22 de outubro de 2015

5 Dicas para Impressões de Fotos

atualizado em 5 de novembro de 2015 às 10:37

Dicas, Impressora Sem comentários

Para facilitar o seu caminho e orientar suas ações para imprimir fotos, segue abaixo um guia baseado em 5 dicas essenciais.

Se você está pensando em imprimir suas fotos digitais, é importante prestar atenção em alguns detalhes para que elas fiquem com ótima qualidade, impressas em um bom material, com elevada resolução e durabilidade garantida.

1 – Impressora – Ter uma boa imagem é, sem dúvida, o ponto principal para conseguir uma foto impressa com qualidade, a ponto de ser utilizada sem transmitir aspecto amador, com borrões ou cores apagadas. Para isso, é preciso contar com uma impressora capacitada para a impressão de fotos.

Logo, a impressora capaz de imprimir fotos terá de contar com um número de Dots Per Inch (DPIs) de 200 ou mais. Um equipamento com menos DPIs do que 200 não está habilitado para imprimir fotos com qualidade.

Os Dots Per Inch representam cada pontinho de tinta no papel, medidos em polegadas. Quanto mais DPIs, mais pontos de tinta por polegada formarão a imagem. Se a sua impressora tiver mais de 200 DPIs, esteja seguro de que sua foto terá uma imagem de ótima qualidade.

2 – Papel – Um elemento crucial para a impressão de fotos é o papel. A escolha do papel correto será determinante para uma foto de qualidade. Evite papéis comuns, pois eles sugam muita tinta da impressora e vão prejudicar a definição das imagens.

Para fotografias, existem papéis especiais, com opções de acabamento fosco ou brilhante. O “Papel Fotográfico” tem preço acessível para a maioria das pessoas, podendo variar conforme suas especificações, como papéis que são adesivos; e também de acordo com as marcas.

3 – Configurações – Para imprimir as fotos em sua impressora é preciso configurar o equipamento para este tipo de atividade. O primeiro passo é passar a configuração de impressão para o nível de alta qualidade, justamente aquele que despeja uma quantidade maior de tinta para estampar uma imagem.

De uma maneira geral, para imprimir fotografias sem a margem, as beiradas da foto podem ser cortadas. Para evitar problemas, faça o ajuste do arquivo da imagem da fotografia para o formato do papel que será utilizado. No caso das margens, faça a configuração no aplicativo de impressão, marcando-as como “zero” antes de acionar o equipamento.

As fotos podem estar nos formatos JPEG ou TIFF. Os nomes de configurações nas impressoras costumam ser Plain Paper, destinado para papéis comuns; Glossy Film, destinado para papéis com brilho; e Photo Paper, destinado para papéis fotográficos.

4 – Formatos – A melhor maneira de definir o tamanho de suas fotos é utilizando o formato que sua câmera emprega para capturar as imagens. Em geral, as câmeras digitais registram as fotografias em 3×2 e 4×3.

Para identificar que tipo é a sua, basta acessar uma imagem feita pelo seu equipamento no computador e clicar com o botão direito, indo para a área propriedades e, logo depois, para detalhes avançados.

Em alguns casos, ao pausar o mouse em cima da foto, a definição será exibida. O próximo passo é fazer a divisão do número maior de pixels pelo número menor de pixels. Quando o resultado é 1,5, a câmera faz as fotografias em 3×2. Se o resultado for menor, a câmera faz as fotografias em 4×3. As impressões mais comuns e certeiras são no formato 10 x 15 cm.

Follow Creative Cópias’s board Impressão de Fotos • Guarde momentos inesquecíveis! | Creative Cópias on Pinterest.

5 – Controle de Qualidade – Faça a edição das fotos antes da impressão. Utilize programas específicos para retirar manchas, borrados e outros inconvenientes. O Adobe Photoshop é o mais conhecido do segmento. Outra recomendação para garantir a qualidade é usar um filtro de nitidez para melhorar a impressão das bordas.

Não se esqueça: tudo o que você precisa para montar um album incrível está na Creative Cópias!