9 de junho de 2014

RECARGA DE CARTUCHOS – VANTAGENS E DESVANTAGENS

atualizado em 29 de julho de 2014 às 16:42

Cartuchos Sem comentários

Não há como negar que o hábito de recarregar cartucho de impressora se tornou prática comum não só para o usuário doméstico como também para grandes empresas. Economicamente, é mais viável recarregar um cartucho, seja ele de jato de tinta ou toner, ao invés de comprar um cartucho novo. A economia pode muitas vezes chegar a 50% de diferença entre um novo e um recarregado.

recarga de cartuchos

O uso de impressoras é hábito corriqueiro nos dias atuais, já que a necessidade se ter documentos, relatórios e trabalhos na tangibilidade do papel supera a ascensão das telas touch screen em dispositivos móveis.  Isso por si só constitui um ônus de manutenção periódica, seja por defeito mecânico seja por reposição de cartuchos. O mercado de recarga de cartuchos cresceu muito e passou a oferecer aos usuários uma nova alternativa de custo baixo.

Recarga de cartuchos: mitos

Existem diversos mitos que “assombram” a ideia de recarregar cartuchos. Evidentemente que não se pode querer que um cartucho recarregado seja igual a um original, pois nesse a chance de se ter problema é quase zero, o rendimento é alto, a qualidade é realmente superior e você não perde a garantia. A única desvantagem de um cartucho original é realmente o preço.

refis

Muitas pessoas acreditam que usando um cartucho recarregado estarão correndo o risco de estragar a impressora. Esse mito foi criado pelos próprios fabricantes de impressoras, já que as recargas representavam uma séria ameaça aos seus negócios, uma vez que o preço de 4 cartuchos equivale praticamente ao preço de uma impressora nova!

O fato é que se essa recarga for feita por uma empresa especializada não existe risco algum para o equipamento. O serviço é de alta qualidade e é comum, inclusive, que exista até mesmo garantia no caso de ocorrerem danos.

Recarga especializada: garantia similar ao original

Recarga cartucho de tinta

É preciso saber também que se essa recarga for feita por profissionais capacitados, o cartucho recarregado nada mais é do que um cartucho original que terá passado por um processo de lavagem, teste e a própria recarga.

O mesmo caso ocorre com o medo de que o cartucho recarregado estoure ou vaze dentro da impressora. Assim como foi supracitado, se o processo de pressurização for feito de maneira correta, sem processos agressivos, furos ou seringas, o risco do cartucho estourar ou vazar é praticamente nulo.

Os cartuchos recarregados só não são recomendados para escritórios gráficos, onde é necessário altíssimo detalhamento nas impressões.

Recarga “infinita”?  Não!

Por fim, é evidente que vai chegar um momento em que você vai precisar comprar um cartucho novo. Não é recomendável ficar recarregando indiscriminadamente um cartucho. Um cartucho deve ser recarregado no máximo 3 vezes e, ainda assim, somente se for por uma empresa especializada.