9 de dezembro de 2016

Tipos de impressoras no mercado

atualizado em 9 de dezembro de 2016 às 18:23

Artigos, Cartuchos, Impressora, Recarga de Toner Sem comentários

O mercado de impressoras oferece atualmente uma grande variedade de tipos de equipamento, que operam de maneiras diversas, criando opções de negócios e áreas profissionais distintas, cada qual de acordo com o tipo.

Essa grande quantidade de opções faz com que muitas pessoas tenham dúvida acerca dos tipos e das diferenças que essas impressoras possuem.

base-Creative3

Impressora jato de tinta

A mais comum das impressoras, a jato de tinta se difundiu no mercado por unir diferentes características: seu tamanho compacto, funcionamento silencioso e tecnologia considerada simples. Isso fez com que este tipo de impressora se tornasse a principal opção para o uso doméstico, escritórios e empresas de pequeno e médio porte. Segundo uma pesquisa feita pelo IDC em 2012, quase dois terços das impressoras no mundo funcionavam a base de tinta.

Sistema de cores da impressora jato de tinta

Basicamente, este tipo de impressora utiliza quatro cores de tintas, que seguem o esquema de cor CMYK para impressão, sendo que essas letras significam Ciano, Magenta, Yellow (amarelo) e Black (Preto). Através da combinação dessas cores é possível chegar a todas as outras cores impressas.

Preços

Os preços desses modelos variam bastante, mas podem ser encontradas por preços módicos a partir de cem reais até os modelos de plotagem, custando na faixa de 30 mil reais.

base-Creative1

Impressora a laser

Um dos modelos que mais ganhou espaço nos últimos anos, a impressora a laser é altamente utilizada no mercado corporativo, principalmente por sua velocidade de impressão e economia de insumo.

Insumos

A impressora a laser funciona a base de toner, um pó químico que é aquecido internamente no momento em que é feito o processo de impressão. Este método possibilita um grande nível de detalhes na impressão, além de ser muito rápido e render uma grande quantidade de impressões preto e branco por recarga.

Preços

Essas características (rapidez, boa qualidade e economia) fez com que a impressora a laser dominasse parques de impressões em empresas grandes. Entretanto, o custo de uma impressora deste tipo é geralmente mais alto que uma impressora jato de tinta, fazendo com que a laser não domine o mercado doméstico.

Seu preço varia na faixa de 500 reais até a faixa de 50 mil reais.

impressoramatricial

Impressora matricial

Uma das mais tradicionais impressoras, a matricial é famosa pelo seu barulho característico de impressão, assim como o uso de papel contínuo e, principalmente, seu baixíssimo custo.

Funcionamento

Ela funciona com um cabeçote de agulhas que pressiona uma fita e cria a impressão com pequenos pontos, parecendo-se muito com o sistema de uma máquina de escrever. Essa característica faz do modelo um dos mais econômicos modos de impressão, já que a fita, além de barata, dura por muitas impressões.

Preços

Seu preço varia bastante, começando pela faixa de 500 reais até mais de 5 mil reais.

impressorasublimática

Impressora sublimática

Este, na verdade, se trata de um subtipo, já que as impressoras sublimáticas são modelos tanque de tinta compatíveis com o tipo de tinta para sublimação.