26 de setembro de 2014

Pirataria de Cartuchos e Toners: Fique Atento!

atualizado em 1 de outubro de 2014 às 16:55

Dicas 1 comentário

Empresas líderes no mercado mundial de impressoras como HP e Samsung estão inovando cada dia mais para evitar que você consumidor, compre produtos falsificados como se fossem originais. Essas estratégias vão desde fiscalização até aplicativos para detectar se o produto que você comprou é original ou não.

pirataria

A primeira indicação de um produto pirata é o preço que o mesmo é oferecido, cartuchos, seja de tinta ou toner, originais são vendidos por preços um pouco mais altos do que os cartuchos piratas. Outra indicação é a embalagem que é enviada para você, verifique se a mesma está em boas condições, se não está violada e se está intacta. O uso de produtos piratas no seu equipamento de impressão pode causar danos irreversíveis para o mesmo. Verifique sempre a procedência da empresa em que você está adquirindo o produto, veja também se há consumidores reclamando sobre a qualidade do produto no tão conhecido site Reclame Aqui.

Como Identificar Produtos HP Piratas

pirataria hp 2

Nos suprimentos originais HP há uma etiqueta de segurança na caixa onde você pode verificar se é ou não original. Á medida que você movimenta para cima ou para baixo, para um lado e para o outro, o “OK e “√” se move pela etiqueta. A HP lançou também um aplicativo chamado HP SureSupply que pode ser baixado tanto com o sistema iOS como com o sistema Android. Com esse aplicativo ou algum leitor de código QR para digitalizar o código do selo de segurança do cartucho você identifica se o produto é ou não original. Veja o vídeo abaixo:

Caso você identifique que o seu produto é falso, denuncie a falsificação clicando Aqui

Como Identificar Produtos Samsung Piratas

Os toners da Samsung são enviados com um rótulo de segurança também, que é intacto em relevo e possui uma alteração de cor de 60º. Para identificar a procedência, passe o dedo para sentir o nome “Samsung” em relevo no rótulo. Abaixo vamos mostrar alguns rótulos de segurança.

2007 - 2008 samsung

De 2007 – 2008.

2009 - atual samsung

De 2009 – Atualmente. Possuem código de barra 2D de segurança.

O rótulo de segurança possui outra alternativa para verificação, a cor de base do rótulo muda de branco para azul/ciano e o texto “Samsung” muda de cinza/ciano para dourado. Essa alteração é evidente, caso contrário, o produto é falso.

visão 60 graus samsung

A Samsung informa algumas dicas que devem ser lembradas quando verificar a procedência do produto:

• Os toners originais Samsung são enviados com embalagens novas e lacradas e possuem um número de série e código de barras unitário e individual. Nunca são enviados em embalagens sem marca ou genéricas nas cores brancas ou marrons simples;

• Sempre compre com revendedores Samsung autorizados ou em distribuidores estabelecidos, verifique a procedência da empresa que você está adquirindo este produto;

• Desconfie de preços muito baixos ou promoções relâmpagos;

• Caso você seja revendedor, evite a compra de mercadorias importadas de países que não sejam os Estados Unidos, esses normalmente possuem cartuchos falsificados misturados com produtos originais, podendo causar riscos legais graves se os revende ao seu cliente;

• A Samsung não vende produtos diretamente para os consumidores por qualquer meio de telemarketing, vendedores que ao se apresentarem informar que estão ligando da Samsung oferecendo descontos ou promoções especiais, ligue para a Samsung e confirme a autenticidade de chamadas desse tipo.

pirataria hp

Vamos deixar claro de que, produtos “compatíveis” ou também conhecidos como “remanufaturados” não são produtos piratas. É considerada pirataria a utilização de usar a embalagem do produto original e recarrega-lo com produtos sem qualidade e procedência e vende-lo como “original”.

A remanufatura é a reutilização do cartucho original que é recarregado com tinta de qualidade e procedência e possui nota fiscal. O processo de remanufaturar é realizado por profissionais técnicos e por empresas que possuem registro, além de que não são vendidos com o rótulo da empresa que fabricou a impressora e sim com a embalagem do remanufaturador ou fabricante. Além disso, a remanufatura de cartuchos é conhecida em grandes revistas e feiras do segmento e é indicado para o consumidor que deseja economizar.

Creative Cópias você encontra produtos compatíveis e original adquiridos por fornecedores credenciados, além de possuir uma rápida entrega e o acompanhamento de nota fiscal.

1. 12 Dicas para maior vida útil do seu toner | Creative Blog disse:
    09/11/2017 às 23:47

[…] Veja também: Os problemas mais comuns dos cartuchos de toner e como resolve-los e mais: Pirataria de cartuchos de toner, fique atento! […]