9 de dezembro de 2013

Os principais tipos de impressoras mais usadas atualmente!

atualizado em 12 de março de 2014 às 22:02

Impressora Sem comentários

Vai comprar uma impressora? Para isso, você precisa de muita informação para adequar a impressora correta para cada tipo de necessidade existente. Pois bem, logo de início, vamos falar sobre as impressoras mais comuns, as de jato de tinta. Estas são mais simplificadas, as primeiras que surgiram no mercado e vieram para trazer ferramentas usuais de impressão para documentos, pequenas sequências de folhas, registros pessoais e empresariais.

tipos-de-impressoras

Uma impressora comum é mais comumente voltada para necessidades comuns, pequenas quantidades de folhas e documentos, dentre outras coisas simples e corriqueiras do dia-a-dia. Com o tempo, estas necessidades básicas e simples, continuaram a crescer e pedir mais do mercado. Além de imprimir, era preciso mais algumas funções, como escanear, copiar, imprimir (ora em preto e branco, ora em cores).

Pensando nisso, foi necessário o surgimento de um novo modelo que atendesse à estas necessidades. Daí nasceram as impressoras multifuncionais. Uma impressora multifuncional, recebeu este nome por estar diretamente ligada à várias funções, justamente funções que foram aos poucos se tornando necessárias para o cotidiano dos usuários. Podem ainda ser o que chamamos de impressora laser, que utiliza o aquecimento para efetuar uma impressão, e não apenas a utilização de tinta líquida manipulada e transferida para o papel, como é o processo jato de tinta.

Agora pensemos se já solucionamos a produção de impressões em pequena escala, tidas como caseiras, muito embora resolvam as necessidades de alguns pequenos escritórios, micro empresas e também necessidades caseiras, como então, trabalham as grandes gráficas, que produzem milhares de unidades idênticas de um mesmo material, para abastecer publicidades empresariais, comunicações destas?

Você certamente já deve ter escutado o termo “impressão offset”. Mas do que exatamente se trata? É qualificada como tal, todo aquele material impresso feito em grande quantidade, como cartões de visita, folhetos, cardápios, jornais, revistas, catálogos, dentre outros.

Estas produções são colocadas em prática em verdadeiras máquinas semi-industriais, as máquinas offset, que manipulam altos índices de papéis, toners e pedidos altamente elevados, numa produção totalmente diferenciada de uma simples impressão jato de tinta ou laser.

Existem ainda as impressoras térmicas, produtoras de brindes como camisetas, bonés, dentre outros materiais que recebem por pressão térmica, calor e prensa uma imagem a ser transferida, por isso, também são chamadas de transfer.

Indo mais adiante ainda, inovações de mercado como as impressoras 3D, que já tornaram possível a produção em camadas de pequenos objetos, como uma produção de esculturas, estas máquinas inovadoras recebem os dados de um computador qualquer e produzem como em um processo de impressora, um objeto palpável, capaz de ser facilmente confundido com uma escultura.

De maneira geral, a tecnologia e a ciência estão sempre em movimento para auxiliar as necessidades básicas e desenvolvidas do ser humano, o que nos permite inovar e conviver com ideias verdadeiramente revolucionárias.