1 de novembro de 2018

Quais são as fotografias mais famosas de todos os tempos?

atualizado em 1 de novembro de 2018 às 10:26

Papel Fotográfico Sem comentários

A fotografia é muito importante na propaganda, no jornalismo e na vida das pessoas. Diversos momentos foram registrados através das lentes de fotógrafos amadores ou experientes, com o enfoque de pessoas que estavam debruçadas sobre os acontecimentos, prontas para dar o clique histórico.

Em meio à imensa produção de veículos de informação, agências de notícias, empresas de publicidade e profissionais autônomos, algumas obras se destacam e são consideradas as fotografias mais famosas de todos os tempos. A Creative Cópias fez uma seleção das fotografias mais famosas do mundo para você conhecer.

Foto de Che Guevara – Fotógrafo Alberto Korda

Este retrato ganhou o mundo em estampas de camisetas, pôsteres, canecas, bonés, chaveiros, bolsas, livros e muito mais. Trata-se de uma das imagens mais pops de todos os tempos. Alberto Korda fotografou Guevara em maio de 1960. A foto foi tirada em um momento delicado, quando as vítimas fatais da explosão do Courbre estavam sendo enterradas. O olhar fixo do guerrilheiro, perdido no horizonte, é uma das imagens mais fascinantes de todos os tempos. Fotografia ganhadora de muitos prêmios!

Foto de Che Guevara – Fotógrafo Alberto Korda

Foto da menina do Napalm – Fotógrafo Nick Ut

Uma fotografia chocante, da Guerra do Vietnã. A foto foi tirada pelo fotógrafo Nick Ut, que foi premiado com o Pulitzer por causa deste material jornalístico impressionante. Na imagem, a garota Kim Phuc corre pela rua, totalmente nua, depois da explosão, aterrorizada e fugindo do rastro de destruição deixado pela guerra. Uma imagem forte!

Foto da menina do Napalm – Fotógrafo Nick Ut

Foto da menina afegã de olhos verdes – Fotógrafo Steve McCurry

Esta foto mostra a menina do Afeganistão, de olhar profundo e penetrante, com olhos verdes muito bonitos, que ganharam o mundo inteiro quando a imagem foi publicada na Revista National Geographic, em 1984. A menina se chama Sharbat Gula, que então tinha 12 anos de idade e estava refugiada no Paquistão. O que mais chama atenção na fotografia é o olhar expressivo da garota. O mais legal é que o fotógrafo Steve McCurry e a moça tiveram a oportunidade de se rever recentemente e relembraram a ocasião da fotografia.

Foto da menina afegã de olhos verdes – Fotógrafo Steve McCurry

Foto do V-J Day com beijo na Times Square, NY – Fotógrafo Alfred Eisenstaedt

Este beijo representou o fim da Segunda Guerra Mundial. A fotografia foi feita por Alfred Eisenstaedt, que estava no lugar certo e devidamente preparado para clicar a enfermeira e o soldado americano, em plena Times Square, em uma cena romântica e empolgada, cheia de energia e vitalidade, que marcava o final de um tempo sombrio e triste. A imagem foi publicada na revista Life, em 1945, no mesmo dia em que o Japão se rendeu. Uma foto que nunca mais será apagada da história!

Foto do V-J Day com beijo na Times Square, NY – Fotógrafo Alfred Eisenstaedt

Foto de Tank Man – Fotógrafo Jeff Widener

O fotógrafo Jeff Widener fez um trabalho marcante em 1989 ao obter através de sua câmera essa imagem impressionante de resistência contra a força e a repressão do exército da China. Na foto, podemos observar a fragilidade do manifestante em frente a um poderoso tanque, e conseguimos captar muito bem o seu ato de tamanha coragem.

Um marco na luta social chinesa, quando populares se rebelaram contra a corrupção no país. Como muitas pessoas estavam na rua na rebelião, a solução para as autoridades teria sido enviar o exército para que lutasse contra os manifestantes. A obra se chama “O homem da Praça Tiananmen”. Nela, o estudante não sai da frente do tanque, surpreendendo até mesmo o exército, que não esperava uma reação tão inusitada. Ao mesmo tempo, o militar que dirigia o tanque se recusava a avançar, resultando em uma das fotografias mais expressivas de todos os tempos.

Foto de Tank Man – Fotógrafo Jeff Widener

Após analisar essas lindas fotos. Confira na Creative Cópias, temos papéis fotográficos, câmeras e outros itens importantes para tirar uma boa fotografia.