24 de abril de 2014

Vamos Falar um Pouco Sobre Teclados?

atualizado em 24 de abril de 2014 às 19:39

Artigos Sem comentários

Quem nasceu primeiro? O digitador ou o teclado? A máquina de escrever, que é a mãe de todos os teclados, foi inventada na década de 1860, por um político, jornalista e inventor chamado Chritopher Latham Sholes, de Milwaukee,  Wisconsin, nos Estados Unidos. Eram só 28 teclas quando foi inventada e não tinha esta arrumação de teclas que tem hoje em dia.

Maquina de escrever

Nós já nos acostumamos muito com a presença do teclado, um periférico que vem sendo utilizado há muito tempo nos PC (personal  computers),   que depois ficaram  “grudados” aos notebooks e mais tarde se tornaram virtuais nos nossos atuais tablets e smartphones.

Mas você já parou pra pensar, porque o teclado tem esse arranjo “maluco” de teclas? É o famoso QWERTY, e convenhamos, é bastante estranho!

Nosso conhecido teclado  possui  muitas   teclas   representando   letras,  números,  símbolos  e outras funções, e ainda são baseados no modelo das antigas máquinas de escrever. Normalmente têm caracteres gravados  ou impressos  sobre cada botão, e a maioria deles corresponde a um único símbolo que será escrito na tela do dispositivo a que está acoplado quando pressionamos levemente sobre a tecla desejada. Mágico não?

Teclado

Mas não é só isso, nós podemos usar combinações de teclas, para produzir alguns símbolos que nem se encontram nele. Como por exemplo, usando a tecla Alt+ (número) podemos reproduzir caracteres de uma tabela oculta. A tabela ASCII. Mas esse já é outro assunto.
Então. Os teclados normalmente são projetados para a escrita de textos e inserção de comandos e juntamente com o nosso conhecido, o versátil mouse, é uma das principais interfaces entre o computador e o usuário. Apesar do mouse  estar sendo bastante substituído hoje em dia pelo leve arrastar de dedos, nas nossas modernas telas sensíveis ao toque.

ipad

Mas de onde surgiu a estranha arrumação das teclas?
Há estórias que dizem que foi por causa das primeiras máquinas de escrever que travavam as teclas quando utilizadas para escrever certas sequências com muita rapidez.   Mas segundo o renomado instituto de pesquisas Smithsonian, isso não tem nada a ver.

A história é bem outra: diz que os primeiros testes com as máquinas de escrever foram feitos, por operadores de telégrafos e as teclas vinham em ordem alfabética padrão. Ora, logo se percebeu que esta arrumação não era producente, se levava muito tempo para escrever as coisas, então foram feitas diversas modificações e o mais provável é que o formato QWERTY nasceu   das excentricidades   formadas. Isso quer dizer que foram os datilógrafos que acabaram formando a arrumação do teclado, e não o contrário. Legal, não é?

Visite nosso site  www.creativecópias.com.br, e confira  Teclado, Mouse, Tablet e outros produtos com os melhores preços e condições!