Blog da Creative Cópias

Dicas para Imprimir Fotos em Impressoras Caseiras

Você ainda se lembra de como era comprar um filme para poder tirar fotos com sua câmera fotográfica? Esta foi por muitos anos e realidade de milhares de pessoas em todo o mundo, porém é algo que muitas pessoas nascidas dos anos 2000 para cá desconhecem.

Nos dias de hoje a captura de imagens, momentos, festas e lembranças através de uma câmera é cada vez mais comum, e sua impressão e revelação nem sempre são feitas, uma vez que se armazenam muito destas fotos em arquivos digitais, sejam nas redes sociais, em cartões de memória, pen drives dentre outros dispositivos móveis ou HD’s. O fato é que para reproduzir uma foto nos dias de hoje tornou-se ainda mais prático, rápido e fácil, e você talvez nem precise recorrer a uma casa de revelação de fotos.

Muitas impressoras caseiras imprimem diretamente fotos em alta definição, com acabamento diferente de uma revelação, claro, porém nada que deponha contra a qualidade final da foto, podendo tornar sua impressão caseira a solução para revelar seus momentos no papel.

Papéis fotográficos ou glossy são os mais parecidos com a revelação fotográfica, mas é preciso muito cuidado na impressão jato de tinta de fotos nestes papéis, pois deve-se aguardar o tempo de secagem para que a impressão não borre prejudicando a visibilidade de sua foto ou imagem.

As condições climáticas interferem diretamente no tempo de secagem da impressão jato de tinta em papel fotográfico ou glossy como, por exemplo, com o tempo mais úmido e chuvoso, sua impressão tende a demorar mais a secar, mas no calor forte tende a ser mais rápida. De qualquer forma, basta esperar alguns minutos para secar por completo e você já poderá cortar o excesso branco de papel e utilizar sua foto como quiser.

Existem ainda programas gratuitos e especializados para imprimir e reproduzir fotos de maneira caseira, em sua impressora. Um bom exemplo é o PhotoScape ou ainda programas para edição de suas fotos, inserindo efeitos, disfarçando detalhes de pele, dentre outros, como o Picasa e o famoso Photoshop, disponíveis em versões gratuitas na web.

Se você possui uma impressora laser em sua casa, os papéis mais indicados são o couchê ou o filicoat, conhecidos por reproduzir efeito de revelação fotográfica. No entanto o couchê tende a ficar menos brilhante (embora tenha seu brilho natural e a própria impressão laser tenha acabamento espelhado). O filicoat é ainda mais brilhante e próximo do efeito de verniz de uma revelação fotográfica.

Agora que você sabe tudo sobre como imprimir fotos, saia registrando seus momentos e reproduza-os vocês mesmo!