26 de fevereiro de 2013

Impressora a Laser ou Jato de tinta

atualizado em 11 de abril de 2013 às 19:35

Dicas, Impressora Sem comentários

Escolher uma impressora que supre as reais necessidades do dia a dia não e tarefa fácil. O ideal é se informar a respeito das funcionalidades e o custo benefício de cada um delas, para não gerar arrependimentos futuros.

laser ou jato de tinta

A impressora com o jato de tinta é indicada para impressão de fotos, pois transfere nitidamente a imagem e suaviza as cores empregadas. Além disso, possuem manutenção mais simples e imprimem em várias superfícies, como papel texturizado, lona, decalques ou rótulos de CD´S e DVD´S.

A impressora a laser é indicada para impressão de textos e documentos, apesar de imprimir imagens simples, como gráficos e etc. Porém, se a imagem tiver muitos detalhes, a impressão ficará embaçada ou manchada. Isto porque, ela utiliza o calor como forma de fundir a tinta em pó. Por outro lado, possuem velocidade de impressão que pode chegar a 16 folhas por minuto, no caso de impressões em preto e branco. Já as coloridas demoram mais devido à fixação da cor. Este tipo de impressora não apresenta intervalos ou pausas e possui a funcionalidade de impressão dupla face. Esse tipo de impressora supre muito bem as grandes demandas de impressão.

Custo Benefício

Tendo como base a marca HP, os custos dos cartuchos são: R$ 50,00 para impressoras com jato de tinta e R$ 230,00 para cartuchos originais impressoras a laser. e cerca de R$35 para cartuchos compatíveis, dependendo do modelo. No entanto, o primeiro imprime em médica 150 páginas, já a segunda e terceira opção, imprime entre 1000 à 4.000 páginas.

O ideal é ponderar a verdadeira utilidade da impressora e avaliar quais funções supre sua necessidade.