Blog da Creative Cópias

Como trabalhar com sublimação

Tudo-o-que-você-querisa-saber-sobre-sublimação-mas-tinha-vergonha-de-perguntar

A sublimação é uma técnica incrível que está revolucionando o mercado. Virou fonte de renda para muitas pessoas e negócios muito lucrativos nasceram do uso criativo desta modalidade de impressão.

Comece a trabalhar com sublimação

Aqui no blog da Creative, você já aprendeu tudo sobre o que é a sublimação e também já descobriu quais as ferramentas indicadas para colocar a sublimação em prática e como utilizá-las.

Se ainda ficaram algumas dúvidas, este é o lugar de sanar todas elas. Vamos contar o que é preciso para dar o pontapé inicial em um novo negócio baseado na sublimação, quais os produtos que podem ser desenvolvidos e quais são os equipamentos mais indicados para quem está começando, mas quer fazer bonito por aí. Vamos lá?

Só para não perder o costume, vamos relembrar o que é a sublimação. É o processo pelo qual uma substância sólida passa para o estado gasoso sem se tornar líquida. Ou seja, utilizando o calor, a pressão e uma tinta especial, é possível transferir a imagem impressa em um papel para outra superfície.

Mas atenção! Tudo neste processo é produzido especialmente para a sublimação. Ou seja, a tinta é formada por pigmentos que permitem o processo, o papel é tratado e a impressora também é diferenciada. Nada é possível sem o uso dos equipamentos corretos.

Por onde começar?

Antes de mais nada, é preciso pesquisar o mercado e decidir que tipo de cliente deseja conquistar. Esta pesquisa vai ajudar a definir quais os produtos venderá, preços que serão praticados e como vai fazer sua divulgação. Como todo negócio, um plano de negócio bem executado ajuda muito a conseguir o sucesso de forma mais segura.

Que tipo de produtos podem ser sublimados?

Depois de pesquisar o mercado, é preciso escolher quais serão os produtos da sua loja. A sublimação é uma técnica que pode ser utilizada em tecidos, vidros, metais, cerâmicas, borrachas e diversos outros materiais.

Existem muitos produtos que podem ser sublimados

Para sublimar em tecidos, é importante escolher o material ideal. Ele precisa ser de poliéster, ou ter a maior parte de sua composição neste material. As fibras naturais não apresentam resultados muito interessantes. Aí é só soltar a imaginação. Você poderá criar camisetas, bonés, bolsas, aventais, toalhas de mesa, camisas esportivas, banners para comunicação visual, cortinas, toalhas e muito mais!

Já em outros tipos de materiais, você vai precisar investir também em alguma resina, a base de poliéster prepara o material para receber a sublimação. Aí mais uma vez, o céu é o limite. Você poderá sublimar chinelos, pratos, lembrancinhas, placas personalizadas, números para residências e empresas, canecas, mouse pads, puffes, azulejos e tudo que sua criatividade permitir.

Hora de escolher os equipamentos

Investir em um bom equipamento e insumos de qualidade já é meio caminho andado. Você vai precisar de um computador com os softwares para a criação das artes, uma boa impressora, tinta sublimática, papel sublimático e uma prensa térmica. Não se preocupe, pois os valores são bem mais em conta do que você imagina, e o retorno do investimento costuma acontecer de forma bem rápida.

Equipamentos para Sublimação

Nós aqui da Creative Cópias podemos ajudar você neste passo. Uma boa opção de impressora para este trabalho é a Impressora Epson L365* – Multifuncional com tanque de tinta e Wireless. Com ela, é possível imprimir qualquer trabalho, inclusive de dispositivos móveis, que estejam conectados à internet. Além disso, ela garante excelente qualidade de impressão e boa produtividade, fazendo do equipamento um ótimo aliado para seu negócio.

*Lembrando que, ao utilizar tinta sublimática no seu equipamento recém adquirido da Epson, o mesmo perderá a garantia, já que a tinta não se trata de uma tinta original, fabricada pela própria Epson!