Blog da Creative Cópias

Bulk Ink – Vantagens e Desvantagens

Bulk Ink é um recurso cada vez mais utilizado, no qual, substitui o uso de cartuchos de impressoras a jato

Trata-se de um sistema contínuo de tintas conhecido também por bulk inkjet, bulk ou kit bulk, onde bulk significa ‘’grande quantidade’’ e ink significa ‘’ tinta’’, ou seja, ‘’cheio de tinta’’. Por ser um sistema contínuo de tinta, o bulk ink possui reservatórios maiores, contendo cerca de 100 ml cada cor, com a possibilidade de encher os reservatórios por meio de pequenas garrafas, sem precisar utilizar seringas.

Vantagens de se usar Bulk Ink

O custo de impressão chega a ser 95% menor que os cartuchos originais, pois diferente do bulk ink que possui componentes permanentes, os cartuchos de tinta originais são descartáveis; o bulk ink não agride o ambiente, por não ter nenhuma peça descartável, a diminuição de resíduos é menor; possui uma impressão uniforme, com a possibilidade de imprimir milhares de cópias com a mesma qualidade. Para quem imprime em grande quantidade, as tintas dos reservatórios do bulk ink podem ser compradas até mesmo em litros, que sendo comprada de forma convencional, corresponderia a dezenas de cartuchos.

Desvantagens de se usar Bulk Ink

Ao utilizar o bulk, não podemos utilizar a opção ‘módulo de impressão como rascunho’, pois nesta opção a economia de tinta é muito maior e a impressão muito mais rápida; outra desvantagem é que ao utilizar o bulk ink a impressão fica bem mais lenta, pois a utilização do bulk exige que na impressão sejam utilizadas apenas as seguintes definições de impressão: TEXTO E IMAGEM ou FOTO, deixando o processo mais lento, porém com a qualidade é bem maior; alguns sistemas bulk são difíceis de instalar, exigindo que as vezes sejam desmontadas algumas partes da impressora; é possível que ocorram vazamentos por conta de mangueiras quebradas, ou até mesmo danos nos reservatórios.

A utilização de bulk ink implica em outra desvantagem, que depende somente do usuário: a utilização de tintas de qualidade. Ao utilizar uma tinta de má qualidade, a impressora pode ter peças deterioradas, danificando e entupindo as cabeças de impressão, por isso é necessário e muito importante se atentar na hora da compra das tintas.

Os preços de colocação de um bulk ink em sua impressora variam de região para região, por isso verifique em sua localidade e pesquise sempre o preço e a qualidade do serviço prestado. Ou seja, usar tintas de impressora “normais” em alguns casos, pode até ser um pouco mais vantajoso do que o bulk ink. Deve-se analisar bem o custo/benefício.

Você poderá se interessar também por:

As Vantagens do Bulk Ink

Epson: Os Novos Modelos Com Bulk Ink Original de Fábrica

CIS ou Bulk Ink? Você sabe tudo sobre o sistema de cartucho de tinta embutido?

Impressora com Bulk Ink de Fábrica

Impressora Multifuncional Epson L200

Com todo esse sucesso e a grande utilização do bulk ink, a Epson, desde 2007, vinha tentando bloquear o uso do bulk ou até mesmo o uso de cartuchos de tinta compatíveis em suas impressoras. Porém, após tentativas fracassadas, a Epson se rendeu ao uso do bulk ink. E acabou lançando a impressora multifuncional l200. Trata-se de uma impressora que já vem com o bulk ink instalado de fábrica e o valor da impressora é bastante acessível.