2 de dezembro de 2016

Impressora sublimática para chinelos personalizados

atualizado em 9 de dezembro de 2016 às 15:07

Arte Gráfica, Artigos, Cartuchos, Dicas, Impressora, Papel Fotográfico, Sem categoria, Sublimação Sem comentários

O mercado de impressão é um mundo amplo e cheio de possibilidades. Há diferentes subáreas relacionadas que permitem a empreendedores conseguirem desenvolver negócios lucrativos, entre elas estão os chinelos personalizados.

chinelo-personalizado-sublimação

Como é feito o processo da sublimação nos chinelos?

A sublimação é um processo de impressão conhecido que teve uma grande difusão e aceitação pelo mercado. As impressoras sublimáticas trabalham com um tratamento especial de tinta sobre uma superfície, fazendo com que desenhos e formas sejam impressos diretamente nesses materiais, resultando em peças que acabam por se tornar uma só com a tinta. Isso significa tecidos, plásticos e borrachas de diferentes composições, que têm suas superfícies fixadas com esses desenhos e formas.

chinelo-personalizado-sublimação_

Diferença com o método transfer

Essa definição pode despertar em alguns a comparação com o famoso método transfer. E, apesar da semelhança prática, a maior diferença está diretamente na aplicação. Enquanto o transfer é aplicado através de uma película superior que é “fixada” a outro material, tecido de uma camiseta, por exemplo, as impressoras sublimáticas fazem com que a tinta se tornem parte da peça.

Qual método eu escolho?

Para o consumidor final, produtos resultantes de impressoras sublimáticas se tornaram mais vantajosos, já que a tinta no objeto se torna muito mais resistente e difícil de ser apagada, mantendo a beleza do objeto adquirido por muito mais tempo.

Essa percepção do cliente final fez com que o mercado de impressoras sublimáticas crescesse e oferece possibilidades numerosas para autônomos e empreendedores.

Cada vez mais esses itens se tornam comum por diferentes motivos: brindes, presentes, lembranças de festas, entre outras. Mas, quem deseja ingressar no ramo precisa conhecer algumas diferenças importantes acerca do processo.

Chinelos resignados e chinelos em tecido especial

Os chinelos personalizáveis são divididos em dois grupos: os chinelos resinados e os chinelos com tecido especial para sublimação. Eles possuem características diferentes e, também, prós e contras, e a diferença está no processo de confecção.

sublimação-chinelo

Chinelo personalizado resignado

Os chinelos resinados sofrem um tratamento químico em sua superfície, onde é feita uma limpeza, em seguida uma aplicação de aderência para impedir que a resina entre em contato com a borracha do chinelo (essa etapa é chamada de bloqueio) e, por fim, é aplicada a resina sublimática. Depois disso, aguarda-se cerca de 72 horas para concluir o processo.

Chinelo personalizado em tecido

Já os chinelos com tecido especial para sublimação contam com um processo mais direto: em chinelos feitos de EVA ou borracha, é aplicada uma superfície de tecido à base de poliéster. Essa camada é colada através do aquecimento com uma máquina de prensa térmica. Esse maquinário atinge cerca de 200 graus célsius e fixa a imagem diretamente no chinelo, sem precisar de outras etapas.

Vantagens e desvantagens

Enquanto o processo em chinelos resinados permite que sejam feitos produtos em marcas consagradas como Havaianas, mantendo a marca visível, este processo também é demorado e trabalha com materiais tóxicos, além de ser limitado a chinelos de cor branca. Outro detalhe é que grande parte das resinas estão sujeitas a rachaduras ao longo do tempo.

Enquanto isso, os chinelos com tecido especial para sublimação são fáceis e rápidos de se criar, com um processo ágil e englobam várias cores de chinelos. Entretanto, também é fácil encontrar materiais de qualidade duvidosa no mercado, resultando em resinas que descolam com o tempo.

Veja modelos de impressoras sublimáticas:

Impressora Multifuncional Epson L220

impressora--epson-l220

Impressora Multifuncional Brother DCP-T300

impressora-sublimática-dcp-t300-brother

Ambos os modelos trabalham com tinta colorida e utilizam o formato “tanque de tinta”, que economiza muito mais insumos em seus trabalhos.

tinta-sublimática-epson

tinta-brother-dcp

E, por fim, as muitas opções de papel sublimático para a impressão. Variando em tamanhos, gramaturas e unidades por pacote.

papel-sublimático