30 de julho de 2014

Webcam: Como Escolher

atualizado em 9 de agosto de 2014 às 09:20

Informática Sem comentários

A webcam é um item multimídia de grande importância na era digital. Antes restrita a PCs, quando deveria ser comprada à parte, hoje se apresenta já embutida em grande parte dos casos – de smartphones a tablets. smartphone-nokia-lumia-620-2

Mas se você decidiu que precisa comprar uma webcam, outro problema vem à tona: diante de tantos modelos e marcas, qual escolher?

A seguir, apresentaremos alguns aspectos importantes que devem ser levados em conta durante a compra de uma webcam, para que sua escolha não seja tão difícil assim.

O que é uma Webcam?

Uma Webcam, nada mais é que um tipo especial de câmera para a transmissão de voz e de vídeo, via internet, em tempo real.

Começou a ganhar popularidade, porque, além de ter preço convidativo, houve o crescimento de plataformas de vídeos como o Youtube e de ferramentas de comunicação instantânea, como o antigo MSN ou o Skype.

Com ela, é possível realizar chamadas de vídeo em qualquer local com conexão à internet, até mesmo por corporações que necessitam fazer conferências com colaboradores ou funcionários à distância.  Sim, uma maravilha dos tempos modernos!

webcam_mickey_10024

Como Escolher uma Webcam: Primeiras Considerações

Alguns aspectos devem ser levados em consideração, tais como: Sensor (cor, CCD e tamanho); Resolução (quantidade de pixels); Velocidade (tamanho da imagem); Balanço (equilíbrio dos brancos da imagem); Foco (se é automatizado ou manual); Peso; Configuração do seu PC ou notebook.

Aspectos Avançados na Escolha de uma Webcam

– Quadros por segundo

É a sigla FPS – Frames per Second -, ou, literalmente, quadros por segundo. A lógica é: quanto maior o número de FPS, maior também é a constância do vídeo – sem aqueles famosos “engasgos” – , quando visualizado.

A recomendação mínima de quadros é de 10 a 12 FPS.

– Microfone

Esse acessório será útil para quem deseja fazer videoconferências ou chamadas rápidas com vídeo. Se é o seu caso, deverá adquirir um modelo de webcam com microfone acoplado.

webcam creative

– Versatilidade

A webcam pode funcionar ainda desconectada do computador e servir para tirar fotos ou fazer vídeos curtos – de 70 segundos, mais ou menos – embora de qualidade inferior a de uma câmera digital.  Entretanto, é uma vantagem para o usuário que ainda não tem uma máquina convencional para essas funções. Algumas contêm até mesmo cartão de imagem removível, para você descarregar o material em qualquer suporte.

PC_camera_webcam_USB_webcam

– Resolução de imagem

Esse é outro aspecto importante de se considerar ao comprar uma webcam.  Isso porque a resolução é o número de pixels que compõe a imagem, ou seja, trata-se de um detalhe diretamente relacionado à qualidade do vídeo. O mínimo aceitável deverá ser de 800 x 600.

Devemos lembrar sempre que a webcam é um dispositivo plug & play e, por isso, basta você conectá-la em sua porta USB para que ela já seja configurada automaticamente, para seu conforto.

blog recortadaa

Autor: Marcelo Silva

Conteúdo Relacionados

Comentários (0)

postar comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Produtos em destaque

Impressora Brother HL-1212W HL1212 Laser Monocromática com Wireless

R$ 460.35 à vista

Kit com 2 Toner Compatível HP CE285A 85A 285A CE285AB | P1102 P1102W M1132 M1210 M1212 M1130 | 1.8k

R$ 59.15 à vista

Assine nossa newsletter

Receba novidades e promoções do nosso blog em seu e-mail.

Categorias