26 de outubro de 2017

Repetidor de sinal wireless: como funciona e como configurar

atualizado em 16 de novembro de 2017 às 13:19

Artigos, Dicas, Informática Sem comentários

Seja qual for a prestadora de serviço que oferece internet na sua casa ou escritório, é comum sentirmos que a conexão wifi fica mais fraca em determinados cômodos. Quanto mais longe do roteador, vários fatores podem interferir na qualidade de sinal, fazendo com que a internet fique lenta.

tp-link

 

 

 

 

 

 

 

Essa é uma realidade comum entre os brasileiros. Mas, mesmo este problema já tem uma ótima solução: trata-se do repetidor de sinal wireless. Como o próprio nome expressa, o aparelho tem a função de repetir o sinal sem fio de internet presente em uma rede.

Em certos locais, como, por exemplo, casas ou escritórios, é comum o sinal da internet sem fio acabar ficando mais fraco por conta da interferência de paredes, portas, espelhos ou até mesmo de outros aparelhos com funcionalidade na mesma frequência dos roteadores (como os telefones sem fio e fornos micro-ondas). Quando isso acontece, o repetir wireless se torna imprescindível.

Como o repetidor-de-sinal-wireless funciona?

O modo de funcionamento do repetidor de sinal wireless é bem simples, tudo acontece da seguinte forma: o roteador transmite todos os sinais para o repetidor que, por sua vez, amplifica esses sinais. Assim, a rede de internet wi-fi acaba tendo uma área de alcance bem maior. Um exemplo, se o seu roteador fica na sala da sua casa, pode ser que nos quartos o wi-fi não pegue com muita velocidade.

Agora se você instala um repetidor de sinal wireless no corredor, próximo aos quartos, o sinal fica muito melhor e mais rápido para qualquer pessoa navegar em todos os momentos do dia e da noite. O bom também é que o aparelho repetir de sinal wireless é portátil, funciona por tomada e, quando configurado, pode ser instalado em quaisquer locais de casa ou do escritório. E ainda é possível acessar à internet com uma smart TV usando o repetidor de sinal.

Como configurar o repetidor de sinal wireless?

  1. O primeiro passo é colocar o repetidor de sinal wireless na tomada. Pode ser que você também tenha a opção de chave, sendo assim, selecione a opção “Repeater”.
  2. O segundo passo é conectar um computador, smartphone ou tablet à rede de internet wi-fi do repetidor de sinal. É preciso adicionar os dados de nome da rede e a senha, essas informações estão na parte de baixo do repetidor de sinal wireless.
  3. Em seguida, abra o navegador de internet e coloque o endereço do roteador, depois, aperte “Enter”. Assim que você colocar o endereço, será aberta uma página de configuração e assistência para a instalação do repetidor.
  4. Você deve apertar a opção “Netx”. O aparelho pode ser configurado por meio de modo WPS ou manualmente, isso vai depender do modelo de roteador utilizado. Se a opção for WPS (maioria dos casos), selecione “WPS” e clique em “Next”.
  5. Em seguida, aperte e pressione, por alguns segundos, o botão WPS do roteador, até que a conexão entre roteador e repetidor de sinal wireless seja feita.
  6. Depois que os aparelhos estiverem sincronizados, dá para escolher um novo nome e nova senha para a rede wi-fi repetida, mas você também tem a opção de manter as configurações antigas.
  7. Prontinho, está feita a instalação do repetidor de sinal. Agora você pode levar o repetidor para o local da casa ou do escritório que você deseja. É possível deixar o repetidor de sinal wireless entre um cômodo e outro ou mesmo no mesmo ambiente onde o sinal estava fraco.

Caso o seu roteador não tenha a opção WPS, será preciso fazer a configuração manualmente. Neste caso, selecione a opção “Manual” e clique em “Next”. Espere um pouco para que o repetidor ache as redes wi-fi disponíveis, em seguida, selecione a rede que deseja e clique em “Connect”. Digite o código de senha da rede e clique em “Next”.

Onde comprar um repetidor de sinal wireless

Na loja virtual da Creative Cópias é possível encontrar repetidor de sinal wireless compatíveis com diferentes tipos de roteador e também diferentes soluções para garantir o melhor uso da sua internet, com roteadores de várias marcas e preços.

Repetidor de Sinal Wireless TP-Link TL-WA850RE – Aparelho que possui fácil instalação, basta pressionar o botão WPS no roteador e o botão RE no repetidor para que a conexão seja realizada em até dois minutos. E ainda dá para desligar o repetidor da tomada e muda-lo de lugar sem precisar fazer a configuração novamente.

Repetidor-Sinal-wireless

Repetidor de Wireless TP-Link TL-WA855RE – Equipamento com duas antenas de rede externas para deixar a conexão wi-fi muito mais rápida e forte. A velocidade dele é de até 300 mpbs, além disso, é possível configurar uma agenda de funcionamento para que o aparelho poupe energia elétrica. Para instalar, basta pressionar o botão RE do repetidor e aguardar que o restante da configuração seja feito. O modelo é leve e compacto.

repetidor-wa855

Autor: Marcelo Silva

Conteúdo Relacionados

Comentários (0)

postar comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Produtos em destaque

Impressora Samsung M2020 com o menor preço!

R$ 483.6 à vista

Assine nossa newsletter

Receba novidades e promoções do nosso blog em seu e-mail.

Categorias