27 de maio de 2015

Imprimir obras de arte e decorar seu ambiente

atualizado em 27 de maio de 2015 às 16:21

Impressora 1 comentário

Os amantes do mundo das artes têm à disposição uma excelente opção na internet para imprimir obras gratuitamente para a decoração de ambientes. O site da National Gallery of Art (NGA), de Washington, nos Estados Unidos, tem mais de 45 mil quadros em alta resolução para serem impressos e utilizados na decoração.

O NGA é uma verdadeira galeria de imagens digitais, levando ao público as principais coleções da Galeria Nacional de Arte. Na plataforma online, os usuários podem pesquisar, compartilhar e baixar imagens para impressão de forma rápida e prática.

O site apresenta um guia completo e didático de instruções para a correta reprodução das obras de arte. As imagens digitais têm acesso livre e gratuito para download e uso. Para ter acesso aos arquivos, basta acessar o site www.nga.gov e criar uma conta, com login e senha. O site está em inglês, mas isso não dificulta o entendimento do processo de download das obras de arte para impressão.

As imagens da galeria foram digitalizadas com o apoio da Fundação Samuel H. Kress, com o objetivo de estimular o conhecimento e a paixão pelas artes. Para se tornar um usuário do site, é preciso fazer um registro simples, com informações como nome e sobrenome, e-mail, empresa onde trabalha e senha de acesso.

Como fazer o download das obras de arte?

A National Gallery of Art não cobra nenhuma taxa pelo uso e acesso às imagens. Para fazer o download das obras de domínio público, é necessário fazer o login na plataforma, escolher a obra desejada e clicar no ícone “Download Now”. A imagem dimensionada de acordo com a necessidade do usuário será baixada diretamente em seu computador pessoal, em alta resolução. No momento do download, o usuário tem a opção de inserir informações sobre o projeto e destinação da imagem, mas isso não é obrigatório.

Dependendo do tipo de projeto, o próprio sistema do site apresenta o tamanho de download mais apropriado para a imagem, porém o usuário pode escolher as definições da imagem no menu da galeria. É importante ressaltar que o download pode demorar alguns minutos, pois o sistema prepara as imagens em alta resolução. Durante esse processo, o usuário não deve fechar a janela do seu navegador.

É possível baixar até 5 imagens em alta resolução de uma só vez com a ferramenta “Baixar Lightbox”. Para usar este recurso, basta adicionar as imagens desejadas e selecionar o comando Transferir, que fica no menu Ações.

As imagens das obras de arte estão disponíveis em três tamanhos: Lecture, ½ Página e Página Completa, no formato JPEG. No site, os usuários podem imprimir obras de artes variadas nas sessões Galeria Francesa, Auto-Retratos, Música, Impressões Íntimas e até mesmo numa sessão com as obras de arte mais requisitadas.

Essa é uma excelente plataforma virtual para quem gosta de decorar ambientes com quadros especiais e pinturas marcantes e qualificadas. Utilize uma boa impressora para ter imagens em alta resolução e escolha molduras bonitas e sofisticadas para receber as obras de arte da NGA.

1. Marília Leite Vilas Boas Calixto disse:
    27/09/2015 às 23:06

Fico feliz de ter a oportunidade de conhecer obras artísticas para apreciar e conhecer seus criadores e sua trajetória no campo do belo.