Blog da Creative Cópias

Fusor de Impressora – O que é e como funciona?

Fusor de Impressora - Peça fundamental mas pouco conhecida

As impressoras há tempos já atingiram um nível de importância enorme em todas as esferas do nosso dia a dia.

As impressoras fazem parte de nossas vidas

As impressoras hoje constituem uma das mais importantes ferramentas da informática. Sem elas é impossível imaginar a agilidade em trabalhos gráficos, serviços de publicidade que envolvem a produção de panfletos e flyers, impressão de teses escolares e até a impressão de documentos importantes no nosso cotidiano, tais como boletos de pagamentos, comprovantes, atestados, entre outros.

Todas as peças que constituem uma impressora são de suma relevância para o seu bom desempenho, nas impressoras a laser, um desses componentes é o fusor de impressora. A importância do fusor de impressora reside no fato de que ele é o responsável por criar uma ligação entre o papel e o toner. A atuação da fusão permite que a impressão da imagem seja livre de manchas.

O fusor de impressora em sua estrutura básica é constituído por dois roletes que possibilitam os processos de aquecimento e fusão, que são essenciais para a realização da impressão.

Fusor de impressora – Componentes

O rolete responsável por controlar o aquecimento é constituído por uma lâmpada de quartzo que confere o calor necessário para a realização do processo. A partir do momento que uma impressora é acionada, ela atravessa um processo de aquecimento. Esse processo é muito importante para a impressora poder realizar o seu trabalho de impressão.

Como ocorre o funcionamento

O tambor de uma impressora a laser tem a capacidade de efetuar transferência elétrica do toner, isso possibilita o surgimento da imagem no papel. Nessa etapa, o toner está localizado apenas na parte superficial da folha e, dessa forma, ele pode ser espalhado. A partir do momento em que o toner está localizado sobre o papel, ele realiza uma passagem entre o rolo de aquecimento e de pressão que constituem o fusor. O toner, que é composto por um material feito basicamente de plástico, sofre um processo de derretimento devido ao calor e em seguida é pressionado para o interior da folha pelo rolete de pressão.

Uma vez que o rolo de aquecimento toca a imagem sobre o papel, ele passa então a ser revestido com um material que, na maioria dos casos, é o teflon, já que ele possui propriedades antiaderentes.

Fusor de Impressora – Funciona em alta temperatura

A relação que aparece entre o toner e o papel pelo fusor da impressora a laser denota um caráter mais permanente do que as outras formas adotadas para imprimir. Este processo de fusão é igual ao que pode ser conferido nas máquinas que realizam fotocópia. Devido a permanência da imagem, as páginas que são impressas por meio de impressoras a laser e copiadoras dificilmente desbotam ou soltam a tinta.

Problemas com o fusor

O fusor, por ser uma peça tão atuante na impressora, é passível de apresentar problemas de funcionamento. Tais transtornos geralmente ocorrem por causa do excesso de poeira no papel, fato esse que pode acarretar defeitos no rolo e comprometer o resultado da impressão.

Outro possível transtorno é a lâmpada queimar, o que irá exigir a sua substituição.

O preço de um fusor de impressora depende de algumas características, tais como a marca e o modelo e o preço básico desse componente varia entre R$150 e R$800.