Como Saber se uma Impressora é Compatível com Linux

Você conhece o Linux? E quando vai comprar uma impressora, procura alguma que seja compatível com esse sistema operacional? Sabemos que trabalhar em rede utilizando mais de uma plataforma é uma tarefa que pode causar dor de cabeça. Os sistemas trabalham com linguagens diferentes, que por muitas vezes podem gerar incompatibilidades e, para solucionar este tipo de problema, é necessária a busca por informação e trocas de experiência.

Impressoras Compatíveis com Linux

Geralmente as informações sobre impressoras compatíveis com linux podem ser encontradas nos seguintes lugares:

O mais comum de todos os sistemas operacionais é o Microsoft Windows, famoso e usado mundialmente. No entanto, existem milhares de pessoas espalhadas por todo o mundo que aprovam e adoram utilizar o sistema operacional Linux, seja pela atividade praticada (como os programadores), dentre outras profissões que se utilizam muito de segurança em navegação e softwares, dentre outros.

O número de usuários do sistema ainda é consideravelmente inferior aos de usuários do Windows, muito embora a plataforma para trabalhos do Linux seja excelente para finalizações e produções de arquivos importantes, além de ser imune a muitos tipos de vírus espalhados na Internet.

Mesmo contando com uma quantidade enorme de usuários do Linux, a grande parte dos dispositivos criados para dar suporte aos computadores não são criados para tal sistema. Essa visão criada pelo mercado torna muito difícil a busca por aparelhos compatíveis com “o sistema do pinguim”, um exemplo disso, é a impressora!

Para todo usuário que trabalha com a produção de arquivos (principalmente de documentos), torna-se necessária uma impressora. Portanto se você possui um computador com sistema operacional Linux, precisa conhecer as marcas e modelos de impressoras e multifuncionais que mais se mais se adaptam ao seu caso.

Atualmente há várias marcas de impressoras, no entanto, muitas delas não se preocupam em criar um driver da impressora para Linux. Esse é o grande problema de quem usa Linux.

Uma das marcas que mais se preocupa em adaptar seus sistemas de impressão para o Linux é a Hewlett-Packard. A HP, como conhecemos, é líder mundial de vendas no mercado de impressoras jato de tinta e multifuncionais.

No entanto, caso você queira uma impressora de outra marca ( ou da HP mesmo, pois nem todas tem compatibilidade com Linux), há duas maneiras para saber se a impressora rodará no sistema do pinguim, confira abaixo!

Como saber se uma impressora é compatível com Linux

Site dos Fabricantes

A primeira maneira de saber se uma impressora é compatível com Linux é acessando o site do fabricante, geralmente tem os drivers e também os sistemas operacionais compatíveis. Exemplo:

Na página oficial (acesse aqui) da impressora HP M1132 (impressora que é compatível com o toner 85a) encontrei a seguinte informação:

“Sistemas operacionais compatíveis Microsoft® Windows® 7, Windows Vista®, Windows® XP, Windows® Server 2003, Windows® Server 2008, Mac OS X v 10.4, v 10.5, v 10.6, Linux (acesse http://www.hplip.net)”

Um outro exemplo é o da Impressora Brother 7065 (acesse aqui a página do produto) – que é compatível com o Toner TN 450. A informação encontrada na página foi a seguinte:

“Windows 7 / Widnows Vista / XP / XP Professional x64 / 2000 / Server 2003 / 2008 Mac OS X10.4.11, 10.5.X, 10.6.X Linux: Red Hat (32), Fedora 10 (32), OpenSuSe 11.1 (32), Debian 5.03 (32) Ubuntu 9.04 (64)”

Mas se na página da fabricante da sua impressora não tem a informação se tem ou não o driver para Linux a opção é acessar o Open Printing.

Open Printing

Linux Foundation: Open Printing

 

O Open Printing é um projeto da Linux Foundation que tem como objetivo agrupar informações sobre configurações, drivers e software sobre impressão para os sistemas operacionais das seguintes plataformas: BSDs, GNU/Linux e Unix-Like (MacOS e Solaris).

Eles tem um banco de dados com a listagem de impressoras compatíveis e outro bancos de dados com os drivers. Basta você procurar a impressora de desejo e depois verificar as informações sobre ela.

Se você ainda vai comprar sua impressora, confira todas as máquinas disponíveis na Creative Cópias.

Gostou do Artigo? Conhece outra forma de saber quais impressoras funcionam no Linux? Comente e Compartilhe nas Redes Sociais!