20 de outubro de 2016

Aprenda a instalar impressora no Ubuntu

atualizado em 20 de outubro de 2016 às 15:45

Dicas, Impressora, Informática Sem comentários

Ubuntu é o nome de uma das mais conhecidas plataformas Linux do mercado. Famoso pelo seu código aberto e por uma estrutura de funcionamento considerada altamente inclusiva e fácil de utilizar, o sistema baseado no conceito de software livre também se tornou um grande exemplo de sucesso pela chamada ‘filosofia ubuntu’.

Como Instalar Impressora no Ubuntu

Como Instalar Impressora no Ubuntu

O termo ubuntu, que significa “humanidade para os outros”, remete à ideia de que um sistema operacional e suas ferramentas sejam distribuídas gratuitamente e tenha como característica a disponibilidade e funcionamento pleno no idioma acessível daqueles que o utilizam.

Mesmo com seu grande alcance e sucesso ao redor do mundo, é comum muitas pessoas que o utilizam, ou passam a utilizar tal sistema operacional, acabem por ter muitas dúvidas acerca de seu funcionamento. E, se muita gente tem dúvidas de como instalar impressora em sistemas operacionais mais conhecidos, com certeza há também muitas dúvidas acerca de como instalar impressora no Ubuntu.

Veja também:

Este procedimento diz respeito a instalar impressoras no Ubuntu que serão feitas diretamente na máquina, também chamado de instalação local, e que serão configuradas para funcionar ligadas através de um cabo de comunicação (atualmente, o mais utilizado é o cabo USB, mas pode variar de acordo com a fabricante e modelo).

O procedimento é simples. Na área de trabalho do Ubuntu, é preciso acessar o menu de configurações, disponível no canto superior direito, simbolizado pelo desenho de uma engrenagem.

Dentro do menu, deve selecionar a opção Configurações do sistema. Essa opção mostrará uma tela com várias opções dividas em três grupos, Personal, Hardware e System. Como se trata de um componente físico, é só procurar pela opção Impressoras, visível através de um ícone do equipamento.

Como instalar impressora no Ubuntu - Configurações

Como Instalar Impressora no Ubuntu: Configurações

Neste momento, a impressora já deve ter sido plugada fisicamente ao computador ou notebook. Somente depois da conexão física é que se deve selecionar essa opção, o sistema mostrará uma caixa de diálogo sobre impressoras, mostrando uma lista de impressoras já instaladas no sistema. Ao final da lista, um botão “Adicionar” é o comando para uma nova instalação. Caso não haja nenhuma, o sistema também informará e apresentará o mesmo botão.

Como instalar impressora no ubunto: Impressoras > Adicionar

Como Instalar Impressora no Ubuntu: Impressoras > Adicionar

Acionando o botão Adicionar, uma nova tela será apresentada listando todas as impressoras disponíveis para a instalação. Se tiver sido feito tudo corretamente, a impressora estará presente na lista de dispositivos para selecionar. Basta o usuário selecionar e pedir para o sistema prosseguir através do botão Avançar ou Forward.

Como Instalar Impressora no Ubunto: Selecionar Dispositivo

Como Instalar Impressora no Ubuntu: Selecionar Dispositivo

A tela seguinte já é uma confirmação de que o sistema irá instalar a impressora no Ubuntu está sendo instalada, pois todas as informações disponíveis estão relacionadas à identificação do dispositivo como um Nome para identificação, uma Descrição opcional, para apresentar mais informações acerca do equipamento e também um campo para informar a Localização, mas que também é opcional.

Como Instalar Impressora no Ubunto Descrever Dispositivo (Opcional)

Como Instalar Impressora no Ubuntu Descrever Dispositivo (Opcional)

Depois disso, basta dizer para o sistema aplicar tais configurações através do botão Aplicar ou Apply. Logo em seguida, o sistema fará o reconhecimento e concluirá o procedimento de instalar impressora no Ubuntu mostrando uma nova caixa de diálogo perguntando acerca da impressão de uma página de testes. O usuário pode fazer o teste para assegurar que a impressora foi instalada corretamente, ou cancelar e executar a impressão quando desejar.

Como Instalar Impressora no Ubuntu: Imprimir Teste

Como Instalar Impressora no Ubuntu: Imprimir Teste

No caso de impressoras wifi, o procedimento é praticamente o mesmo. Mesmo com impressoras sem fio, o reconhecimento e a instalação deve ser feita através do cabo físico de comunicação. Depois da instalação, sim, a impressora não necessita mais do cabo para funcionar, mas, obrigatoriamente, deve estar presente em uma rede wifi para que funcione.

Se a impressora for instalada pela rede, só há uma diferença. No momento de encontrar as impressoras listadas já reconhecidas no computador, é preciso encontrá-la através de seu endereço na rede.

Autor: Marcelo Silva

Conteúdo Relacionados

Comentários (0)

postar comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Produtos em destaque

Impressora Samsung M2020 com o menor preço!

R$ 483.6 à vista

Assine nossa newsletter

Receba novidades e promoções do nosso blog em seu e-mail.

Categorias