26 de janeiro de 2017

Sistemas de Impressão: Rotogravura

atualizado em 26 de janeiro de 2017 às 14:08

Impressora, Outros Artigos, Sem categoria Sem comentários

Você sabe o que é rotogravura? O termo é bem diferente e até estranho, mas com certeza você já deve contato com o resultado desse tipo de impressão. E se você pretende trabalhar ou gosta e se interessa bastante pelo mundo de tipos de impressão e papeis, é muito importante conhecer a rotogravura. Confira todas as informações aqui.

Roto-Capa

O que é rotogravura?

A rotogravura é um sistema de impressão que utiliza vários cilindros com pequenas perfurações para colorir o papel com a tinta. Também é conhecido como processo de baixo relevo, uma vez que a imagem na matriz fica em baixo relevo em relação à superfície do cilindro. Como são muitos cilindros usados, a impressão é mais rápida e possível também de ser feita em quantidades bem altas.

Como é feita a impressão em rotogravura?

Quem já teve a oportunidade de acompanhar a impressão de grandes jornais teve uma ideia de como é feito o processo. As grandes máquinas têm capacidade para reunir centenas de papeis e imprimir as imagens e textos de uma só vez e no processo extremamente rápido. Além disso, o papel também já sai cortado, dobrado e organizado – vantagens essenciais para os jornais que, como todos sabem, são divididos em vários cadernos. Para fazer com que eles fiquem minuciosamente organizados e sem amasso, só grandes máquinas de impressão em sistema de rotogravura são capazes.

Conteudo

Para quais casos a rotogravura é indicada?

Como já mencionado, a rotogravura imprime imagens e textos em altíssima velocidade e em várias folhas ao mesmo tempo. Ou seja, é um sistema de impressão muito indicado para grandes tiragens.

Quanto custa?

Não é possível informar exatamente o preço da rotogravura para os mais diferentes casos, mas é certo que o processo não é nada barato. Tanto que apenas grandes jornais e gráficas têm condições financeiras de bancar esse tipo de impressão.

Para quem se interessa, mas não pode oferecer o serviço de rotogravura, o sistema de impressão em offset é o ideal para pequenos jornais, revistas, entre outros tipos de papel e impressão. Aliás, antigamente, quando ainda não existia os jornais de grande circulação, os pequenos periódicos eram impressos no sistema offset que, apesar de muito mais simples, garante total qualidade.

Você pode estar se perguntando o porquê de ter que saber tudo isso, mas, como já dizemos, essas são informações mais do que necessárias para quem trabalha ou deseja entrar nesse mercado de trabalho de impressão. Ou mesmo para quem não tem o interesse, é sempre muito bacana conhecer um pouco mais sobre a tecnologia e sobre como tudo funciona ao seu redor – desde a forma como é impresso o jornal que chega na sua casa ou que você encontra por aí. E assim que você tiver a oportunidade, é muito legal conhecer o momento e todos os passos de impressão de um grande jornal. Muitos do país inteiro permitem a visitação à fábrica e também à redação de notícias. Sem dúvidas é uma experiência memorável para todas as pessoas, principalmente para quem deseja investir em rotogravura futuramente.

Autor: Marcelo Silva

Conteúdo Relacionados

Comentários (0)

postar comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Produtos em destaque

Impressora Brother HL-1212W HL1212 Laser Monocromática com Wireless

R$ 460.35 à vista

Kit com 2 Toner Compatível HP CE285A 85A 285A CE285AB | P1102 P1102W M1132 M1210 M1212 M1130 | 1.8k

R$ 59.15 à vista

Assine nossa newsletter

Receba novidades e promoções do nosso blog em seu e-mail.

Categorias