9 de dezembro de 2016

Tipos de impressoras no mercado

atualizado em 9 de dezembro de 2016 às 18:23

Artigos, Cartuchos, Impressora, Recarga de Toner Sem comentários

O mercado de impressoras oferece atualmente uma grande variedade de tipos de equipamento, que operam de maneiras diversas, criando opções de negócios e áreas profissionais distintas, cada qual de acordo com o tipo.

Essa grande quantidade de opções faz com que muitas pessoas tenham dúvida acerca dos tipos e das diferenças que essas impressoras possuem.

base-Creative3

Impressora jato de tinta

A mais comum das impressoras, a jato de tinta se difundiu no mercado por unir diferentes características: seu tamanho compacto, funcionamento silencioso e tecnologia considerada simples. Isso fez com que este tipo de impressora se tornasse a principal opção para o uso doméstico, escritórios e empresas de pequeno e médio porte. Segundo uma pesquisa feita pelo IDC em 2012, quase dois terços das impressoras no mundo funcionavam a base de tinta.

Sistema de cores da impressora jato de tinta

Basicamente, este tipo de impressora utiliza quatro cores de tintas, que seguem o esquema de cor CMYK para impressão, sendo que essas letras significam Ciano, Magenta, Yellow (amarelo) e Black (Preto). Através da combinação dessas cores é possível chegar a todas as outras cores impressas.

Preços

Os preços desses modelos variam bastante, mas podem ser encontradas por preços módicos a partir de cem reais até os modelos de plotagem, custando na faixa de 30 mil reais.

base-Creative1

Impressora a laser

Um dos modelos que mais ganhou espaço nos últimos anos, a impressora a laser é altamente utilizada no mercado corporativo, principalmente por sua velocidade de impressão e economia de insumo.

Insumos

A impressora a laser funciona a base de toner, um pó químico que é aquecido internamente no momento em que é feito o processo de impressão. Este método possibilita um grande nível de detalhes na impressão, além de ser muito rápido e render uma grande quantidade de impressões preto e branco por recarga.

Preços

Essas características (rapidez, boa qualidade e economia) fez com que a impressora a laser dominasse parques de impressões em empresas grandes. Entretanto, o custo de uma impressora deste tipo é geralmente mais alto que uma impressora jato de tinta, fazendo com que a laser não domine o mercado doméstico.

Seu preço varia na faixa de 500 reais até a faixa de 50 mil reais.

 impressoramatricial

Impressora matricial

Uma das mais tradicionais impressoras, a matricial é famosa pelo seu barulho característico de impressão, assim como o uso de papel contínuo e, principalmente, seu baixíssimo custo.

Funcionamento

Ela funciona com um cabeçote de agulhas que pressiona uma fita e cria a impressão com pequenos pontos, parecendo-se muito com o sistema de uma máquina de escrever. Essa característica faz do modelo um dos mais econômicos modos de impressão, já que a fita, além de barata, dura por muitas impressões.

Preços

Seu preço varia bastante, começando pela faixa de 500 reais até mais de 5 mil reais.

impressorasublimática

Impressora sublimática

Este, na verdade, se trata de um subtipo, já que as impressoras sublimáticas são modelos tanque de tinta compatíveis com o tipo de tinta para sublimação.

Leia também:

impressoracera

Impressora jato de cera

Um formato ainda não tão difundido, apesar de econômico, a impressora a jato de cera tem um funcionamento semelhante a jato de tinta, porém, o processo utiliza tubos que contém cera em formato sólido que são aquecidos para que a impressão seja feita.

Preços

Há projetos de compactação da impressora a jato de cera, entretanto, as máquinas disponíveis atualmente são de tamanho médio e custam caro, com preços a partir de 5 mil reais.

impressoratermica

Impressora térmica

Muito conhecida do grande público, as impressoras térmicas, como diz o nome, usam o calor para realizar a impressão. Este tipo utiliza um papel especial que entra em contato com uma área aquecida, resultando na mudança de cor do próprio papel.

Aquele cupom fiscal emitido em quaisquer compras em estabelecimentos comerciais, por exemplo, utiliza este sistema de impressão. Apesar de muito utilizada, a limitação deste formato está principalmente no fato de que é possível imprimir apenas duas cores.

Preços

Os modelos custam de mil reais até mais de 10 mil reais.

impressoraplotter

Plotter

Conhecida no meio gráfico como plotagem, trata-se de uma impressora jato de tinta que imprime grandes folhas. É utilizada profissionalmente para imprimir documentos de grandes dimensões como mapas geográficos, projetos de engenharia, entre outros.

A impressora plotter também é largamente utilizada por ser compatível com materiais diferentes, imprimindo em papel, vinil, lona, PVC e muitos outros materiais.

Preços

Seu custo é bastante variado, sendo possível encontrar modelos compactos a partir de mil reais até grandes impressoras plotter de 30 mil reais.

Autor: Marcelo Silva

Conteúdo Relacionados

Comentários (0)

postar comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Produtos em destaque

Kit com 2 Toner Compatível HP CE285A 85A 285A CE285AB | P1102 P1102W M1132 M1210 M1212 M1130 | 1.8k

R$ 59.15 à vista

Impressora Brother HL-1212W HL1212 Laser Monocromática com Wireless

R$ 460.35 à vista

Assine nossa newsletter

Receba novidades e promoções do nosso blog em seu e-mail.

Categorias