23 de outubro de 2017

Luminária LED: diferença entre branco frio e branco quente e como escolher

atualizado em 16 de novembro de 2017 às 13:29

Dicas Sem comentários

A iluminação é um fator fundamental para qualquer tipo de ambiente: quando feita de forma correta e em taxas adequadas, garante beleza, utilidade e conforto aos espaços. Mas tudo isso depende do conhecimento a respeito dos modelos de luminárias vendidas hoje em dia. Aqui você saberá um pouco mais a respeito das luminárias de LED que possuem muito mais qualidade, tempo de vida, e ainda representam baixo, na questão do custo no consumo de energia, e algumas vezes, até no momento da aquisição. E ainda vai entender quais as diferenças entre luz branca fria e luz branca quente.

Modelos de luminárias

Atualmente, existem cinco tipos de luminárias no mercado: LED (diodos emissores de luz), fluorescentes compactas, fluorescentes tubulares, halogênicas e incandescentes. Os modelos de luminária LED são os mais interessantes para todos os ambientes.

Luminária-de-Emergência-|-30-LEDs-Bateria-de-Lítio-2W-Bivolt

Diferença entre branco frio e branco quente

Muita gente quando ouve as expressões “branco quente” e “branco frio” acredita que os termos tratam a respeito da quantidade de calor dissipada pelas luminárias, mas os significados não são esses.

Branco frio e branco quente diz respeito ao tom de cor que as luzes proporcionam para os ambientes. O branco quente é a tonalidade mais avermelhada (lâmpadas 2700~3200k – valores similares às lâmpadas incandescentes). Já o branco frio é o tom mais claro do amarelo ao branco, uma tonalidade mais fria e com maior atividade (lâmpadas 5500~6500k – cor semelhante às lâmpadas fluorescentes).

Como escolher o tipo de luminária ideal?

Antes de escolher um modelo de lâmpada ou luminária, é preciso avaliar muito bem quais são as necessidades dos ambientes, além disso, qual o sentido que você gostaria que eles tivessem. Em termos decorativos, para iluminações em forro de gesso, por exemplo, os modelos de embutir são os mais indicados. Agora se a intenção é colocar a luminária sobre a laje, modelos de sobrepor são os recomendados.

Podemos citar também as lâmpadas dicroicas e fluorescentes que são ótimas para iluminação no geral. Ao contrário das lâmpadas minidicróicas que são destinadas a fins decorativos e de destaque. As cores e as tonalidades também surtem muitos efeitos nos espaços. Os tipos de branco quente (tom avermelhado) ficam melhor em áreas onde as pessoas necessitem relaxar, como, por exemplo: quartos, salas de TV, espaço para descanso no escritório, etc. Já os tipos de branco frio (tom amarelo ou branco) provocam sensações de despertamento, são excelentes para colocar em lugares onde as pessoas têm que desenvolver diferentes formas de atividades, ou seja, são indicados para: cozinha, área de churrasco, salão de festa, escritório, academia, entre tantos outros.

Para reforçar, se você deseja mais praticidade, discrição e principalmente economia nas contas de luz, prefira lâmpada e luminária LED. Esses tipos evitam que você precise providenciar frequentemente novas lâmpadas ou luminárias. Além disso, garantem espaços muito melhor iluminados para tonas as finalidades.

Vantagens da luminária LED

Luzes de LED são fabricadas com a mesma quantidade de lumens das luminárias incandescentes e halogênicas, mas as primeiras oferecem muito mais vantagens. O primeiro ponto é sobre o tempo de vida útil, a luminária LED possui de 20 a 45 mil horas, enquanto as luminárias halogênica e incandescente apresentam apenas de 6 a 15 mil horas de duração.

Essa discrepância entre os períodos de vida útil faz com que valha a pena pagar o preço um pouco mais alto nas luminárias de LED. Além disso tudo, podemos citar a significativa redução dos custos com a conta de luz para quem usa luminária LED. De acordo com engenheiros eletricistas, a diminuição no valor da conta chega a 85%, uma taxa excelente para usuários que realmente estão precisando economizar dinheiro.

A luminária de LED também possui matéria-prima de alumínio, um tipo extremamente resistente e leve. Já o design é planejado e desenvolvido para ser bem slim, ou seja, mais fino e básico. A manutenção é completamente fácil e barata, além disso, a luminária de LED não emite raios ultravioletas ou infravermelhos e nem emite calor que costuma atrair os insetos e deixar os espaços quentes.

Outra vantagem dos modelos de luminária LED é que a grande variedade permite que as opções combinem com praticamente todas as formas de decoração de ambientes, sejam eles domésticos ou profissionais.

Onde comprar lâmpadas e luminária LED

No site da Creative Cópias, é possível encontrar modelos de luminária LED para esses muitos ambientes, contando com a garantia de qualidade de marcas confiáveis e também com a efetividade e facilidade da loja virtual. Entre os nomes disponíveis estão marcas como a Elgin, com modelos de lâmpada LED tubular, bulbo ou luminária LED de emergência.

Além de equipamentos essenciais para o escritório, a Creative Cópias ainda conta com amplo portfólio de produtos na área de impressão, gráfica, e informática, com produtos voltados tanto para o ambiente profissional, como também para os clientes domésticos.

 

VEJA TAMBÉM!

Autor: Marcelo Silva

Conteúdo Relacionados

Comentários (0)

postar comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Produtos em destaque

Impressora Samsung M2020 com o menor preço!

R$ 483.6 à vista

Assine nossa newsletter

Receba novidades e promoções do nosso blog em seu e-mail.

Categorias