25 de novembro de 2015

Plotters de Impressão – Mitos e Verdades

atualizado em 25 de novembro de 2015 às 11:40

Impressora Sem comentários

Você, muito provavelmente, já está acostumado com a presença de impressoras em seu dia a dia. Estas máquinas se tornaram tão populares nas últimas décadas que, hoje em dia, é praticamente impossível imaginarmos como seria o cotidiano de uma empresa sem a presença delas.

Plotter HP DesignJet

Na verdade, o fato é que, dificilmente, diversos tipos de estabelecimentos funcionariam sem elas, pois são essenciais e indispensáveis nos mais variados segmentos. As multifuncionais, por exemplo, são as mais populares, sobretudo no ambiente empresarial, pois são capazes de imprimir, copiar e digitalizar.

Porém, um tipo de aparelho que não é muito conhecido pela maioria das pessoas é a impressora Plotter. Também conhecida como Lutther, a máquina é destinada à impressão de desenhos de grandes dimensões. Deste modo, são empregadas, majoritariamente, em trabalhos profissionais específicos, como mapas cartográficos, grafismo, projetos de engenharia ou plantas arquitetônicas.

A qualidade fotográfica das imagens impressas é impecável, alcançando até 3560 DPI de resolução. Os plotters de impressão são possibilitados a dar suporte a inúmeros materiais, desde papel comum até itens diferenciados, como película, papel fotográfico, auto-adesivo plástico ou tecidos especiais.

Com a crescente atuação de empresas de comunicação visual no mercado e o nível de rendimento das impressoras Plotter, a busca por estes aparelhos se eleva consideravelmente. É mito a afirmação de que as impressoras Plotter são caras e inacessíveis. Os equipamentos estão disponíveis em diversas versões, tornando viável o investimento de pequenos empreendedores.

Plotter de corte x Plotter de impressão

Uma versão ainda mais atualizada da Plotter é a de corte (também conhecida como Plotter de Recorte). Este tipo acompanha uma lâmina que consegue recortar os desenhos que serão impressos exatamente do modo com o qual foram idealizados no computador. Para facilitar o trabalho, existem instruções pré-programadas que já fornecem a forma e o tamanho adequados ao projeto final.

As utilizações são infinitas, principalmente nas áreas de publicidade e decoração. As Plotters de corte podem utilizar materiais como vinil adesivo, placas de PVC, acrílico, entre outros.

Tipos de cabeça de impressão

Nestas máquinas as cabeças de impressão podem ser normais ou desenvolvidas especificamente para o equipamento. As bases são os tipos Xaar e Epson Dx5 ou Dx7. Um ótimo exemplo da eficiência da impressora são as cabeças Xaar, que foram projetadas para jogar óleo em turbinas e motores de avião. Sendo assim, são excessivamente rápidas e resistentes ao calor. A impressão é ágil e raramente apresenta desgastes.

É comum que cabeças Epson sejam mais velozes, porém menos resistentes. Seu custo é mais baixo do que as Xaar. Deste modo, a escolha deve ser feita levando em consideração a qualidade esperada para a impressão.

Vantagens e economia

O valor de uma Plotter varia muito. No mercado existem produtos tamanho A4 por menos de R$ 1 mil, bem como exemplares maiores, com preços superiores a R$ 5 mil.

Em todos os casos, a relação custo benefício é bastante positiva. A capacidade e o desempenho da impressora são extremamente eficazes, dando vazão à realização de projetos profissionais com uma qualidade gigantesca.

Outro grande benefício é o custo da tinta, que varia entre R$ 0,80 e R$ 2 o metro quadrado. Caso o material empregado seja lona, por exemplo, com preço a R$ 6 o metro quadrado, a venda costuma sair por volta de R$ 20. Logo, o lucro pode chegar a ultrapassar a marca de 100%, fazendo com que o investimento seja válido e interessante.

As impressoras de Plotter são comumente utilizadas por grandes gráficas, mas um grande mercado de impressoras menores está surgindo e sendo muito utilizado por Arquitetos e Engenheiros, confira aqui na Creative Cópias algumas dessas impressoras e acessórios!