22 de janeiro de 2018

Impressora Jato de Tinta HP: qual modelo devo comprar?

atualizado em 22 de janeiro de 2018 às 13:45

Impressora Sem comentários

Quem trabalha utilizando impressoras, ou simplesmente acompanha as tendências, sabe que o mercado procura, frequentemente, criar novas tecnologias, tanto para facilitar ainda mais a vida dos consumidores (aumentando a produtividade, gerando menos gasto, entre outros), ou simplesmente renovando sua linha de produtos.

Os modelos de impressora jato de tinta HP são exemplos de como, a cada nova linha, são incrementadas tecnologias, features e avanços que podem justificar o investimento, seja por quaisquer dos motivos citados anteriormente – ou também por outros que mencionaremos na sequência. A grande questão que fica é saber identificar: qual o modelo de impressora, com quais dessas features, é ideal para mim?

Essa difícil pergunta levanta alguns itens que precisam ser analisados e, por isso, nós listamos, aqui, o que você pode levar em conta na hora de comprar a sua impressora e, no caso, com a grande variedade de produtos e modelos, vamos falar apenas de modelos jato de tinta HP.

Como escolher a impressora jato de tinta HP certa

A mais importante dica quando se fala em adquirir uma impressora está relacionado à sua necessidade. Não importa quais são as vantagens do modelo, ele precisa suprir o que você precisa, de acordo com a sua realidade.

Essa afirmação traz à tona um detalhe importante: modelos de impressora que não são os últimos lançamentos ainda podem ser a melhor solução para o seu problema. Sim, parece estranho, mas é verdade.

Claro que você não pode usar o fato dos modelos serem antigos como justificativa para realizar a aquisição, mas a questão é: o que você precisa?

Velocidade de impressão, economia nos insumos, tecnologia wifi, impressão via aparelhos móveis (smartphones e tablets), ausência de cartucho de tinta (os chamados modelos de impressora com tanque de tinta); tudo isso deve ser levado em consideração na hora de encontrar a sua impressora jato de tinta HP, mas outros fatores também são importantes.

Qualidade de impressão: uma característica que está presente em impressoras jato de tinta HP ou até mesmo de outras marcas é a variação da qualidade. Não é difícil encontrar modelos que anunciam a mesma resolução e, ainda assim, entregam resultados diferentes. Entretanto, se você precisa de uma orientação, confira a quantidade de DPI da impressora.

DPI significa dots per inch, ou o mesmo que “pontos por polegada”. Como o nome diz, é a quantidade de pontos que a impressora colocara em uma polegada: quanto mais pontos ela colocar, indica que a resolução terá mesmo “espaço” entre esses pontos, formando uma imagem mais nítida e, consequentemente melhor. Apenas isso não define, mas é um bom índice para se averiguar.

Cartucho de tinta HP: optar por uma impressora jato de tinta HP tem seus benefícios quando o assunto é encontrar insumos para o equipamento. Isso porque o mercado conta com várias opções de cartuchos oficiais e também opções compatíveis que contam com garantia do distribuidor ou fabricante, oferecendo segurança e economia em diferentes casos.

Os cartuchos de tinta HP são conhecidos por serem facilmente encontrados e também por contar com muitas opções de assistência técnica. Claro que, quem adquire um equipamento não o faz pensando em enviá-lo para o conserto, porém, quando isso acontece, poder contar com profissionais que trabalham com o modelo e com a marca é uma tranquilidade a mais.

Conectividade da impressora: atualmente, a grande parte das impressoras se comunica com os computadores através do cabo USB. Isso, porém, não é uma regra e, em alguns casos, é possível que a sua real necessidade precise de mais opções. É por isso que muitos modelos também contam com a possibilidade de conectar uma impressora à rede diretamente pelo cabo (de rede), como também o funcionamento sem fio, que permite à impressora conversar com diferentes aparelhos. Alguns modelos de impressora jato de tinta HP ainda contam com a comunicação com os aplicativos para tablet ou smartphone, que facilitam ainda mais a impressão.

Sistema Operacional compatível: e se a conectividade é importante, a compatibilidade com os sistemas também o é. Checar isso é imprescindível para assegurar o funcionamento com todos os aparelhos que você mais usa. Um exemplo muito comum é uma pessoa contar com um computador rodando Microsoft Windows, um celular utilizando Android e um iPad com iOS. Se você utiliza esses três aparelhos para enviar impressões, assegure-se que o modelo de impressora HP é compatível com todos eles.

Design da impressora: quando se fala de design, muita gente pensa que se trata apenas da beleza da impressora. Quem conhece o termo sabe que a questão é uma pouco mais complexa. O design de uma impressora jato de tinta HP é pensado não apenas no formato do aparelho, mas também em qual ambiente ele pode ter maior harmonia e até mesmo praticidade. Um dos quesitos relacionados a isso é o próprio tamanho da impressora que, dependendo onde se imagina a posição dela, é preciso que ela seja compacta, por exemplo.

Levando em consideração todos esses pontos, as chances de encontrar o modelo perfeito para sua necessidade são bem grandes. A boa notícia é que na loja da Creative Cópias há uma grande variedade de modelos de impressoras jato de tinta HP e, com certeza, você poderá analisar todos esses itens acima e encontrar aquela que melhor se encaixará nos seus trabalhos ou estudos.