Blog da Creative Cópias

Tipos de Papel Fotográfico

Atualmente, tirar fotos e postá-las nas redes sociais faz parte do cotidiano de muitas pessoas. No entanto, para imprimir essas imagens existem alguns fatores que podem comprometer a qualidade da foto.

As câmeras digitais oferecem recursos para diminuir a resolução, justamente para produzir arquivos mais leves e facilitar o compartilhamento da imagem nas redes sociais, porém, este tipo de resolução prejudica a impressão. Isto porque, os tamanhos de papeis variam de acordo com a finalidade da foto. Por exemplo, imagens panorâmicas têm o tamanho 11×17 como ideal, que pode ser usado como pôsteres ou calendários de tamanho grande, já álbuns fotográficos caseiros exigem o tamanho 4×6 e assim por diante.

Os tipos de papeis fabricados possuem revestimentos distintos, para obter resultados distintos, já que a durabilidade da foto depende exatamente do tipo de superfície em que ela será aplicada.

Tecnologia do Papel Fotográfico

Veja abaixo alguns tipos de tecnologia em que os papeis para fotos são fabricados. Saiba como cada uma vai influenciar na sua foto impressa.

Coated Paper: proporciona maior nitidez por possuir mais camadas de revestimento;

Cast Coated: possui a mesma qualidade que o papel citado, mas é adicionada uma camada brilhante que absorve as tintas a base de água, obtendo secagem rápida;

Microporou: absorve rapidamente a tinta e oferece maior contraste de cores, perfeição de detalhes e maior qualidade das imagens;

Nanoporous: conhecido pelo seu acabamento final com qualidade próxima a realidade. Seus poros são tão pequenos que a superfície fica mais lisa.

Diferença entre os Tipos de Papeis Fotográficos

Além da tecnologia do papel, existem diferentes tipos de papeis para fotos. É muito importante saber qual é a diferente entre os papeis fotográficos antes comprar qualquer um deles.

Confira abaixo os detalhes sobre cada tipo:

Brilhante – É um dos papeis mais indicados para retratos, o acabamento dele é muito bom.

Semibrilhante – Tem um brilho espalhado como o fosco. Ele pode ser encontrado em qualidades lustrosas ou acetinadas;

Diferenciados – São específicos para fazer foto-tela. Os papeis para foto diferenciados tem uma gramatura diferente. Ele é ótimo para exposições profissionais.

Fosco – É mais barato e tem alta resolução, devido à ausência de brilho. O acabamento é como no papel sulfite comum.

Gramatura do Papel Fotográfico

A gramatura do papel indica seu peso em gramas. Essa variação define a resistência das camadas, quanto maior a gramatura, mais denso será o papel e sua rigidez.

Dependendo da impressora utilizada, é possível que um papel de gramatura muito densa não consiga ser puxado para o momento da impressão. É muito importante ficar atento às configurações da sua impressora para saber se ela tem capacidade de trabalhar com diferentes gramaturas ou não.

Leia mais artigos sobre papeis fotográficos.