Nos últimos anos, o sistema CIS de impressão se tornou uma das opções mais utilizadas para economizar com os custos de impressão, seja na utilização profissional, em escritórios, ou no uso doméstico.
O CIS, acrônimo de Continuous Ink System, geralmente traduzido como Sistema de Tinta Contínua e popularmente conhecido como Bulk ink, consiste em um processo de adaptação da alimentação dos insumos de uma impressora, tornando-a mais econômica.
O sistema liga tanques de tinta que podem ser abastecidos diretamente na impressora, resultando em economia que chega a ultrapassar 90% do custo original com as tradicionais impressoras a laser e jato de tinta. O CIS possui mais de 20 anos de existência e o método continua sendo aperfeiçoado, oferecendo mais segurança, durabilidade e economia aos equipamentos onde são instalados.
Veja também:
- Conheças as vantagens do Bulk Ink
- Como tirar mancha de tinta das mãos
- Impressora com tanque de tinta embutido, a solução para driblar a crise
A utilização do sistema foi controversa por algum tempo e foi largamente desaprovado pelas empresas fabricantes de impressoras e insumos no começo. O cenário naquela época era o de altas vendas de impressoras jato de tinta, que se popularizaram e tomaram casas e escritórios, com preços acessíveis.
As impressoras, no entanto, necessitavam de cartuchos para funcionar e os insumos acabaram se tornando uma grande fonte de lucro para as fabricantes, já que os formatos diferenciados e a garantia de fornecer insumos originais de qualidade relacionados ao seu produto se tornaram os grandes atrativos para venda de impressoras.
Com o tempo, a solução paralela do tanque de tinta mostrou-se vantajosa para os consumidores pela diminuição dos custos, mas as principais empresas fabricantes sentiram a mudança no mercado e se opuseram ao sistema de tinta contínua. Entretanto, o mercado já havia decidido pela economia e comprovava o uso do sistema.
Porém, no começo o sistema apresentava alguns problemas, como vazamentos e entupimentos, mas o sistema continuou em crescimento, já que os prestadores de serviços que instalavam o tanque de tinta também comercializavam a manutenção e solução dos problemas.
Com isso, a resposta das fabricantes era de romper a garantia do produto com sistema CIS, cortando o suporte e se abstendo de possíveis problemas que poderia ocorrer, o consumidor ficava por sua conta e risco.
Você também vai gostar:
- Conheça a impressora Brother com tanque de tinta embutido
- Como funcionam as impressoras jato de tinta?
- Confira as impressoras que suportam papel A3
Neste cenário, a Epson, empresa pioneira no sistema de bulk ink, adotou o sistema e passou a oferecer impressoras com bulk ink original de fábrica. E os antigos problemas encontrados com vazamento foram resolvidos e a fabricante passou a oferecer suporte e auxílio técnico para os consumidores.
As impressoras da Epson Linha L contam com o Bulk Ink integrado e trazem grandes benefícios com aplicação de tecnologia em seus tanques e a tinta pode ser usada até o fim, com maior durabilidade e economia. A Epson passou a comercializar a tinta para recarregar o sistema e continua aperfeiçoando e lançando soluções inovadoras ao mercado de impressões.