoções do nosso blog em seu e-mail.

Categorias