Blog da Creative Cópias

IMPRESSORAS: TINTA x LASER

QUAL A MELHOR ESCOLHA?

Jato de tinta ou laser? Essa é uma das maiores dúvidas do consumidor na hora de adquirir sua impressora. Quais as vantagens e desvantagens entre elas? Qual delas vai realmente atender às suas necessidades?

Antes de comprar uma impressora é de fundamental importância saber primeiro para qual função ela vai ser utilizada: uma simples impressão caseira ou um trabalho que demanda um maior número de páginas.
Existem no mercado vários modelos que podem atender a necessidades específicas. Impressoras que vão desde um baixo custo de aquisição e manutenção até a qualidade total de uma impressão. Cada uma delas com suas vantagens e desvantagens. Veja abaxo!

Jato de tinta

Mais utilizadas, as impressoras a jato de tinta possuem, em primeiro lugar, um preço mais atraente do que os das impressoras a laser.  Além disso, são capazes de imprimir em praticamente qualquer tipo de papel, sendo altamente recomendada para impressões coloridas e de imagens.

Tal modelo utiliza os chamados cartuchos, nos quais as tintas ficam armazenadas.  Apesar de serem mais baratos que os toners das impressoras a laser, seu rendimento é menor, e imprimir uma grande quantidade de páginas pode acabar saindo caro.

Um cuidado que se deve ter em relação às impressões feitas a jato de tinta é o de não deixar o papel entrar em contato com a água, pois sua tinta tem a característica de dissolver e borrar o papel.

As impressoras jato de tinta são recomendadas para uso doméstico, pequenos escritórios ou estudantes por causa do seu custo final e da velocidade da impressão.

Impressoras a laser

Já as impressoras a laser que utilizam os chamados toners possuem realmente um preço mais elevado do que as impressoras a jato de tinta. Isso acontece, claro, em função das suas principais características. São bem mais rápidas e permitem imprimir um número maior de páginas, com um único toner.

Embora o preço do toner seja maior do que um cartucho, sua durabilidade é superior mesmo imprimindo uma grande quantidade de páginas, o que acaba sendo vantagem.

Esse modelo de impressora é recomendado principalmente para as grandes empresas e escritórios que possuem grande demanda de impressões no dia a dia.

Dica especial

Antes de adquirir sua impressora é fundamental uma ampla pesquisa. Não existe impressora melhor ou pior, e sim a que irá suprir suas necessidades. Se a demanda de impressão for em grande escala, dê preferencia a uma impressora a laser. Se em menor quantidade, escolha uma impressora jato de tinta.

Para mais informações sobre impressoras, navegue pela loja virtual da Creative Cópias e descubra uma vasta gama de marcas e modelos!