25 de agosto de 2017

Principais vantagens de um scanner portátil

atualizado em 25 de agosto de 2017 às 16:12

Acessórios, Dicas, Informática Sem comentários

Empresas, usuários domésticos e profissionais, no geral, estão acostumados com o tradicional scanner de mesa para digitalizar documentos. Mais do que o scanner, a praticidade e o baixo custo das impressoras multifuncionais fizeram com que este aparelho tenha diminuído sua presença nas mesas.

Para o usuário “comum”, que necessita de digitalização esporádica, sem níveis de detalhes ou precisão nas imagens que vão para o computador, um scanner presente em uma impressora multifuncional pode realmente parecer a solução mais econômica à primeira vista, entretanto, quando se atenta às vantagens que um scanner portátil pode oferecer, o investimento específico pode sair muito mais em conta.

Chegar a esta conclusão parte de uma primeira análise: a sua necessidade. Não existe um “melhor produto”, mas sim o produto que “melhor se encaixa ao que você precisa”. Sabendo essa necessidade, encontrar o scanner certo é questão de analisar o que eles têm para oferecer.

Quais os diferenciais de um scanner portátil?

A primeira delas, claro, é a mobilidade que o scanner portátil possui. Seu tamanho reduzido permite que o aparelho seja carregado para os mais diversos lugares, seja dentro de uma mochila, seja até mesmo em uma pasta junto a um notebook ou tablet.

Essa característica é exclusiva, solucionando a vida de profissionais que necessitam de um scanner recorrentemente em seu trabalho, mas ao mesmo tempo desempenham uma tarefa itinerante.

Tamanho compacto e praticidade

Além do tamanho diminuto, o scanner portátil é prático, pois não é necessário “montar” ou preparar o scanner com esforço físico. A compatibilidade do aparelho, mais o sistema “Plug & Play”, permitem o aparelho ser conectado, como um periférico de computador e ele já está pronto para o uso.

Scanners portáteis são ágeis

A terceira maior vantagem do scanner portátil é a agilidade que ele proporciona no trabalho. Os scanners convencionais, sejam eles de mesa, ou de impressoras multifuncionais, necessitam de um processo moroso de troca de páginas, fazendo com que uma lauda seja frequentemente removida ou trocada para que um trabalho de digitalização seja feito.

Até mesmo em digitalizações mais rápidas de apenas uma folha, os scanners de mesmo são consideravelmente mais vagarosos, fazendo a leitura, a digitalização e a criação do arquivo com mais lentidão quando comparados ao scanner portátil.

Dependendo do modelo, a digitalização com o scanner portátil acontece com o aparelho deslizando apenas uma vez por uma página, de modo que a velocidade controlada resulta em ótimas digitalizações.

Sem fios e tomadas para funcionar

Por se tratar de um aparelho que funciona em qualquer lugar, é óbvio que a fonte de alimentação é uma questão a ser analisada. Scanners portáteis podem funcionar com tipos diferentes de bateria, sendo as pilhas alcalinas uma dessas opções.

Enquanto o fato de não se preocupar com uma tomada é uma vantagem para quem está sempre em trânsito, ao mesmo tempo, é certo dizer que o dono de um scanner portátil precisa estar sempre atento ao nível de carga de sua bateria. Neste aspecto, ao mesmo tempo em que as pilhas são uma vantagem, elas também proporcionam mais uma preocupação que é a de possuir fonte de energia garantida para casos em que o bateria não mais a forneça.

Quem já está acostumado com o uso de notebook, tablet ou aparelho celular, também está acostumado a estar sempre checando a capacidade da bateria desses aparelhos, então, o scanner portátil seria apenas mais um da lista para se preocupar.

Variedade de modelos e funções dos scanners portáteis

Felizmente, o mercado também tem muitas opções de scanner portáteis, sendo que esses vários modelos podem apresentar diferentes vantagens. Uma delas é a presença de modelos que podem digitalizar os dois lados da folha ao mesmo tempo.

 

Um exemplo desses é o Scanner Portátil Brother DS-720D Duplex. Com conexão USB para transferir dados e se comunicar com o computador, o modelo é compatível com papeis de tamanho até A4 e podem chegar a digitalizar até 8 páginas por minuto.

 

 

 

Outro modelo com a mesma função é o Scanner Portátil Epson WorkForce DS-30. Ele também é capaz de digitalizar os dois lados de uma folha e trabalha com tamanho A4 no máximo. A velocidade é de 13s segundos por página, tendo em média 4,6 páginas por minuto. Mais um diferencial deste modelo é que a Epson fornece uma simpática bolsa para transportar o scanner com maior segurança.

 

 

A Canon também é uma empresa que se empenha para oferecer diferentes modelos de scanners portáteis. No site da Creative Cópias há três opções interessantes, que se diferem bastante e mostram como o usuário pode atender suas mais diferentes demandas.

Os modelos disponíveis da marca são:

 

Scanner Portátil Canon imageFórmula P-208
Um dos menores modelos da marca. Tem leitura duplex para os lados da folha e alcança até 8 páginas por minuto.

 

 

 

 

Scanner Portátil Canon imageFórmula P-215II
Ligeiramente maior, possui função ADF e digitalização direta para cloud, salvando os documentos na nuvem. Digitaliza em até 600 dpi alcança a excelente marca de até 30 páginas por minuto (tons de cinza).

 

 

 

Scanner Portátil Canon imageFórmula DR-C225
Com alimentação ADF de até 30 folhas e design moderno, também possui alta velocidade com até 25 páginas por minuto e uma interface de fácil manuseio. Alcança até 600 dpi.

 

 

 

Na loja virtual da Creative Cópias é possível conferir essas e outras opções de scanners portáteis de várias marcas e modelos.

VEJA TAMBÉM!

Impressora e multifuncional Brother é solução para o dia a dia

Como escolher o scanner de acordo com sua necessidade

Os diferentes tipos de scanner disponíveis no mercado

Autor: Marcelo Silva

Conteúdo Relacionados

Comentários (0)

postar comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Produtos em destaque

Kit com 2 Toner Compatível HP CE285A 85A 285A CE285AB | P1102 P1102W M1132 M1210 M1212 M1130 | 1.8k

R$ 49.09 à vista

Impressora Brother HL-1212W HL1212 Laser Monocromática com Wireless

R$ 469.14 à vista

Assine nossa newsletter

Receba novidades e promoções do nosso blog em seu e-mail.

Categorias