26 de março de 2014

Unidade Fusora: Qual a Diferença Entre Rolo Fusor e Película Fusora?

atualizado em 27 de março de 2014 às 18:31

Dicas Sem comentários

Como já discorremos em uma de nossas matérias anteriores, a unidade fusora é uma peça fundamental nos equipamentos à laser. A fusão é o último processo que ocorre em uma impressão; é quando as partículas do pó de toner são aquecidas e pressionadas de encontro ao papel, de modo que a impressão fique permanente. Confira mais sobre a matéria, clicando aqui: Unidade Fusora.

Unidade Fusora

Unidade Fusora Brother

O processo de fusão é composto por dois principais componentes: aquecimento e pressão. As impressoras a laser possuem o sistema de pressão parecido, mas no sistema de aquecimento, algumas impressoras utilizam o Rolo Fusor, como exemplo as impressoras da Brother MFC7360DN, DCP7065DN e HL2270DW. Outras impressoras utilizam a Película Fusora, como por exemplo, as impressoras da HP 1120, 1022 e 1132. Ambos possuem a mesma função de fixar o toner no papel, porém a diferença entre eles é: o material, os componentes que os envolve e aquece e o consumo de energia.

Rolo Fusor
É um cilindro de alumínio revestido com um material antiaderente de teflon. O rolo é aquecido por uma lâmpada de quartzo, que fica na parte interna. Não pode apresentar deformidades em sua forma, pois pode ocorrer que, na hora da impressão, o papel amasse ou pare nas unhas do fusor. Essa lâmpada é o componente que mais consome energia.

rolo fusor e lampâda

Rolo Fusor e Lâmpada Fusor

Película Fusora
É um cilindro, oco, que pode ser feito de metal, teflon e outros materiais. A Película envolve o conjunto de cerâmica, que a aquece. É uma peça delicada que não pode apresentar defeitos, pois isso pode influenciar negativamente em seu funcionamento. O conjunto de cerâmica tem um consumo de energia baixo.

Película Fusora e Conjunto Cerâmica

Quando um fusor não atinge a temperatura ideal para a fixação do toner no papel, fará com que a imagem borre ou se apague quando for tocado, por isso é bom ter cuidado com essas peças frágeis.

Os preços do conjunto do fusor, e de outras peças da impressora a laser, variam conforme o modelo e o fabricante.  Em nosso site www.creativecopias.com.br você encontra os melhores produtos, com ótimas condições, confira!