22 de junho de 2015

Quais são os principais tipos de papéis?

atualizado em 11 de setembro de 2015 às 16:55

Impressora 5 comentários

O papel é utilizado todos os dias para inúmeros trabalhos. Seja em ambiente profissional, escolar ou recreativo, é sempre possível encontrar o papel nas atividades.

Mas existem os tipos especiais de papéis recomendados para impressoras, utilizados de forma diferente para os objetivos que você precisa. O ideal é saber como são os papéis para impressoras, quais seus tipos e características técnicas e, claro, para que serve cada tipo de papel.

Em primeiro lugar, é preciso aprender a identificar os papéis. Confira:

Peso ou gramatura do papel – O papel é determinado pelo seu peso, que varia de 50 gramas a 400 gramas. O custo de impressão varia de acordo com a gramatura do papel. Papéis pesados custam mais caro.

Formato do papel – Uma tabela de formatos de papéis mostra o papel exato para o objetivo de sua impressão, melhorando o aproveitamento do material.

Cor do papel – O papel também pode ser definido por sua cor, com variação principalmente de opacidade e com mudanças em seu grau de alvura. O papel para quatro cores é considerado com ótimo grau de alvura. Podemos perceber que os papéis utilizados em livros são mais amarelos, pois possuem um grau elevado de opacidade e ajudam na hora da leitura. A cor do papel influencia diretamente no objetivo da impressão.

Textura do papel – Os papéis podem ter texturas bem diferentes, sendo consideradas as principais:

– lisas

– telados

– calandrados

– texturados

A textura do papel se refere a sua rigidez e, mais uma vez, é determinada através da necessidade e dos objetivos do cliente.

Conheça os principais tipos de papel para impressoras

Papel OFF-SET é um tipo de papel uniforme, feito com uma grande quantidade de cola e praticamente imune à umidade. Serve ao sistema de impressão off-set. Atende o sistema CMYK de 4 cores e está presente em livros, folhetos e revistas.

Papel POLEN SOFT é um tipo de papel considerado bastante natural, utilizado muito em livros.

Papel ALTA ALVURA é um tipo offset repleto de detalhes bem marcantes, entre os quais estão sua brancura e também o alto grau de opacidade. É ideal para impressões de alta precisão em imagens.

Papel COUCHÊ BRILHO é um tipo especial, onde o papel é coberto em ambos os lados por substâncias à base de minério. É ideal para imagens brilhantes.

Papel COUCHÊ FOSCO é um tipo de papel totalmente revestido, com características foscas.  É muito utilizado em catálogos.

Papel OPALINE é um tipo de papel muito rígido, utilizado principalmente em cartões de visita. Pela sua espessura e lisura, é um ótimo papel para qualquer tipo de convite e aplicação em diplomas.

Papel tipo VERGÊ é um papel ondulado, com estilo artesanal, preparado para impressão off-set, perfeito para ser empregado em cartões, catálogos e envelopes.

Os PAPÉIS RECICLADOS são tipos feitos com materiais reciclados que já foram consumidos. Pelo fato de ser uma mistura, a coloração desses papéis varia muito, assim como sua textura. É um papel bastante utilizado em livros ou em trabalhos ambientalmente corretos, e aceitam muito bem as impressoras de jato de tinta e as impressoras a laser.

Papel para impressoras domésticas

O papel mais usado nas impressoras domésticas é o tradicional sulfite, muito empregado no dia a dia. Esse tipo de papel tem gramatura entre 75 e 90g/m².

Falando sobre Impressoras Domésticas, você sabe Como limpar sua impressora? Veja no Blog da Creative Cópias.

1. Marcelo Sabino disse:
    27/06/2015 às 0:00

Olá, gostaria de saber a diferença entre o papel couchê brilhante e o 93 micra… e quais posso usar em impressora laser, aproveitando o ensejo, existe algum software para fazer lâminas de encarte de CDs?

1. Admin disse:
      29/06/2015 às 17:14

Boa tarde

Os dois tipos de papéis podem ser utilizados em impressora a laser, a diferença é que o laser film é um papel transparente. Não trabalhamos com lâminas de encartes de CDs

Permanecemos à sua disposição.

Att. Equipe Creative Cópias

2. João Gontijo disse:
    12/04/2018 às 19:03

Boa noite,

Poderia informar se o papel alcalino 75g é o mesmo sulfite 75g? Posso usar em impressoras convencionais? (Brother 1617, epson L380).

Desde já agradeço, ótima noite

1. Creative admin disse:
      29/06/2018 às 11:03

Bom dia, João! A gramatura é a mesma, entretanto, você precisa verificar no manual do usuário se o tipo de papel (alcalino) é recomendado pelo fabricante. A Creative Cópias agradece o seu contato, e informamos que estamos à sua disposição! Att. Equipe Creative Cópias

3. Edna Luísa giassi wessler disse:
    20/09/2018 às 13:12

Trabalho com personalização,o opaline serve para caminhada por exemplo ,?