16 de junho de 2016

CIS ou Bulk Ink? Você sabe tudo sobre o sistema de cartucho de tinta embutido?

atualizado em 16 de junho de 2016 às 17:03

Cartuchos, Dicas, Sustentabilidade Sem comentários

Nos últimos anos, o sistema CIS de impressão se tornou uma das opções mais utilizadas para economizar com os custos de impressão, seja na utilização profissional, em escritórios, ou no uso doméstico.

Você sabe tudo sobre o sistema de cartucho de tinta embutido?

O CIS, acrônimo de Continuous Ink System, geralmente traduzido como Sistema de Tinta Contínua e popularmente conhecido como Bulk ink, consiste em um processo de adaptação da alimentação dos insumos de uma impressora, tornando-a mais econômica.

O sistema liga tanques de tinta que podem ser abastecidos diretamente na impressora, resultando em economia que chega a ultrapassar 90% do custo original com as tradicionais impressoras a laser e jato de tinta. O CIS possui mais de 20 anos de existência e o método continua sendo aperfeiçoado, oferecendo mais segurança, durabilidade e economia aos equipamentos onde são instalados.

Veja também:

A utilização do sistema foi controversa por algum tempo e foi largamente desaprovado pelas empresas fabricantes de impressoras e insumos no começo. O cenário naquela época era o de altas vendas de impressoras jato de tinta, que se popularizaram e tomaram casas e escritórios, com preços acessíveis.

As impressoras, no entanto, necessitavam de cartuchos para funcionar e os insumos acabaram se tornando uma grande fonte de lucro para as fabricantes, já que os formatos diferenciados e a garantia de fornecer insumos originais de qualidade relacionados ao seu produto se tornaram os grandes atrativos para venda de impressoras.

Com o tempo, a solução paralela do tanque de tinta mostrou-se vantajosa para os consumidores pela diminuição dos custos, mas as principais empresas fabricantes sentiram a mudança no mercado e se opuseram ao sistema de tinta contínua. Entretanto, o mercado já havia decidido pela economia e comprovava o uso do sistema.

Porém, no começo o sistema apresentava alguns problemas, como vazamentos e entupimentos, mas o sistema continuou em crescimento, já que os prestadores de serviços que instalavam o tanque de tinta também comercializavam a manutenção e solução dos problemas.

Com isso, a resposta das fabricantes era de romper a garantia do produto com sistema CIS, cortando o suporte e se abstendo de possíveis problemas que poderia ocorrer, o consumidor ficava por sua conta e risco.

Você também vai gostar:

Neste cenário, a Epson, empresa pioneira no sistema de bulk ink, adotou o sistema e passou a oferecer impressoras com bulk ink original de fábrica. E os antigos problemas encontrados com vazamento foram resolvidos e a fabricante passou a oferecer suporte e auxílio técnico para os consumidores.

As impressoras da Epson Linha L contam com o Bulk Ink integrado e trazem grandes benefícios com aplicação de tecnologia em seus tanques e a tinta pode ser usada até o fim, com maior durabilidade e economia. A Epson passou a comercializar a tinta para recarregar o sistema e continua aperfeiçoando e lançando soluções inovadoras ao mercado de impressões.